Por que podemos afirmar que o movimento de translação é responsável por termos as quatro estações do ano?

As estações do ano são períodos climáticos que ocorrem dentro do intervalo de um ano, e têm sua origem no movimento de translação da Terra e na inclinação do eixo do planeta. A diferente incidência da luz solar na superfície dos hemisférios Norte e Sul, caracterizando os fenômenos do solstício e equinócio, resultam em quatro estações:

  • Verão

  • Inverno

  • Outono

  • Primavera

Leia também: Como se forma a neblina?

Origem das estações do ano

As estações do ano ocorrem em função da inclinação do eixo da Terra, em um ângulo de 23,5º, e da variação da incidência da luz solar nos hemisférios Norte e Sul no decorrer de um ano.

Por que podemos afirmar que o movimento de translação é responsável por termos as quatro estações do ano?
Inclinação do eixo da Terra e incidência da luz solar de forma distinta nos hemisférios são causas das estações do ano.

Sabe-se que, além do movimento de rotação em torno do próprio eixo, que é responsável pela alternância entre os dias e as noites, a Terra realiza ainda o movimento de translação. Este acontece em torno do Sol e dura o período de um ano. Devido à inclinação da Terra, a luz solar incide sob diferentes ângulos e, portanto, com diferente intensidade nos hemisférios Norte e Sul. Por causa disso, as estações do ano acontecem de forma intercalada entre os dois hemisférios. Em outras palavras, quando é verão no Sul, o Norte vive o inverno. O mesmo acontece com o outono e a primavera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características das estações do ano

As principais características das quatro estações do ano são definidas pela incidência de luz solar nos hemisférios, explicada pelos fenômenos do solstício e equinócio. Cada uma das estações possui características bastante peculiares referentes às condições climáticas e à luminosidade (ou luz solar diária), o que nos permite fazer a sua diferenciação.

  • Verão: acontece em seguida da primavera e antecede o outono. Pela maior incidência de raios solares, é a estação em que se registram as temperaturas mais elevadas. Os dias são mais longos do que as noites, razão pela qual é comum que haja o estabelecimento do chamado “horário de verão” em diversos países, como Estados Unidos, Canadá e México. Devido à maior umidade atmosférica e ao calor, o verão pode ser caracterizado pela ocorrência de chuvas intensas e tempestades.

  • Outono: instala-se logo após o verão e antes do inverno. Os dias e as noites passam a ter a mesma duração. As temperaturas são mais amenas, uma vez que se trata de um período de transição para uma estação mais fria. Em virtude da queda de frutos das árvores, o outono é conhecido como a estação das frutas e das colheitas. Ocorre também a perda das folhas das árvores, que tipicamente apresentam uma coloração que varia de tons amarelados a avermelhados.

  • Inverno: sucede o outono e antecede a primavera. É marcado por noites mais longas do que os dias e temperaturas mais baixas, sendo menores na medida em que se afasta da Linha do Equador. Pode haver precipitação na forma de neve e de geadas, sobretudo em latitudes mais elevadas. São comuns a hibernação de diversas espécies de animais e a migração de outras, principalmente de aves.

  • Primavera: conhecida como a estação das flores, a primavera vem depois do inverno e antes do verão. Por tratar-se de outra fase de transição, as temperaturas são mais elevadas que as do inverno, mas mais amenas do que as do verão. Os dias e as noites voltam a ter a mesma duração. A umidade do ar aumenta gradativamente nessa estação, provocando chuvas.

Veja também: Qual a diferença entre tempo e clima?

Estações do ano no Brasil

As estações do ano podem apresentar características muito diversas no Brasil, variando de região para região. Naquelas mais ao Norte, isto é, mais próximas à Linha do Equador, as mudanças com relação às temperaturas e à duração dos dias e das noites são menores. Isso acontece porque os raios solares incidem de forma perpendicular na maior parte do ano, causando temperaturas maiores e baixa amplitude térmica anual.

Por que podemos afirmar que o movimento de translação é responsável por termos as quatro estações do ano?
A passagem das estações do ano.

O verão brasileiro tem início no dia 21 de dezembro e vai até 20 de março. Caracteriza-se por temperaturas elevadas e alta umidade do ar, o que pode levar à ocorrência de chuvas leves até tempestades com raios e ventos fortes. Estas podem ter curta duração, sendo chamadas de chuvas de verão, e são mais comuns nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O outono inicia-se em 20 de março e vai até 20 de junho. Tanto as temperaturas quanto o índice de chuvas diminuem-se nesse período de quatro meses, com exceção de uma parte do Norte e do Nordeste do país, onde as temperaturas permanecem elevadas se comparadas às demais regiões.

O inverno tem início no dia 20 de junho e estende-se até 22 de setembro. No Brasil, essa estação pode ser mais seca em regiões como o Sudeste e Centro-Oeste. As frentes frias são predominantes durante esse período e causam queda da temperatura, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.

De acordo com o Inpe, as precipitações podem acontecer quando há atuação de uma frente fria mais intensa. Na região Sul, ainda, podem ocorrem geadas, com alguns raros episódios de neve. A baixa umidade do ar, típica da estação em algumas regiões do Brasil, pode desencadear uma série de doenças respiratórias.

A primavera brasileira começa em 22 de setembro e estende-se até 21 de dezembro. Há elevação geral das temperaturas no Brasil, com destaque para a região Centro-Oeste. No Norte e Nordeste, as temperaturas permanecem elevadas, seguindo a tendência anual. No Nordeste a primavera representa o início da região seca. Em algumas partes do Norte e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, há aumento da precipitação.

Estações do ano no Hemisfério Sul (2020)

  • Verão: início no dia 21 de dezembro, às 07h02, e término dia 20 março de 2021, às 06h38.

  • Outono: início dia 20 de março, às 00h50, e término dia 20 de junho, às 18h44.

  • Inverno: início dia 20 de junho, às 18h44, e término dia 22 de setembro, às 10h31.

  • Primavera: início dia 22 de setembro, às 10h31, e término dia 21 de dezembro, às 07h02.

Estações do ano no Hemisfério Norte (2020)

  • Verão: início dia 20 de junho, às 18h43, e término dia 22 de setembro, às 10h30.

  • Outono: início dia 22 de setembro, às 10h30, e término dia 21 de dezembro, às 06h02.

  • Inverno: início dia 21 de dezembro, às 06h02, e término dia 20 de março de 2021, às 06h37.

  • Primavera: início dia 19 de março, às 00h49, e término dia 20 de junho, às 18h43.

Solstício e equinócio

Os solstícios e equinócios são fenômenos astronômicos decorrentes do movimento de translação da Terra e da forma como a luz solar incide nos hemisférios Norte e Sul.

Por que podemos afirmar que o movimento de translação é responsável por termos as quatro estações do ano?
Na imagem, os fenômenos solstícios e equinócios estão nomeados de acordo com a sua ocorrência no Hemisfério Sul.

O solstício é o momento em que há maior incidência de raios solares em um dos hemisférios, e isso acontece por conta da inclinação da Terra. O solstício de dezembro marca o início do verão no Hemisfério Sul, quando o Trópico de Capricórnio recebe maior iluminação e os dias tornam-se mais longos do que as noites. No mês de junho, a situação inverte-se e ocorre maior incidência de luz solar no Trópico de Câncer, indicando o início do verão no Norte e do inverno no Sul.

O equinócio representa o início da primavera e do outono nos hemisférios. A luz do Sol irradia mais uniformemente sobre o planeta, chegando perpendicularmente à Linha do Equador. Assim, os dias e as noites têm a mesma duração. No mês de março, o equinócio marca a chegada do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Norte, ao passo que, em setembro, representa a chegada da primavera no Sul e do outono no Norte.

Acesse também: Qual a relação entre altitude e clima?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (UEG 2017) Durante a trajetória da Terra em torno do Sol, só há duas ocasiões em que os dois hemisférios são igualmente iluminados pela energia solar. Esse período do ano é conhecido como:

A) equinócio

B) solstício

C) afélio

D) periélio

E) veranico

Resolução

Alternativa A. É durante os equinócios que ambos os hemisférios, Norte e Sul, são iluminados de maneira equivalente.

Questão 2 – A respeito das quatro estações do ano e sua ocorrência no Brasil, é correto afirmar que:

A) Elas possuem as mesmas características em todo o território nacional.

B) O outono é marcado por temperaturas que vão de moderadas a elevadas.

C) No verão é comum a ocorrência de chuvas intensas e curtas, com raios e trovoadas.

D) O inverno é caracterizado por baixas temperaturas e alta umidade relativa do ar.

E) Na primavera há elevação no índice pluviométrico em todas as regiões do Brasil.

Resolução

Alternativa C. Devido às elevadas temperaturas e alta umidade do ar, é comum a ocorrência das chuvas de verão, que podem ter curta duração, mas elevada intensidade, registrando queda de raios e trovoadas.

Por que o movimento de translação define as estações do ano?

As estações do ano — primavera, outono, inverno e verão — variam de acordo com a posição orbital do planeta em relação ao Sol. Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela. Por conta da posição de órbita, os hemisférios Norte e Sul sempre estarão com as estações opostas.

Qual a relação entre o movimento de translação é as quatro estações?

A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.

É correto afirmar que existem quatro estações do ano por causa do movimento da Terra de translação?

Em razão do ângulo de inclinação da Terra, de 23º 27', e do movimento de translação, que ocorre ao redor do Sol, temos a mudança das estações do ano. Isso acontece porque, durante o movimento de translação, que dura um ano, a incidência de luz solar é diferente em cada região, devido à inclinação do planeta.

Quanto ao movimento de translação podemos afirmar que é?

O movimento de translação é aquele em que a Terra, junto com os outros planetas, gira ao redor do Sol. A translação define, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica. 2. Ela representa o movimento da Terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.