Pq a russia nao esta nas olimpiadas

Isso ocorre devido à descoberta de um grande escândalo de doping que baniu o país de grandes competições esportivas até 2023. Atletas do país disputam pelo 'Comitê Olímpico da Rússia'.

Equipe masculina de ginástica artística do Comitê Olímpico Russo (da direita para a esquerda: Denis Abliazin, Nikita Nagornyy, David Belyavskiy e Artur Dalaloyan) comemoram após ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em 26 de julho de 2021, por equipes — Foto: Gregory Bull/AP

Os atletas russos explodiram de emoção quando, na última nota, superaram o Japão e conquistaram o ouro por equipes masculinas na ginástica artística nesta segunda-feira (26), porque a última vez que haviam ganhado a modalidade tinha sido em Atlanta 1996, no século passado.

Mas, quando subiram no pódio, não havia bandeira da Rússia e a música que tocou não foi o hino nacional do país, mas sim uma música clássica — um trecho de "Concerto para piano e orquestra nº 1", de Piotr Ilitch Tchaikovski, um dos grandes compositores russos.

VEJA TAMBÉM:

Já é a quarta vez que isso acontece nas Olimpíadas de Tóquio, pois os atletas russos já conquistaram 12 medalhas nos Jogos (4 de ouro, 5 de prata e 3 bronze) até agora e ocupam o 4º lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas de Japão, Estados Unidos e China.

Além disso, os atletas não disputam sob o nome do país, mas pela sigla ROC ("Comitê Olímpico da Rússia", em tradução livre).

Svetlana Gomboleva, Elena Osipova e Ksenia Perova (da esquerda para a direita), atletas russas que conquistaram medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No uniforme, é possível ver o símbolo Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês). — Foto: Alessandra Tarantino/AP

Isso ocorre devido à descoberta de um grande escândalo de doping. A Rússia foi excluída de grandes competições esportivas em 2019, durante quatro anos, por falsificar dados de testes antidoping.

Assim, além da Tóquio 2020, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e de Mundiais de todas as modalidades esportivas, inclusive a Copa do Catar.

A sigla foi uma alternativa encontrada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para permitir a participação de atletas russos que não tiveram ligação comprovada com o escândalo.

A "bandeira" do ROC também é adaptada: no uniforme dos atletas, ela é branca e tem os cinco anéis olímpicos, além das cores vermelho, azul e branco, as mesmas da bandeira russa.

VEJA TAMBÉM:

Ginastas do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês), ao centro, são os únicos cujos uniformes não levam o nome do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 — Foto: Ashley Landis/AP

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

  • Japão
  • Rússia

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Porque a Rússia não está fora das Olimpíadas?

Embora os atletas do país tenham disputado as Olimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim, sob bandeira neutra, a Rússia não recebeu autorização para participar das Paralimpíadas de Inverno. O megaevento esportivo ocorreu em março, poucos dias depois do início da invasão russa.

Porque Rússia está como ROC?

A sigla significa “Comitê Olímpico Russo”, e é essencialmente uma brecha que permite aos atletas russos competir nas Olimpíadas enquanto seu país está banido dos Jogos por causa de seu escândalo de doping.

Porque a Rússia mudou de nome nas Olimpíadas?

O ROC foi uma alternativa criada para que os atletas russos pudessem participar de competições internacionais após os escândalos de doping descobertos em 2019. (A dopagem – ou doping, em inglês – é o uso de substâncias proibidas no esporte, que podem melhorar o desempenho de um atleta durante uma competição.)