Porque configurar um switch com um endereço de gateway padrão?

Um gateway padrão é utilizado por todos os dispositivos que exigem o uso de um roteador para determinar o melhor caminho para um destino remoto. Os dispositivos finais precisam de endereços de gateway padrão, assim como dispositivos intermediários, como o switch da Cisco IOS.

As informações de endereço IP em um switch só são necessárias para gerenciar remotamente o switch. Em outras palavras, para poder efetuar a conexão telnet no switch, o switch deve ter um endereço IP para o qual efetuar a conexão telnet . Se o switch só for acessado em dispositivos na rede local, somente um endereço IP será necessário.

Configurar o endereço IP em um switch estará pronto na interface virtual do switch (SVI):

S1(config)# interface vlan1

S1(config-vlan)# ip address 192.168.10,50 255.255.255.0

S1(config-vlan)# no shut

No entanto, se o switch deve ser acessível por dispositivos em uma rede diferente, o switch precisa ser configurado com um endereço de gateway padrão, porque pacotes originados do switch são tratados como os pacotes que vêm de um dispositivo de host. Portanto, pacotes originados do switch e são destinados a um dispositivo na mesma rede são enviados diretamente ao dispositivo apropriado. Os pacotes que se origina no switch e são destinados a um dispositivo em uma rede remota devem ser enviados para o gateway padrão para a determinação do caminho.

Para configurar um gateway padrão em um switch, use o seguinte comando de configuração global:

S1(config)# ip default-gateway 192.168.10.1

A Figura 1 mostra um administrador que se conecta a um switch em uma rede remota. Para o switch enviar pacotes de resposta ao administrador, o gateway padrão deve ser configurado.

Uma concepção equivocada comum é que o switch usa o endereço configurado do gateway padrão para determinar para aonde enviar pacotes originados dos hosts conectados ao switch e destinados para hosts em uma rede remota. Na verdade, o endereço IP e o gateway padrão são usados somente para pacotes originados do switch. Os pacotes provenientes dos hosts conectados ao switch já devem ter as informações de gateway padrão configuradas para se comunicar em redes remotas. Na figura 2, pratique a configuração de um gateway padrão em um switch.

Qual é a finalidade de configurar um switch com um endereço de gateway padrão?

Em uma rede de produção, qual é o propósito de configurar um switch com um endereço de gateway padrão? Ele fornece um endereço de próximo salto para todo o tráfego que flui pelo switch. Endereço de gateway padrão é usado para encaminhar pacotes originados do switch para redes remotas.

Porque o switch precisa de um endereço IP?

As informações de endereço IP em um switch só são necessárias para gerenciar remotamente o switch. Em outras palavras, para poder efetuar a conexão telnet no switch, o switch deve ter um endereço IP para o qual efetuar a conexão telnet .

Qual a função do gateway padrão?

O gateway padrão é o dispositivo que roteia o tráfego da rede local para dispositivos em redes remotas. Em um ambiente domiciliar ou de uma pequena empresa, o gateway padrão é frequentemente usado para conectar a rede local à Internet.

Quando devo eu configurar um endereço gateway?

GATEWAY PADRÃO EM UM HOST Para que um dispositivo final se comunique pela rede, ele deve ser configurado com as informações de endereço IP corretas, incluindo o endereço do gateway padrão. O gateway padrão é usado apenas quando o host deseja enviar um pacote a um dispositivo em outra rede.