Porque os ácidos carboxílicos apresentam alta temperatura de ebulição?

Porque os ácidos carboxílicos apresentam alta temperatura de ebulição?

Aluno

Química - Química Geral e Inorgânica

37) Por que os ácidos carboxílicos apresentam temperatura de fusão e ebulição mais alta que os álcoois e cetonas correspondentes? Em suas palavras.

Porque os ácidos carboxílicos apresentam alta temperatura de ebulição?

Monitor

Olá, Rayra!!!! 

Massa sua dúvida!!! 

Vamos lá!!! 

O ácido carboxílico consiste na carboxila, ok? 

    OH  - C = O

O álcool consiste na hidroxila       - OH 

E a cetona consiste na carbonila       = O 

O ponto de ebulição em compostos covalentes é definido pela força das ligações intermoleculares! 

Como o ácido carboxílico possui tanto a carbonila quanto a hidroxila, isso lhe confere uma maior polaridade! Essa maior polaridade permite que as ligações intermoleculares formadas sejam mais fortes e, consequentemente, a dificuldade para quebrá-las seja maior! Isso confere um maior ponto de ebulição aos ácidos carboxílicos em comparação aos álcoois e cetonas! 

Espero ter ajudado!!! Qualquer duvida estamos à sua disposição!!! 

Abraço!!! 

Por que os ácidos carboxílicos apresentam altos pontos de ebulição?

Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois. Por esse mesmo motivo, os seus pontos de ebulição e fusão são mais elevados que os dos álcoois.

Por que os ácidos carboxílicos apresentam temperaturas de ebulição mais elevadas que as cetonas de mesma massa molar?

Por formares maiores quantidades de ligações de hidrogênio, os ácidos carboxílicos apresentam pontos de fusão e ebulição mais elevados que os dos alcanos, haletos de alquila, aldeídos, cetonas e álcoois que apresentam peso molecular semelhante.

Por que o ponto de ebulição dos ácidos carboxílicos são maiores do que o dos álcoois?

A diferença do ponto de ebulição entre um álcool e um ácido carboxílico é justificada pelos livros texto de Química Orgânica (Allinger, 1978; Morrison, 2009; Solomons, 2005) devido a possibilidade do ácido carboxílico formar duas ligações de hidrogênio, ao invés de uma, por cada par de moléculas.

Quais os fatores que influenciam na temperatura de ebulição?

Existem três fatores principais que interferem na temperatura de ebulição dos compostos orgânicos, que são: o tipo de interação intermolecular, a polaridade e o tamanho da molécula.