Por que setembro foi escolhido para o mês de luta pela inclusão de pessoas com deficiência e por que a cor verde?

E de muitas outras cores!

Nancy Segadilha

Nancy Segadilha

02/09/2021 às 18:09.

Atualizado em 24/03/2022 às 21:46

Setembro Verde – Mês da Inclusão – é multicolorido por campanhas de Doação de Órgãos, Câncer de Intestino, Dia dos Surdos e Prevenção do Suicídio, entre outras, e isso é muito bom! Toda visibilidade para pautas e situações que não são vivenciadas pela maioria da população ou que ainda são vistas como um tabu precisam de espaço na mídia, tanto convencional quanto em meios alternativos, para serem compreendidas e acolhidas por uma parte relevante da sociedade e a internet é um excelente veículo para isso.

Sim, o mês de Setembro , além da Independência do Brasil, é multicolorido. Afinal, em um país de proporções continentais, onde a rica e maravilhosa diversidade impera. E é multicolorido pelas distintas ações de conscientização e prevenção, realizadas em cada Estado e seus municípios e que por conta das redes sociais acabam se espalhando por todo país e atingindo muitas pessoas.

O Setembro Verde celebra no dia 21, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data que foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133. Mas desde 2014, com o slogan “Doe Órgãos, a Vida Continua”, 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação e Órgãos e Tecidos, para conscientizar a população sobre a necessidade de doar. Outra campanha realizada desde 2015, com foco na prevenção do suicídio é o Setembro Amarelo. No Brasil, a inciativa partiu do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Centro de Valorização da Vida (CVV). Essa celebração também ocorre no dia 10 deste mês, em virtude do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Já o Setembro Azul tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os direitos da Pessoa com Deficiência Auditiva, incentivando as iniciativas de inclusão. O Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro, foi escolhido por ser a data de fundação da primeira escola para surdos do Brasil, que leva o nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 

Por que Setembro, e por que verde?

Falando sobre o Setembro Verde e a Inclusão da Pessoa com Deficiência, em primeiro lugar, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições. E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Então, independentemente da cor, Setembro é importantíssimo na problematização de questões que, para a maioria da população, não representam um problema, mas que, para essas pessoas afetadas, são essenciais.

Você já sabia de todas essas datas e campanhas no mês de Setembro? E se por acaso deixei alguma de fora por favor comenta e vamos divulgar informação e conhecimento por que só assim vencemos o preconceito.

Por Nancy Segadilha, advogada e PcD

Assuntos

Compartilhar

O mês de setembro é recheado de várias campanhas sociais que servem de alerta para população. Combate ao suicídio (setembro amarelo), à prevenção ao câncer de intestino e o Setembro Verde Inclusivo, campanha que estimula a inclusão na sociedade de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas na sociedade.

A Campanha Setembro Verde tem como proposta reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, além de reforçar a relevância do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), afim de que a Lei seja cumprida de forma efetiva. O mês foi escolhido por ser comemorado, no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social, porém, a data só foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133 em 14 de Julho de 2005.

Significado do Setembro Verde

A cor foi escolhida devido ao verde remeter à esperança e a data coincidi com o Dia da Árvore, que representa o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições além de ser o mês que inicia a primavera, provocando a acessibilidade e inclusão em todos os aspectos. Segundo o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência. No Paraná, estima-se que cerca de dois milhões e trezentas mil pessoas apresentam uma ou mais deficiências.

Por que setembro foi escolhido para o mês de luta pela inclusão de pessoas com deficiência e por que a cor verde?

Com relação ao significado desta campanha, o Deputado Estadual Subtenente Everton destaca que “o Setembro Verde é importante para lembrarmos que devemos lutar sempre para que os direitos das pessoas com deficiências sejam garantidos de forma efetiva em nosso Estado, e é nosso dever sempre divulgar que este mês é uma parte importante do calendário de ações promovidas em prol das pessoas com deficiência em âmbito estadual e nacional”, afirma o parlamentar.

Confira aqui nossas propostas e projetos para pessoas com deficiência no Paraná

Por que setembro foi escolhido para o mês de luta pela inclusão de pessoas com deficiência e por que a cor verde?

Porque setembro foi escolhido para o mês de luta pela inclusão de pessoas com deficiência é porque a cor verde?

Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Por que setembro verde?

Campanha Setembro Verde busca conscientizar a população para a doação de órgãos em São Paulo. Comemorada desde 2014, a campanha Setembro Verde foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação.

O que é o setembro verde inclusão?

Setembro Verde alerta para a inclusão das Pessoas com Deficiência. O mês de setembro também é celebrado pelas pessoas com deficiência (PCD). O Setembro Verde, como é chamado, tem por objetivo a conscientização acerca das pessoas com algum nível de deficiência e da necessidade de mais inclusão aqui no Brasil.

Por que surgiu a data para conscientização da pessoa com deficiência?

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a população de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados.