Porque os biocombustíveis são menos poluentes que os combustíveis fósseis?

Para receber o prefixo “Bio”, o combustível precisa provar que não polui a atmosfera com sua queima, e só então ele pode ser classificado como Energia limpa.

O alcance deste patamar ecológico, o de “não poluente”, depende da composição do combustível. Os chamados “fósseis” são os piores em se tratando de fonte de energia ecologicamente correta. Mas o que seria combustível fóssil? Talvez você não os conheça por esta denominação, mas são eles: gasolina, óleo diesel, óleo combustível, todos derivados do petróleo. Quando se queimam emitem gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana.

Os biocombustíveis não emitem tais gases quando passam pelo processo de combustão. Além da vantagem de não serem poluentes, ainda contam com a classificação de “energia renovável”, você sabe o que significa isto? Fonte inesgotável de energia, as lavouras de matéria-prima podem ser replantadas, ao contrário dos fósseis, e é por essa razão que o petróleo se torna a cada dia mais escasso.

O solo Brasileiro é uma fonte rica de matéria-prima para a produção de Biodiesel, a começar pelo famoso dendê, proveniente do Norte e Amazônia, da soja (típica das regiões Sul, Sudeste e Cerrado), da mamona no Nordeste, etc.
Existem outras plantas para extração de biocombustível: macaúba, babaçu, buriti, pinhão manso, todas essas são fontes de onde é possível se extrair Energia limpa, e o melhor: são nativas do solo Brasileiro.

Diante de tantos aspectos favoráveis, resta aos Órgãos competentes brasileiros investirem na pesquisa e produção dessa forma de energia que promete eliminar uma das causas da poluição atmosférica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os biocombustíveis são fontes de energia produzidas por recursos que possuem capacidade de regeneração, como a cana-de-açúcar e a soja. Possuem grande importância ambiental e econômica, e sua principal vantagem está justamente relacionada com seu grande apelo em termos ambientais. Apesar de não estar imune aos impactos ambientais negativos, como o desmatamento gerado pela cultivação de suas matérias-primas, promove menos impactos ambientais do que as formas comuns de energia.

Leia também: Energia solar — a fonte de energia renovável obtida por meio da radiação do Sol

Resumo sobre biocombustíveis

  • Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável proveniente de elementos naturais, como a biomassa.

  • Há diversos tipos de biocombustíveis, com destaque para a biomassa, biodiesel, biogás e etanol.

  • A importância dos biocombustíveis está atrelada ao seu menor impacto ambiental quando comparado às fontes tradicionais de energia.

  • A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de ser uma fonte de energia do tipo renovável.

  • Os biocombustíveis possuem desvantagens atreladas à produção da matéria-prima, especialmente ao impacto ambiental gerado pelas plantações.

  • O Brasil é um dos principais produtores mundiais de biocombustíveis e possui grande tradição na sua comercialização.

Videoaula sobre biocombustíveis

O que são os biocombustíveis?

Os biocombustíveis são um tipo de fonte de energia renovável, ou seja, produzidos por meio de elementos naturais, principalmente biomassa, que possuem capacidade de regeneração. São exemplos de recursos naturais utilizados como biocombustíveis: cana-de-açúcar, milho, babaçu, canola, dentre outros vegetais, além dos resíduos orgânicos provenientes do lixo. Os biocombustíveis têm o potencial de substituir, parcial ou totalmente, as fontes tradicionais não renováveis de energia, como o petróleo e o gás natural.

Tipos de biocombustíveis

Há uma infinidade de tipos de biocombustíveis, que, com o desenvolvimento de novas tecnologias e com o crescimento das preocupações ambientais, vêm sendo modernizados cada vez mais. Tradicionalmente, os principais tipos de biocombustíveis são:

  • Biomassa: é o tipo mais tradicional de biocombustível. Ela é produzida por meio de restos de animais e vegetais, desde lenha até diversos gêneros agrícolas.

  • Biodiesel: é proveniente de recursos naturais, com destaque para grãos e sementes diversos, sendo os mais comuns o de soja e o de girassol.

  • Biogás: é produzido por meio de um processo de retirada total do oxigênio disponível no ambiente. O lixo orgânico doméstico, por exemplo, é utilizado no biogás.

  • Etanol: é principalmente proveniente de fontes como cana-de-açúcar e beterraba e é empregado especialmente no processo de combustão de motores.

Importância dos biocombustíveis

Os biocombustíveis possuem grande importância econômica e ambiental, visto que eles são classificados como uma fonte renovável de energia, ou seja, contêm recursos provenientes de elementos que possuem capacidade de regeneração. Logo, impactam o meio natural de forma menos intensa do que os recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o gás natural.

Além disso, os biocombustíveis abrem um novo espaço de exploração comercial, marcado pela ascensão de novas possibilidades de fontes de energia, em oposição às fontes clássicas, predominantemente esgotáveis e muito poluentes.

Porque os biocombustíveis são menos poluentes que os combustíveis fósseis?
A produção de biocombustíveis é uma importante alternativa econômica e ambiental em relação ao petróleo.

Vantagens dos biocombustíveis

A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de serem uma fonte renovável de energia. São outros pontos positivos dos biocombustíveis:

  • menor impacto ambiental no meio;

  • maior diversificação de fontes de energia no planeta;

  • diminuição da emissão de poluentes na atmosfera;

  • redução do fenômeno de aquecimento do planeta;

  • grande variedade de matérias-primas vegetais;

  • atenuação dos impactos ambientais no meio natural.

Desvantagens dos biocombustíveis

Os biocombustíveis, apesar de serem fontes de energias renováveis e menos poluentes do que os combustíveis tradicionais, também geram impactos no meio ambiente. São pontos negativos dos biocombustíveis:

  • cultivação agrícola intensiva em larga escala;

  • aumento dos índices de desmatamento em áreas naturais;

  • avanço das monoculturas de espécies vegetais diversas;

  • impacto ambiental no solo, ar e água fruto das plantações;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • crescimento do consumo de água e insumos nas plantações;

  • impacto na diminuição da produção de alimentos no mundo.

Biocombustíveis no Brasil

O Brasil foi pioneiro em nível mundial na criação de políticas públicas para o desenvolvimento e a comercialização dos biocombustíveis. Um exemplo desse cenário foi a criação do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), que fomentou a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira e diminuiu a dependência do país com relação ao petróleo. Mais recentemente, um outro exemplo é a RenovaBio, que busca valorizar o desenvolvimento dos biocombustíveis.

Atualmente, o Brasil é um grande produtor mundial de biocombustíveis, com destaque para vegetais como a cana-de-açúcar, e grãos, como o milho e a soja. No país, destaca-se a produção principalmente de biodiesel e etanol.

A produção brasileira de biocombustíveis, apesar dos benefícios econômicos e ambientais, também gera impactos negativos para o cenário natural e social do país, como avanço do desmatamento e diminuição da produção de alimentos.

Veja também: Energia eólica no Brasil — outra fonte renovável de energia em ascensão no país

Exercícios resolvidos sobre biocombustíveis

Questão 1

(Vunesp) A atual política do governo brasileiro de apoio à produção de biocombustíveis traz consigo alguns objetivos e produz consequências específicas, entre os quais podemos mencionar, respectivamente,

A) a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da cana-de-açúcar no território nacional.

B) a busca pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência ao fortalecimento do consumo dos combustíveis fósseis no país.

C) a busca pelo aumento das emissões de gases causadores do efeito estufa e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.

D) a busca pela mudança da matriz energética nacional e a tendência à redução das áreas destinadas à produção de cana-de-açúcar no território nacional.

E) a busca pela redução da área total destinada à produção de alimentos e a tendência à ampliação das áreas destinadas à produção da soja no território nacional.

Resolução:

Alternativa A

São consequências da produção brasileira de biocombustíveis a redução da emissão de poluentes atmosféricos, em razão do aumento do uso de fontes renováveis de energia, e a ampliação de áreas de cultivos de matérias-primas para produção dos biocombustíveis, como a cana-de-açúcar, por exemplo.

Questão 2

(UFMT) Leia o texto abaixo.

Biocombustíveis revolucionarão a geopolítica mundial. E o Brasil está no centro disso.

Definitivamente não resta mais dúvida alguma que os biocombustíveis vieram pra ficar. Uma combinação inédita na história econômica mundial entre, de um lado, uma alta dos preços do barril de petróleo [...] e, de outro lado, o desenvolvimento de tecnologias de uso que asseguraram conforto e segurança ao consumidor final para mudar de combustível sem maiores traumas. Tudo isso levou-nos a um estágio decisivo em que nos encontramos hoje: o momento crítico para a conquista definitiva da credibilidade e consolidação dos biocombustíveis na matriz energética mundial.

Disponível em: www.biodieselbr.com. Acesso em 06/07/2009.

Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

A) Na categoria biocombustíveis estão incluídos, por exemplo, o álcool, o biodiesel, o petróleo, o querosene e o gás natural.

B) A obtenção do biocombustível se dá por meio do chorume oriundo do processo de compactação do lixo orgânico.

C) O biocombustível é uma alternativa viável que apresenta vantagens ambientais, econômicas e sociais, como a redução da poluição.

D) A cana-de-açúcar é a única fonte da biomassa que pode ser aproveitada para a produção do biocombustível.

E) Para a produção do biocombustível o Brasil importa tecnologia em todo processo de produção devido à ausência de incentivos governamentais.

Resolução:

Alternativa C

Os biocombustíveis possuem um forte apelo ambiental, visto que promovem a redução da emissão de poluentes. Além disso, eles contribuem de forma positiva para o crescimento econômico e social de diversas localidades. 

Por que os biocombustíveis são melhores que os combustíveis fósseis?

Diferentemente dos combustíveis fósseis e tradicionais, o biocombustível neutraliza a pegada de carbono e reduz a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. Além disso, os biocombustíveis são renováveis, uma vez que são criados usando recursos que podem ser reaproveitados ou repostos.

Qual a diferença entre os biocombustíveis e os combustíveis fósseis?

Combustíveis fósseis são combustíveis formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. Biocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil.

São menos poluentes que os combustíveis fósseis?

Os biocombustíveis são considerados uma alternativa aos combustíveis fósseis. São menos poluentes, mas podem também representar um problema para o ambiente, dependendo do modo como é produzido.

Quais são as desvantagens dos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis?

As desvantagens dos Biocombustíveis Em primeiro lugar, porque a produção de biocombustíveis consome muita energia e baseia-se em culturas intensivas, que produzem um gás com efeito de estufa, o óxido de azoto, que também tem efeitos no aquecimento global.