Quais as competências da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas?

Quais as competências da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas?

Competências específicas da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental.

As Competências Específicas da área de Ciências Humanas, no Ensino Fundamental, compreendem os componentes curriculares de História e Geografia. Assim, articulam-se às Competências Específicas desses componentes curriculares e às Competências Gerais da BNCC para promover uma perspectiva interdisciplinar de saberes, valores e atitudes a serem desenvolvidos com esta etapa da Educação Básica. Na próxima publicação, trataremos especialmente das Competências Específicas de História.

1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

Estimular o respeito à diversidade, a partir da compreensão de si mesmo e do outro, e promover os direitos humanos.

2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

O mundo contemporâneo impõe diversos desafios às futuras gerações, sobretudo no que tange ao uso e gestão da informação e como ela se relaciona com as diversas dimensões da organização humana. Esta competência diz respeito a como saber utilizar a informação para se posicionar, como cidadão crítico, frente aos problemas da contemporaneidade.

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social.

O homem é a única espécie que intervém no meio para garantir a sua subsistência. Por meio do trabalho, transforma a natureza e gera as condições econômicas para a vida em sociedade. Esta competência refere-se à despertar no estudante ideias e ações, por meio da curiosidade, que contribuam para a transformação social e cultural das dinâmicas sociais.

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Utilizar-se dos instrumentos próprios das Ciências Humanas para despertar consciência de si mesmo, do outro e das diferentes culturas com as quais se relaciona.

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.

Desenvolver o conceito de sincronia e diacronia e compreender os processos históricos em seus aspectos variados.

6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Capacidade de argumentar, tendo por base ideias e opiniões que promovam os direitos humanos e a consciência sócio ambiental. Tornar-se responsável e protagonista para construção de uma sociedade assentada sobre os valores da justiça, da democracia e da inclusão.

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

Desenvolver o raciocínio espaço temporal em seus diversos aspectos e manifestações, tais como os ritmos temporais, localização e direção valendo-se das tecnologias digitais e dos conhecimentos próprios da História e da Geografia.

« Voltar para o Guia de História na BNCC.

Quais são as competências da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas?

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS PARA O ENSINO MÉDIO. 1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos.

Quais as habilidades e competências das Ciências Humanas?

H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

Quais são as competências previstas para Ciências Humanas e suas tecnologias?

Competências: compreender a produção e o papel histórico das insti- tuições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convi- vência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios ...

Quais são as competências específicas de ciências?

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos ...