Porque a gestão de pessoas e importante no cenário atual das organizações?

Você gestor, já se perguntou qual importância as pessoas tem nas organizações? Já analisou se trata seus colaboradores como parte integrante e importante em sua empresa?

Devemos admitir: em algum momento no passado as pessoas não tinham muita importância nas empresas, eram apenas parte de um processo e se não “servissem mais” eram simplesmente substituídos. Hoje o cenário é outro: percebeu-se que o capital intelectual e a valorização do individuo como parte integrante e atuante do processo, gera uma parceria de sucesso e bons negócios.

As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.

Porque a gestão de pessoas e importante no cenário atual das organizações?

Alguns autores afirmam que a empresa é um organismo vivo, pois a dependência e influência das pessoas são enormes, é por esse motivo que deve ser dada atenção especial ao desenvolvimento dos fatores humanos na empresa com o propósito de aproveitar o talento dessas pessoas nas mais diversas atividades da organização.

Administrar pessoas significa governar aquilo que elas fazem como participantes da organização, sendo que é justamente por meio das ações que é possível formular e atingir objetivos organizacionais.

Gerir pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários, não no sentido de manipulação de sua conduta, mas no sentido de identificar as melhores condições para cada tipo de serviço, as competências necessárias a serem desenvolvidas, os fatores que motivam os trabalhadores, os recursos e as estruturas necessárias para a execução das atividades.

As pessoas querem participar do que acontece a sua volta, principalmente quando envolve o seu trabalho. O ser humano tem necessidade de participação, assim como o vestir e o comer, uma necessidade básica, primária do homem social. É possível a utilização da participação das pessoas na organização como instrumento ou ferramenta de solução de problemas em diversas situações e em diferentes tipos de grupo. Mas, a importância da participação vai muito além do seu aspecto utilitário para obter resultados práticos para o grupo.

O papel do líder nesse processo é de extrema importância assim como uma líder de torcida faria toda a diferença na frente de um time incentivando todos a um objetivo comum.

Gerir pessoas em contexto de trabalho significa controlar os fatores que interferem na qualidade de trabalho e de vida dos funcionários não no sentido de manipular sua conduta, mas sim identificar as melhores condições para cada um como competências desenvolvidas e sua necessidades, afinal pessoas não são robôs.

Porque a gestão de pessoas e importante no cenário atual das organizações?

3.8 4 votes

Article Rating

É importante e de grande relevância entender como ocorrem as novas relações no ambiente empresarial.

É notório que hoje o conceito de gestão de pessoas que vivenciamos nas empresas e no dia-a-dia até mesmo dentro de uma ONG, retrata a evolução e o desenvolvimento que este conceito sofreu ao longo do tempo.

Hoje, estamos falando de uma ciência com linha de pesquisa e estudos devidamente comprovados e explicitados, mas há anos atrás pessoas eram apenas indivíduos que produziam dentro das empresas.

O ambiente globalizado propicia um fluxo muito maior e mais intenso de informações, o que aumenta a relevância de gerenciar pessoas de maneira efetiva. Entende-se que o grande diferencial dentro das organizações não é mais a tecnologia ou o maquinário, mas sim as pessoas.

Atualmente, o termo gestão de pessoas está ligado diretamente à área estratégica da companhia, deixando de ser visto apenas como um centro de custos como no passado.

O ambiente de trabalho e suas condições também mudaram drasticamente. A concorrência é fortíssima, o numero de empresas que fecham as portas por falta de recursos também é elevado e isso requer pessoas capacitadas e com diferenciais que lhe garantam sobrevivência no mercado.

O gestor de pessoas propriamente dito passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.

Perceba abaixo alguns efeitos das novas relações no mercado competitivo que tem impacto direto no gerenciamento de pessoas:

v Mudanças nos hábitos de consumo e de compra;

v Maior exigência por qualidade no produto e/ou serviço;

v Muitas empresas atuando nos mais diversos mercados;

v Produtos com alto valor agregado;

v Buscar por tangibilização dos serviços;

v Redução da fidelidade as marcas;

v Cliente busca maior benefício e menor preço;

Porque a gestão de pessoas é importante no cenário atual das organizações?

Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.

O que é gestão de pessoas e sua importância?

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas, a partir de um conjunto de estratégias (trabalhando o envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores), com base na psicologia organizacional.

Porque a gestão de pessoas é uma área importante para as organizações e quais são as atividades inerentes a este setor?

O conceito de gestão de pessoas surge para englobar as estratégias empregadas no exercício relacionado ao capital humano de uma organização. Muito mais do que uma prática de bem-estar, esse tipo de gestão torna-se uma expertise, que possibilita reter talentos muito mais qualificados e motivados dentro de suas funções.