Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

Índice:

  1. O que é aliança na mão direita?
  2. Qual é a mão de casado?
  3. Que mão usa a aliança de casado?
  4. O que quer dizer aliança na mão esquerda?
  5. Onde usar a aliança?
  6. Em qual mão usa a aliança de noivado?
  7. Como a Aliança passa da mão esquerda para a mão direita?
  8. Por que a aliança usa-se na mão direita?
  9. Como os noivos utilizam a Aliança para a mão direita?
  10. Por que a aliança de casamento fica na mão direita?

O que é aliança na mão direita?

Na cerimônia, a aliança vai para o dedo anelar da mão esquerda. Simples assim! Mas, como já mencionado no início do artigo, a tradição brasileira tem sido acompanhada da americana. Aliança de casamento na mão direita é noivado.

Qual é a mão de casado?

Séculos se passaram e a aliança ainda está no dedo anelar. Mas o que mudou é a mão em que é usada. Assim, algumas pessoas permaneceram fiéis aos costumes dos antigos e a usam na mão esquerda, e alguns a usam na mão direita.

Que mão usa a aliança de casado?

Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda. A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento.

O que quer dizer aliança na mão esquerda?

O costume surgiu na Grécia antiga, e bombou com os romanos. Tudo porque acreditava-se que uma veia do dedo anelar esquerdo dava direto no coração – dado que a anatomia atual desmitificou. Era a vena amoris (“veia do amor” em latim).

Onde usar a aliança?

Durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda.

Em qual mão usa a aliança de noivado?

A noiva pode usar o anel no dedo anelar da mão esquerda, conforme a tradição. Ou então usar o anel de noivado na mão direita, como o hábito já estabelecido de usar a aliança de compromisso prata nessa mão. De acordo com a tradição, somente a noiva usa o anel de noivado.

Como a Aliança passa da mão esquerda para a mão direita?

  • “A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração”, afirma o padre ...

Por que a aliança usa-se na mão direita?

  • A aliança usa-se na mão esquerda ou direita? Usadas na mão esquerda ou direita, descubra qual o significado e perceba porque a escolha da mão vai mudando de país para país. Vivemos no mundo onde as tradições estão muito presentes no nosso dia a dia e no casamento não são exceção.

Como os noivos utilizam a Aliança para a mão direita?

  • Por exemplo, no Sri Lanka os noivos utilizam o anel em mãos diferentes, o noivo na mão direita e noiva na mão esquerda, em alguns países muçulmanos, não existem uma tradição em usar aliança e quem a utiliza, tem como costume se um dos membros do casal falecer, trocar a aliança para mão direita como sinal de amor eterno.

Por que a aliança de casamento fica na mão direita?

  • A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado. Dúvidas esclarecidas? Agora você já sabe em qual dedo usar alianças de namoro, noivado e casamento.

Decorar em qual mão se usa aliança de casamento, namoro, noivado ou bodas não é fácil mesmo.

E por isso trouxemos esse artigo que vai lhe ensinar de forma fácil e rápida em qual mão se utiliza cada tipo de aliança, quer seja uma aliança de namoro, uma aliança de noivado ou uma aliança de casamento.

Afinal, se você está em um relacionamento, é provável que queira entender quais as regras para usar cada aliança e quais podem ser mudadas, para poder se preparar, ou até mesmo para poder fazer o pedido de casamento.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

Aliança de casamento, Aliança de Noivado, Anel de Noivado….alguns usam em uma mão, outros na outra, outros mudam de mão a depender do momento.

E por esse motivo a Altar trouxe mais esse conteúdo para você, a fim de fazer você decorar de uma vez por toda em qual mal se usa cada tipo de aliança matrimonial.

Todas as informações que você precisa estão nesse artigo, mas como sempre estamos pensando em como facilitar a vida das pessoas, abaixo também tem um vídeo do nosso canal sobre o assunto, caso queira assistir.

Vídeo sobre em qual mão se usa aliança de casamento, namoro e noivado!

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo na lista abaixo. Basta clicar e será enviado para seção correta:

  • Em qual mão se usa a aliança de namoro?
  • Em qual mão se usa a aliança de noivado?
  • Em qual mão se usa a aliança de casamento?
  • Qual é o dedo anelar?

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Se quiser saber mais curiosidades sobre alianças, tem uma seção do nosso blog só sobre isso. Para ler, clique aqui. (Reprodução/Pexels)

Ao iniciar um relacionamento, existe um acordo de cumplicidade, respeito, amor e fidelidade. Para representar isso de forma palpável, se utiliza as alianças.

Bem como, elas trazem a noção de exclusividade, ou seja, se uma pessoa está usando, todos sabem que está compromissada.

Além de que, é algo que sempre te faz lembrar do seu amado. Por isso, há casais que mesmo durante o namoro querem ter alianças.

Além de que, é algo que sempre te faz lembrar do seu amado. Por isso, há casais que mesmo durante o namoro querem ter alianças.

Na forma clássica, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita. Contudo, há uma liberdade maior nessa situação, podendo optar em colocar no dedo que preferir ou em um colar.

Em geral, são feitas de prata (ou outro material prateado, como aço cirúrgico).

Pois, a ideia é trocar por uma aliança de ouro depois, dado que a “evolução” de importância das joias representaria a transição do namoro para o casamento.

Entretanto, não é incomum ser feito de ouro branco, quando é possível fazer o investimento. Pois, tem maior qualidade e resistência

Quero ajuda para escolher minhas joias de ouro

Em qual mão se usa a aliança de noivado?

Responder essa pergunta não é tão simples, porque existem duas respostas.

A primeira é como fazemos no Brasil e a segunda é o costume dos Estados Unidos e da Europa que influencia algumas noivas daqui.

Primeiramente, o costume brasileiro é o seguinte:

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

usar aliança de namoro prata na mão direita, ao noivar trocar por uma aliança de ouro ainda no dedo anelar da mão direita e no dia do casamento colocar a aliança de ouro na mão esquerda.

Em segundo lugar, tem uma tradição europeia/estadunidense que está se tornando popularizada aqui. É o “anel de noivado”.

Basicamente, ao fazer o pedido de casamento, entrega uma anel com diamante, chamado de solitário, em que só a noiva usa, no dedo anelar da mão esquerda. 

Já no dia do casamento, é acrescentado junto ao anel, a aliança.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Anel de noivado e Solitário em Ouro branco

Quero escolher minha aliança

Em qual mão usar a aliança de bodas?

Após um tempo casados, os casais sentem necessidade de mostrar um para o outro que ainda estão apaixonados e renovar a promessa do relacionamento.

Por isso, fazem as bodas de casamento. A tradição começou na Alemanha.

Em que o casal quando completava 25 anos juntos ganhavam uma coroa de prata e com 50 anos ganhavam uma coroa de ouro. 

  • Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

    Alianças de Casamento Coreia 6mm – Ouro 18K

    Produto em promoção

    R$ 8.011,58

  • Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

    Alianças de Casamento Catar 5mm – Ouro 18K

    Produto em promoção

    R$ 5.341,05

Em qual mão se usa a aliança de casamento?

Como explicado no tópico anterior, no dia do casamento se coloca a aliança no dedo anelar da mão esquerda. Podendo ser tanto uma aliança nova, como também, a mesma do noivado.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Solitário com Safira Azul e Brilhantes

Em que dedo devo colocar a aliança de casamento?”

Bom, apostamos que você sabe a resposta desde criança.

É muito comum para a maioria das pessoas, principalmente aqui no Brasil, usar a aliança de casamento no dedo anelar esquerdo… mas você sabe o porquê disso?

Descubra agora!

Qual é o dedo anelar?

Na maioria das culturas ocidentais, o dedo anelar é designado como o quarto dedo da mão esquerda, e a tradição de usar uma aliança de casamento nele se originou da crença de que esse dedo tem uma veia que vai diretamente ao coração.

Apesar disso, historicamente, há registros de que as alianças de compromisso já foram usadas em todos os dedos, até mesmo no polegar.

Hoje, porém, são mais comumente usadas no quarto dedo da mão esquerda.

Abaixo, nós revelamos a história intrigante por trás do posicionamento tradicional do dedo anelar e por que você pode escolher (ou não) seguir esse costume.

Quero escolher minha aliança

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Antigamente, acreditava-se que o dedo anelar possuía uma veia que se ligava diretamente ao coração. (Reprodução/Pexels)

Em que ordem devo colocar os anéis no dedo anelar?

Se você decidiu usar seus anéis de noivado e de casamento no mesmo dedo, essa informação pode ser muito útil.

Tradicionalmente, as alianças de casamento ficam mais próximas do coração, o que significa que elas sempre serão colocadas primeiro, ou seja, estarão em direção à base da junta.

Se você quiser homenagear isso no dia do seu casamento, a estratégia mais popular é trocar o anel de noivado para a mão direita antes de entrar no altar.

Em seguida, podem ser colocados os demais anéis: de promessa, de noivado, da eternidade etc.

Posso usar minha aliança de casamento e anel de noivado em mãos diferentes?

Claro!

A escolha, geralmente, se resume à preferência pessoal ou cultural.

Assim, algumas mulheres escolhem usar a aliança de casamento no dedo anelar esquerdo e o anel de noivado no dedo anelar direito.

Assim, se você optar por manter uma tradição antiga ou criar a sua própria, depende só de você.

Posso usar anéis no dedo anelar se não for noivo ou casado?

Existe uma velha superstição que diz que usar um anel não compromissório no dedo anelar da mão esquerda pode dar azar.

Então, se você não é do tipo supersticiosa, use e abuse!

Dito isto, usar um anel nesse dedo pode significar para os outros que você está em um relacionamento sério, o que pode não ser ideal se você estiver alguém com quem compartilhar a vida, viu?!

Se atente à isso!

Posso usar os anéis o tempo todo?

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
É importante retirar os anéis sempre que for fazer atividade física ou limpeza doméstica. (Reprodução/Freepik)

Sabemos como poder ser tentador usar anéis o tempo todo. No entanto, se quer evitar qualquer dano potencial à suas peças, você vai ter que abrir mão dessa vontade.

Principalmente se for usar produtos químicos ou estiver indo ir à academia.

Dessa forma, remover os anéis à noite, assim como quando for fazer algumas atividade que envolva limpeza/suor, não só protegerá as suas peças como impedirá o inchaço do seu dedo.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

Atualmente, existem bodas anuais, ou seja, todos os anos você pode comemorar a evolução do seu relacionamento e mais um ano juntos.

Mas a mais comemorada continua sendo a boda de prata (25 anos), onde é comum dar uma nova aliança.

A importância das alianças

Os séculos passam, mas as alianças continuam sendo itens essenciais para os cônjuges. Isso porque, é uma tradição antiga de que a aliança simboliza o vínculo de um casal.

Visto que seu formato de circulo representa algo sem fim.

Além disso, os anéis sempre foram feitos com materiais raros e resistentes, para complementar a ideia de que o casamento seria algo durável e valioso.

Outro ponto, é o porquê as alianças são postas no dedo anelar. A explicação varia de cultura para cultura, mas a grega se tornou bastante popular no ocidente.

Segundo eles, há uma “veia do amor” nesse dedo que leva direto para o coração. Não existe nenhuma comprovação científica para tal atualmente, mas a ideia romântica pegou (e ficou).

Quero ver modelos de aliança!

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
As tradições podem ser adaptadas a vontade de quem irá usá-la. (Reprodução/Pexels)

E se você gosta de conteúdos de qualidade sobre amor e alianças, tem o nosso canal do Youtube com vídeos de muita qualidade e bom conteúdo

Iremos amar que você se inscreva no nosso canal!! Só clicar no botão Inscrever lá no Youtube, e ativar o sininho para não perder nossas novidades!

Playlist do Canal Oficial do Youtube da Altar

A religião interfere na mão que se usa aliança?

Vimos até agora que se usa aliança de noivado na mão direita e ao casar passa a usar na mão esquerda.Mas, o mundo é bastante diverso.

Então, não existe regras absolutas. Dependendo da região ou religião da pessoa as regras podem ser diferentes.Vamos ver algumas religiões e o que elas dizem sobre o uso da aliança.

Lembrando que essas são as tradições. Isto é, pode ser que os fiéis mais novos não sigam todos os costumes.

Troca de alianças no cristianismo

Na Bíblia não se fala sobre o uso do anel de casamento em si.

Há o uso da palavra aliança para explicar um comprometimento/acordo entre Deus e os humanos.No entanto, se tornou costume entre os cristãos usar aliança.

A maioria segue o que já vimos.

Ou seja, a tradução egípcia de usar a aliança no anelar da mão direita pela crença de que se ligaria a “veia do coração”.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

Enquanto isso, os católicos ortodoxos fogem um pouco do padrão.O casamento dos ortodoxos é dividido em duas partes:

Noivado e a Coração.Primeiro, na parte da noivado, o sacerdote põe as alianças na mão esquerda dos noivos.

Na segunda parte, a coroação, é a mais importante, em que cada um recebe uma coroa dourada e o matrimônio passa a ser oficializado.

Alianças no judaísmo

De acordo com o site Chabad, no casamento judaico só tem a regra de que o noivo precisa dar um objeto de valor a noiva. Poderia ser qualquer um.

Contudo, se tornou comum ser a aliança.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?

As alianças precisam sempre ser ouro, simples e sem pedras. Ela é colocada no dedo indicador da mão dominante da noiva (canhota ou destra).

Entretanto, na cerimônia o noivo não pode receber uma aliança da noiva pois “anularia” o valor que ele precisa dar a ela.

Desse modo, se ela quiser dar uma aliança pode ser após a Chupá (tenda onde realiza o casamento judeu).

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
As judias podem usar anel de noivado e aliança. (Reprodução/Pexels)

As alianças no islamismo

Segundo o site Oislam, os homens muçulmanos não podem usar ouro. Pois, foi proibido pelo Profeta.Dessa forma, caso queira usar aliança, ela precisa ser feita de outro material. Como prata ou platina.

Ademais, eles usam a aliança na mão direita. Não sendo usual usar anel de noivado.

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Para encomendar esse ou qualquer outro modelo de alianças, nos chame pelo WhatsApp ou Instagram. Nosso time está pronto para te atender e produzir sua aliança dos sonhos

Gostou de conhecer um pouco mais da história das alianças? Não se esqueça de cuidar direitinho dos seus anéis, ok?

Enfim, espero que o texto tenha te ajudado de alguma forma e sanado suas dúvidas. Caso tenha ficado alguma, me conta nos comentários!

Dia dos Namorados

Se você está pensando em usar alianças de namoro, saiba que um dos melhores dias para fazer essa surpresa é no Dia dos Namorados. 

Porque a aliança de namoro é usada na mão direita?
Pode presentear seu amor com uma aliança de namoro tanto nos primeiros meses, como em algum aniversário ou data especial. (Reprodução/Pexels)

A data é feita para os casais celebrarem o relacionamento. Desse modo, acontecem muitas surpresas, declarações e trocas de presentes.

Então, nada mais justo do que surpreender com um par de alianças belíssimos para representar o quão sério você está levando o relacionamento.

Quero escolher minha aliança

O que significa usar aliança na mão direita?

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita.

Qual a mão certa para usar aliança de namoro?

Não esqueça que a aliança de compromisso deve ser usada no dedo anelar da mão direita, hein! Vamos te explicar melhor sobre essa tradição. Olha só: Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado.

Pode usar aliança de namoro na mão esquerda?

Então, segundo essas regras, a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar o anel de casamento e o de namoro.

O que significa usar aliança de prata na mão esquerda?

Quando uma pessoa namora, ela usa uma aliança de cor prata na mão direita. Quando ela assume uma união estável, ela passa essa mesma aliança para a mão esquerda. Essas convenções tornam muito mais simples as definições do estado civil só pelo fato de você observar a mão dela.