Prova de vida inss 2022 bradesco

Apesar das mudanças na comprovação dos beneficiários do INSS, a prova de vida no caixa eletrônico continua válida. Saiba mais.

Prova de vida inss 2022 bradesco

A comprovação de vida é um procedimento essencial para que os aposentados e pensionistas não tenham o pagamento do benefício suspenso ou até mesmo cancelado. E uma das formas para sua realização é por meio da prova de vida no caixa eletrônico. Contudo, recentes mudanças no procedimento instituídas pelo governo federal levantaram dúvidas acerca do tema.

Muitos beneficiários do INSS não sabem como e se ainda é possível fazer a prova de vida no caixa eletrônico. Essas e outras dúvidas são respondidas logo abaixo.

Prova de vida INSS 2022

O governo federal reformulou completamente o procedimento da comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social. Agora, caberá ao próprio INSS o dever de obter informações sobre os beneficiários, por meio do cruzamento de bases de dados diversas. A Portaria nº 220/2022 foi publicada no DOU (Diário Oficial da União).

Apenas quando não for possível essa comprovação de vida o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

O INSS terá até o dia 31 de dezembro de 2022 para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Até essa data, o bloqueio de pagamento por falta da comprovação de vida fica suspenso.

Mesmo com a nova portaria, os segurados da Previdência Social continuam podendo realizar, voluntariamente, a comprovação de vida na rede pagadora de benefícios, como de costume, o que inclui a prova de vida no caixa eletrônico.

O que é preciso para fazer a prova de vida no caixa eletrônico?

A prova de vida no caixa eletrônico é oferecida por alguns bancos aos clientes identificados com técnica de biometria. Em algumas instituições financeiras, basta acionar o sistema biométrico, para qualquer operação: saque, transferência, consulta etc.

  • Confira: Prova de vida pelo WhatsApp é golpe; veja como evitar

Nesses casos, a simples ativação do login com essa biotecnologia já garante a prova de vida. Em outras situações, são necessários passos mais específicos, o que varia de um banco para outro.

Os aposentados que obtêm seus vencimentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético são obrigados a passar pela averiguação. Esse recurso de segurança existe desde 2012 e é previsto em lei.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Valor do empréstimo Valor da parcela

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

12 24 36 48 60 72 84

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como fazer a prova de vida no caixa eletrônico?

Algumas instituições financeiras oferecem aos clientes a opção de prova de vida no caixa eletrônico. No entanto, para essa modalidade, é crucial estar cadastrado junto à instituição financeira por algum sistema de controle biométrico.

Com a inscrição biotecnológica em ordem, o segurado fica tranquilo com o recebimento da aposentadoria e também tem acesso a facilidades junto às entidades financeiras, como o empréstimo consignado. Afinal, estar regularizado junto ao INSS é uma das exigências para entrar em financiamentos com condições especiais de quitação.

A seguir, confira como funciona o procedimento em alguns dos principais bancos.

Prova de vida no Banco do Brasil

O Banco do Brasil conta com prova de vida nos caixas eletrônicos, mas também oferece o serviço por meio do app BB. Entretanto, o programa é exclusivo para quem recebe na categoria crédito em conta.

Para o teste digital, basta clicar em “Serviços”, depois em “INSS”. Em seguida, haverá a opção para tirar foto do RG frente e verso. Para o caixa eletrônico, basta acessar com a biometria já usual.

Prova de vida no Bradesco

A prova de vida no caixa eletrônico do Bradesco pode ser feita em qualquer um dos terminais de autoatendimento e também nas máquinas da Rede Banco24horas. Porém, o sistema funciona somente para os clientes com biometria.

Dessa forma, os demais aposentados e pensionistas que recebem pelo banco devem ir até as agências de origem. Para solicitar o cadastro biométrico, basta procurar um funcionário direto nas unidades físicas.

Prova de vida na Caixa Econômica Federal

De igual maneira, na Caixa Econômica Federal o teste de vida nos terminais de autoatendimento opera apenas para os inscritos com biometria. Porém, nessa instituição financeira, a prova de vida é realizada com o simples acionar de qualquer operação pelo método biométrico.

Em outras palavras, o beneficiado que sacar, transferir ou mesmo consultar o saldo com a biometria já terá a prova de vida gerada automaticamente.

Prova de vida no Itaú Unibanco

Assim como na Caixa, qualquer transação realizada com a biometria servirá de prova de vida, sem a necessidade de procedimento específico. Quem não tiver esse tipo de inscrição consegue fazer o teste nos guichês das agências do Itaú com um documento com foto.

Prova de vida no Santander

Por sua vez, o banco Santander realiza a averiguação em qualquer caixa eletrônico, mas também exclusivamente para os correntistas identificados com biometria, assim como os demais bancos. Também é possível passar pela análise na própria agência diretamente com o gerente.

  • Leia também: Quais são os melhores bancos para fazer empréstimo consignado?

É importante destacar que a prova de vida no caixa eletrônico está liberada, mas o usuário deve verificar se já tem o cadastro biométrico, imprescindível para esse tipo de operação. Em caso negativo, basta se informar sobre o procedimento na sua instituição financeira.

Prova de vida inss 2022 bradesco

Como saber se já fiz a prova de vida do INSS?

Caso o beneficiário esteja na dúvida se a prova de vida foi feita, basta acessar o site ou app do Meu INSS e clicar no menu “prova de vida”. A tela seguinte irá mostrar a última data de realização da prova de vida.

Prova de vida inss 2022 bradesco
Fonte: reprodução Meu INSS

O que fazer caso o benefício tenha sido bloqueado?

Caso a pessoa tenha tinha o benefício bloqueado ou suspenso não é necessário ir a uma agência do INSS, basta que o beneficiário compareça a sua agência bancária e fazer a prova de vida.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.

Como fazer prova de vida no Bradesco 2022?

Mesmo que o servidor tenha portabilidade para outro banco, o Recadastramento/Prova de Vida deve ser realizado no Banco Bradesco, que é a instituição financeira responsável pela folha de pagamento dos servidores de Campinas.

Qual a data para fazer prova de vida em 2022?

Desde fevereiro deste ano, estão em vigor novas regras para a realização de prova de vida por aposentados e pensionistas do INSS. A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022 e os segurados que não fizerem não terão o benefício suspenso.

Quem tem biometria no banco Bradesco precisa fazer prova de vida?

Prova de vida no Bradesco A prova de vida no caixa eletrônico do Bradesco pode ser feita em qualquer um dos terminais de autoatendimento e também nas máquinas da Rede Banco24horas. Porém, o sistema funciona somente para os clientes com biometria.

Como será a prova de vida 2022?

Poderão ser utilizados, por exemplo, os registros de vacinação, de consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), aquisição ou renovação de empréstimo consignado, votação nas eleições, emissão de passaporte, carteira de identidade ou de carteira de motorista, entre outros.