Porque não teve um 4 filme do Batman?

Porque não teve um 4 filme do Batman?

O ator Christian Bale é um dos poucos que tiveram a oportunidade de interpretar o Batman nos cinemas e deu vida ao herói na trilogia O Cavaleiro das Trevas, dirigida por Christopher Nolan. Ele teve a chance de gravar um quatro filme, mas acaba de revelar por que recusou a proposta.

Em entrevista recente para o jornal Toronto Sun, Bale explicou que abriu mão da possibilidade de gravar um quarto filme do Batman em respeito a Christopher Nolan, que queria apenas uma trilogia.

“Quando eles inevitavelmente nos perguntaram ‘que tal um número 4?’, eu falei ‘não, vamos respeitar o sonho de Chris, que sempre foi fazer uma trilogia. Não vamos nos prolongar muito e exagerar por um quarto filme’. Foi por isso que nós, bem, Chris, não aceitou a proposta. Após isso, fui informado de que não precisariam mais dos meus serviços”, afirmou Bale.

Nesta mesma entrevista, o ator afirmou que foi preciso reinventar o Batman para a visão que Nolan tinha do herói e que alguns chegaram a rir disso.

“Sabíamos que tínhamos de reinventá-lo. Eu literalmente vi pessoas rindo de mim quando disse que estávamos fazendo uma versão diferente do Batman. Eu acredito que a razão de ter funcionado foi, primeiramente e principalmente, o que Chris queria para ele”, disse.

O ator também revelou que, originalmente, a ideia do diretor era fazer apenas um filme, mas acabou sendo convencido a gravar mais dois.

“Ele me disse ‘É isso. Vamos fazer um filme, é isso que nós temos’. Aí, eles chegaram e falaram ‘vocês querem fazer outro?’ Foi fantástico, mas nós ainda dissemos ‘É isso, não teremos outra oportunidade.’ Depois, nos procuraram novamente e falaram ‘Ok, vamos fazer um terceiro.’ Chris sempre me disse que se tivéssemos a sorte de fazer três (filmes), nós pararíamos. ‘Vamos terminar depois desse'”, complementou Bale.

Ei nerd, não deixe de conferir:

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!

"Você vai beber até morrer!" O alerta de um amigo não pegou Ben Affleck de surpresa, mas abriu seus olhos para um problema que o consumia. Era janeiro de 2019 e o ator tomou a decisão de abrir mão do papel de Batman para seu filme solo como o personagem.

Era o fim de uma jornada de seis anos, dois filmes gigantescos, um casamento desfeito e um projeto com a DC que finalmente chegava ao fim. Assumir o papel de Bruce Wayne colocou o ator em uma espiral descendente que amplificou os efeitos de um longo divórcio com a atriz Jennifer Garner. Se o Batman era um herói de fantasia, a vida real fez dele um vilão que Affleck precisava derrotar.

Colunistas do UOL

"Batman", que chega aos cinemas agora com direção de Matt Reeves e Robert Pattinson no papel do Cavaleiro das Trevas é o filme que emergiu de um desenvolvimento caótico, em que a ideia original de prolongar o universo compartilhado da DC no cinema encontrou barreiras criativas e comerciais para, finalmente, metamorfosear-se em algo novo.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Ben Affleck prepara-se para encarar o Homem de Aço em 'Batman vs Superman'

Imagem: Warner

A jornada começou com Zack Snyder dirigindo "O Homem de Aço", reinvenção do Superman lançada e 2013 com Henry Cavill no papel do herói. O filme abriu espaço para que a DC buscasse repetir o sucesso da concorrência, que havia espelhado no cinema a estrutura de seu universo compartilhado nos quadrinhos, fórmula consagrada em 2012 com "Os Vingadores".

A boa resposta a "O Homem de Aço" e ao mundo desenhado por Zack Snyder deu fôlego ao diretor para sugerir um projeto ainda mais ambicioso, "Batman vs. Superman". Seria o encontro de dois dos maiores personagens da cultura pop mundial em um filme-evento arquitetado para disparar as aventuras em conjunto dos heróis da DC.

Ben Affleck foi anunciado como o novo Batman em agosto de 2013, pouco mais de um ano depois de Christian Bale terminar sua trilogia como o herói no bombástico "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Foi uma decisão corporativa que assegurava a independência do filme de Snyder de qualquer outra encarnação dos personagens da editora.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Os fãs aprovaram a primeira imagem de Affleck em 'Batman vs Superman'

Imagem: Warner

Na época, os fãs entraram em surto coletivo, furiosos com a escalação de Aflleck, que então se reinventara como diretor nos ótimos "Atração Perigosa" e "Argo". Foram anos em que Snyder desenvolvia seu "BvS" e a turma mais engajada buscava desqualificar o projeto de todas as formas.

Quando as primeiras imagens de Affleck como Batman foram divulgadas, o surto deu lugar ao alívio. Determinado a fazer um "filme de super-heróis", Snyder adotou um traje remanescente da versão de Frank Miller para o Homem-Morcego em seu gibi clássico "O Cavaleiro das Trevas", e o herói finalmente parecia alguém capaz de eliminar uma sala cheia de bandidos no braço.

Em julho de 2015, meses antes da estreia de "Batman vs. Superman", Affleck revelou que estava escrevendo, a quatro mãos com Geoff Johns, o roteiro para um novo filme encabeçado unicamente pelo Homem-Morcego. A maior surpresa: ele também assumiria a posição de diretor.

O projeto foi assim conduzido até janeiro de 2017, quando Affleck abriu mão da posição de diretor para, segundo ele, concentrar-se em sua performance. Um filme daquela magnitude, disse à época, exigia foco total, e assumir a responsabilidade para sua direção poderia pender um lado da balança e desmantelar toda a ideia. A desculpa não colou.

Era o sinal amarelo de que a engrenagem de "The Batman", título do filme, não funcionava tão sem percalços assim. Nos bastidores, o estúdio experimentava mudanças em seus cargos executivos, e o universo desenhado por Zack Snyder já não parecia tão sólido. Datas de lançamento eram constantemente modificadas e um clima de incerteza pairava sobre toda a empreitada.

Ben Affleck foi elogiado por seu trabalho em "Batman vs. Superman", mas o filme, apesar do sucesso comercial, era criativamente inerte. No mesmo ano ele retornou como o Homem-Morcego em uma ponta no desastroso "Esquadrão Suicida", um projeto caótico, finalizado por comitê e sem a bênção de seu diretor, David Ayer, Estava claro que a DC não sabia que rumo tomar.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Batman entre o Flash (Ezra Miller) e a Mulher-Maravilha (Gal Gadot) em 'Liga da Justiça'

Imagem: Warner

"Liga da Justiça" foi uma empreitada ainda pior. O estúdio queria fugir do tom mais austero empregado por Zack Snyder e buscava uma aventura mais solar. Uma tragédia, a morte de sua filha, tirou Snyder da direção. Joss Whedon, diretor de "Os Vingadores" e de sua continuação, "Era de Ultron", entrou em cena para reescrever o roteiro e dirigir novas cenas.

Completar o filme, agora uma bagunça que perdia sua visão original, foi um suplício para todos os envolvidos. Affleck bateu de frente com o diretor, sem concordar com a nova direção para seu personagem. "Foi minha pior experiência como ator", lembra Affleck. "Representou tudo que eu detesto sobre esse trabalho" Outros colegas, como Gal Gadot e Ray Fisher, tiveram relações ainda mais tóxicas com o cineasta. Quando finalmente estreou, "Liga da Justiça" foi um fracasso completo.

Fora dos sets de filmagem, a vida de Affleck descarrilava. Depois de um longo processo legal, seu divórcio com Garner foi finalizado em 2018. O astro já seguia em sua batalha contra o alcoolismo, problema que tornou-se ainda mais agudo com a pressão de voltar a vestir o traje do Batman em um trabalho de exigências físicas e psicológicas que ele não parecia disposto ou preparado a encarar.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Robert Pattison foi escolhido por Matt Reeves em 'Batman'

Imagem: Warner

Matt Reeves, fã de longa data do Batman, estava na lista de diretores que o estúdio queria para assumir "The Batman". Ele finalmente abraçou o filme, ainda com Affleck à frente, em fevereiro de 2017. Durante o desenvolvimento do projeto, Reeves deixou claro que a história bolada por Affleck e Geoff Johns, com revisões de Chris Terrio, não trazia o clima que ele buscava em uma aventura do Homem-Morcego.

"O roteiro era sólido, parecia uma aventura de James Bond", recorda Reeves. "Havia um vilão que fazia da vida do Batman um inferno e a participação de outros heróis da DC." O vilão seria o Exterminador, que o ator Joe Manganiello interpretou na cena pós-créditos de "Liga da Justiça", quando lhe era revelada a identidade secreta do Cavaleiro das Trevas.

A trama trazia um tom semelhante a uma história do Demolidor, "A Queda de Murduck", com o Exterminador sistematicamente destruindo a vida de Bruce Wayne para se vingar da morte de seu filho. "The Batman" seria um filme de ação amarado no universo estendido DC, uma continuação clara das ideias de Zack Snyder com a participação de vários outros personagens da editora. Assumidamente um filme de super-heróis.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Ben Affleck como Bruce Wayne em 'Batman vs Superman'

Imagem: Warner

Reeves, por sua vez, tinha ideias radicalmente opostas em mente. Além disso, ele não queria que "The Batman" tivesse nenhuma conexão com outros filmes da DC. Sua visão trazia um Homem-Morcego ainda em começo de carreira, enfrentando seus próprios demônios e entendendo seu papel como Batman, ao mesmo tempo que caçava um serial killer que assombrava Gotham.

O diretor deixou seus planos claros para o estúdio, e entenderia se eles preferissem alguém mais alinhado com o caminho até então traçado pelos filmes da DC. Os executivos da Warner, por sua vez, enxergaram ali a oportunidade de passar uma régua no Snyderverse, assumindo seu fracasso.

Outros filmes já trilhavam seu próprio caminho. "Aquaman" de James Wan havia faturado mais de US$ 1 bilhão sem nenhuma amarra com outros filmes. Gal Gadot e Patty Jenkins aumentaram o abismo ainda mais com "Mulher-Maravilha 1984". "Shazam!" trouxe humor e leveza a este universo. Quando "Coringa" se tornou um sucesso global, a visão de Zack Snyder já havia esfarelado, seu canto do cisne fora a verão de 4 horas de "Liga da Justiça", restaurada seguindo suas ideias originais, que estreou em 2021 na plataforma de streaming HBO Max.

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Batman na visão pós apocalíptica de Zack Snyder para 'Liga da Justiça'

Imagem: HBO

Em maio de 2019, Robert Pattinson foi anunciado como o novo Batman, três meses depois de Ben Affleck se afastar definitivamente do projeto. Começando do zero, Reeves não manteve absolutamente nada de anos de desenvolvimento em seu filme. O Snyderverse fora definitivamente apagado.

Afastar-se de "Batman" terminou como um respiro para Affleck. Ele buscou tratamento para o alcoolismo, e hoje apresenta-se mais disposto e revigorado em seus projetos profissionais e pessoais - especialmente o relacionamento com Jennifer Lopez, retomado depois de ano separados.

No cinema, ele encontrou um grande filme como protagonista, o drama "o Caminho de Volta", trabalhou com Ridley Scott em "O Último Duelo", ao lado de Matt Damon (algo me diz que ele foi o "amigo" que lhe abriu os olhos) e foi dirigido por George Clooney em "Bar Doce Lar".

Porque não teve um 4 filme do Batman?

Em 'The Flash', o Batman do universo estendido DC volta a ser Michael Keaton

Imagem: Warner

Curiosamente, sua vida como o Batman ainda tem espaço para um epílogo. Ben Affleck volta como o Homem-Morcego em um papel (pequeno, acredito) em "The Flash", aventura em que Ezra Miller retorna como o homem mais rápido do mundo, sob a direção de Andy Muschietti.

"The Flash" lida com realidades alternativas, abrindo as portas para o multiverso da DC, em que o papel do Batman seria passado para Michael Keaton, de volta ao herói três décadas depois de "Batman - O Retorno".

"Talvez minhas cenas favoritas interpretando o Batman estejam em 'The Flash'", disse Affleck em janeiro deste ano. "Foi um trabalho muito interessante e muito diferente, mas não de uma forma incoerente com o personagem." Um encerramento agridoce para uma jornada confusa para os fãs e devastadora para o astro. Como em toda boa história, essa merece seu final feliz.

Por que não teve Batman 4?

Bale explicou que a pergunta sobre um quarto filme do Batman era inevitável, mas eles rejeitaram a ideia de “manter o sonho de Chris”, que era fazer uma trilogia, e assim Nolan se afastou.

Vai ter Batman 4?

Christian Bale toparia reprisar o papel de Bruce Wayne em um quarto filme do Batman... mas só se o projeto nascesse de uma vontade do diretor Christopher Nolan. Em entrevista ao ScreenRant, ele contou que fez um "pacto" com o diretor.

Por que trocaram o ator de Batman?

Em uma recente entrevista para a revista Entertainment Weekly, conduzida pelo astro Matt Damon, Affleck explicou melhor a sua decisão de deixar o papel do Homem-Morcego. Ele revelou que as refilmagens da Liga da Justiça foram o que o motivou a desistir de ser o Batman.

Qual é a continuação do filme Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge?

Apesar disso, não há nenhuma previsão de continuação do Batman de Nolan nos cinemas. Próximo filme do Homem Morcego nos cinemas, The Batman estreia em 25 de junho de 2021.