Quais as contribuições de Franz Boas para a utilização do termo cultura?

Antrop�logo norte-americano

Biblioteconomista e professora

Biografia de Franz Boas

Franz Boas (1858-1942) foi um antrop�logo naturalizado norte-americano de origem alem�. Exerceu influ�ncia decisiva para o desenvolvimento da Antropologia, sobretudo nos Estados Unidos.

Franz Boas nasceu em Minden, Alemanha, no dia 9 de julho de 1858. Filho de um comerciante judeu e de uma professora de jardim de inf�ncia que tiveram grande influ�ncia na forma��o de suas ideias sobre ra�a e etnicidade. Cursou F�sica e Geografia nas universidades de Heidelberg e Bonn e se doutorou em F�sica, em 1881, pela Universidade de Kiel.

Entre 1883 e 1884, Franz Boas realizou uma expedi��o entre os esquim�s na ilha de Baffin, no Canad�. Em 1886 participou de uma expedi��o cient�fica na Col�mbia Brit�nica no Canad� e nos Estados Unidos, onde resolveu se estabelecer em 1887. Lecionou na Universidade de Clark, Massachutts. Em 1899 transferiu-se para a Universidade de Col�mbia, em Nova Iorque, onde dirigiu o departamento de Antropologia mais influente do pa�s.

Franz Boa especializou-se em l�nguas e culturas da sociedade ind�gena americana. Foi o fundador da �Escola Relativista�, na qual o campo de estudos era a �cultura� e sua evolu��o desde as sociedades primitivas. Estabeleceu que cada cultura � uma unidade formada por um conjunto de elementos inter-relacionados e dependentes. Suas ideias se op�em �s teses �evolucionistas� que atribuem uma excessiva import�ncia � no��o de desenvolvimento cultural independente e que utiliza um m�todo comparativo que impedia considerar como um conjunto as rela��es culturais de cada grupo.

Para Franz Boas, cada cultura apresenta um desenvolvimento condicionado tanto pelo ambiente social como o geogr�fico, como tamb�m pela forma em que ela utiliza e enriquece os materiais culturais procedentes de outras culturas. Para Franz, as distintas culturas, inferiores ou superiores devem ser estudadas a partir de seu interior e n�o sob uma perspectiva �etnoc�ntrica�, de um observador situado em uma cultura dita �superior�. S� depois de efetuar esse estudo � que se pode fazer uma compara��o das hist�rias tribais com o objetivo de levar uma eventual forma��o das leis gerais de desenvolvimento.

Franz Boas dirigiu diversos peri�dicos, entre eles, Publications of the Jesuph Norrth Pacific Expeditions (1900-1930), Publications of the American Etnological Society (1907-1942), Journal of American Folklore (1908-1924), Columbia University Contributions to Antropology (1913-1936) e o International Journal of American Linguistics (1917-1929). Foi o cofundador da Associa��o Americana de Antropologia. Foi presidente da Associa��o Americana para o Desenvolvimento da Ci�ncia.

Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: �A Mente do Homem Primitivo� (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, �Handbook of Americanan�Indian�Languages, uma importante contribui��o no campo das l�nguas pr�-colombianas, �Ra�a Linguagem e Cultura� (1914), �Arte Primitiva� (1928), �Anthropology and Modern Life� (1929) e �General Anthropology� (1942).

Franz Boas faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 21 de dezembro de 1942

�ltima atualiza��o: 07/02/2018

Quais as contribuições de Franz Boas para a utilização do termo cultura?

� bacharel em Biblioteconomia pela UFPE e�professora do ensino fundamental.

Veja tamb�m as biografias de:

  • Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um antrop�logo, soci�logo, educador, escritor e...
  • Claude L�vi-Strauss (1908-2009) foi um antrop�logo, soci�logo e humanista fra...
  • Alfred Radcliffe-Brown (1881-1955) foi um antrop�logo ingl�s. Destacou-se pel...
  • Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um ativista norte-americano, lutou con...
  • Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Sua ma...
  • Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, romancista, cr�tico liter...
  • Walt Disney (1901-1966) foi empres�rio norte-americano. Fundou a...
  • Abraham Lincoln (1809-1865) foi presidente dos Estados Unidos da Am�rica. Dec...
  • Bill Gates (1955) � um empres�rio norte-americano, um dos fundadores da Micro...
  • Michael Jackson (1958-2009) foi um cantor, compositor e dan�arino norte-ameri...

Veja tamb�m

Qual a contribuição de Franz Boas para o entendimento das culturas?

Os esforços de Boas na antropologia cultural eram sumariamente três: separar o conceito de cultura do conceito de raça, entender a importância da linguagem para a formação da cultura, e promover uma análise relativista da cultura, que evitasse o etnocentrismo.

Quem foi e quais as contribuições de Franz Boas?

Franz Boas foi um antropólogo alemão que instaurou a antropologia científica na América do Norte, reagindo contra o evolucionismo e estabelecendo o relativismo cultural. Sua obra se estende a todos os âmbitos da antropologia, desde o biológico até o social, passando também pelo linguístico.

Como Franz Boas viam a questão cultural?

acreditavam que as culturas produziam nos integrantes das populações correspondentes comportamentos padronizados, que seriam modelos de produção de individualidades. Assim, determinada cultura produziria um tipo específico de pessoa.

Quais as contribuições oferecidas por Franz Boas ao método comparativo?

Ele dá importância ao conceito de cultura como elemento explicativo da diversidade humana. Percepção da relatividade das formas culturais sob as quais os homens tem vivido.