Quais as invenções que contribuíram para as Grandes Navegações?

História, 15.08.2019 01:04

28. acendera a tocha da berdade que não pode jamais ser apagada" são palavras de mahatma gandhi (1809-1948) queno contexto da guerra fria, inspireram movimentos como(a) o acirramento da disputa por armamentos nucleares entre es eua e a urss objetivando a utilização do arsenal nuclearcomo instrumento de dissuasão e amenização das disputas.(b) a reação dos países colonialistas europeus visando a diminuir o poder da assembleia geral da onu e reforçar o poderdo secretário-geral e do conselho de segurança.(c )as concessões unilaterais de independência as colonias que concordassem em formar alianças económicas, politicas eestratégicas com suas antigas metropoles, como a comunidade británica de nações e a união francofona.(d) o não alinhamento politico, economico e militar aos eua ou à urss, decisão tomada pelos paises do terceiro mundoraunidos na conferência de bandung, na indonesia​

Respostas: 3

Quais as invenções que contribuíram para as Grandes Navegações?
Quais as invenções que contribuíram para as Grandes Navegações?

  • Blog
  • FAQs
  • Privacy Policy
  • Contact Us
  • Terms and Conditions

Home/ Portugal/História/Três importantes invenções contribuíram para as Grandes Navegações São elas: ( )bússola, sextante e astrolábio ( )bússola, aviões,

Três importantes invenções contribuíram para as Grandes Navegações São elas: ( )bússola, sextante e astrolábio ( )bússola, aviões,

Question

Três importantes invenções contribuíram para as Grandes Navegações São elas:
( )bússola, sextante e astrolábio
( )bússola, aviões, e as caravelas
( )computador, celular e telescópio
()caravela, canoa e telescópio
( )mapas, celular e bússola​

in progress 0

História Arianna 10 meses 2021-11-26T16:24:13+00:00 2021-11-26T16:24:13+00:00 1 Answers 0 views 0

Answers ( )

  1. Resposta:

    ( X ) bússola, sextante e astrolábio

Leave an answer

Arianna

História

ESTÁCIO

Enviada por:

Rony Souza


2 resposta(s)

Malú Grazielly

Há mais de um mês

Bússola.
Astrolábio.
Cartografia.
Quadrante.
Balestilha.
Caravelas.
Bússola.
Astrolábio.
Cartografia.
Quadrante.
Balestilha.
Caravelas.

Estudante PD

Há mais de um mês

Caravelas …

Essa pergunta já foi respondida!

Página 1 de 11 - Cerca de 105 ensaios

  • As Grandes Inven Es Que Ajudaram Nas Navega Es A Caminho Das Ndias

    545 palavras | 3 páginas

    ’’As grandes invenções que ajudaram nas navegações a caminho das índias’’ As grandes navegações tiveram início no século XV. Os europeus começaram a desenvolver o comércio entre a Europa e o Oriente (na Ásia, principalmente na região das índias). Algumas invenções contribuíram para o desenvolvimento do comércio, possibilitando a realização de longas viagens marítimas. Entre essas invenções, temos: A BÚSSOLA A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo. A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o sentido sul magnético, o que significa indicar aproximadamente norte geográfico, tal instrumento constituiu-se indispensável a todo e qualquer navegador. A equivalência ocorre devido ao fato dos polos norte magnético e norte geográfico situarem-se em hemisférios distintos do globo. O ASTROLÁBIO O astrolábio é um instrumento antigo que serve para medir a altura dos astros acima do horizonte. É o resultado prático de várias teorias matemáticas desenvolvida pelos gregos – em especial Hiparco (180-120 A.C.), um dos grandes matemáticos da Antiguidade – e difundido por Ptolomeu (85-165), em seu famoso trabalho Almagesto. Foi posteriormente desenvolvido pela escola islâmica, no século IX

  • 2111 palavras | 9 páginas

    AS GRANDES NAVEGAÇÕES No século XV (1401-1500), a Europa passava por grandes transformações nos modos de viver e pensar de seus habitantes. Essas transformações foram tão marcantes que os próprios europeus daquele tempo consideravam que estavam vivendo em uma nova era: a Época Moderna. Que transformações eram essas e que novidades traziam? Após séculos de insegurança, provocada principalmente por guerras, revoltas sociais e invasões bárbaras, que haviam devastado a Europa, os europeus…

  • Resumos

    7880 palavras | 32 páginas

    Anual Cap. 2: Península Arábica: o berço do islã A península Arábica é uma região do Oriente Médio, dominada por grandes desertos, estepes e Oásis. No sul, ocorre a existência de chuvas periódicas durante o ano, o que distinguia esse área das demais. Graças do regime de chuvas, as terras eram muito férteis para a agricultura, essa região ficou conhecida como: “Arábia Feliz”. Beduínos: Viviam no norte e no centro da península (deserto). Eram grupos de nômades e seminômades,…

  • Historia e Geografia do RS

    10296 palavras | 42 páginas

    Índice: 1. Por que estudar história 2. A expansão marítima comercial da Europa 3. Os astros 3.1 O sistema solar 4. A Terra O Brasil na América do Sul 5. Nosso espaço no Brasil 6. O Rio Grande do Sul 7. ÍNDIOS: OS PRIMEIROS HABITANTES DO RIO GRANDE DO SUL 8. As missões jesuíticas 9. Os sete povos das missões 10. Relevo 11. O clima do Rio Grande do Sul 12. As estâncias e os tropeiros 13. A Hidrografia do Rio Grande do Sul 14. Os primeiros imigrantes do Rio Grande do Sul 15.…

  • O poder regio

    5607 palavras | 23 páginas

    maior e são compostos também por legistas. • Cortes – as primeiras cortes reuniram em 1254, no reinado de D.Afonso II, em Leiria. Correspondem ás antigas reuniões extraordinárias da Cúria Régia. Eram compostas por representantes do Clero, da nobreza e dos Concelhos (povo). Tratavam das questões mais importantes como: aclamação de novos reis, lançamento de novos impostos, quebra da moeda. 4. Reforço do poder do rei ao nível da administração local: • O país…

  • história do brasil

    6178 palavras | 25 páginas

    O motivo poderoso que fez alguns europeus desafiar o desconhecido foi a necessidade de encontrar um novo caminho para se chegar às regiões produtoras de especiarias, de sedas, de porcelana, da riqueza. Até a igreja envolveu-se nessas viagens, interessada em garantir a catequese dos infiéis e pagãos, que substituíram os fiéis perdidos para as igrejas protestantes. Os 2 primeiros países que possuíam condições eram: Portugal e Espanha. Portugal optou pelo ciclo oriental. Já a Espanha…

  • O OURO E A EXPANSÃO TERRITORIAL NO BRASIL

    24667 palavras | 99 páginas

    finalização do trabalho apresentado, como também a todos os professores da Universidade Potiguar em especial aos Ms. Mariano Azevedo Júnior e ao Ms Robson William Potier. Todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-la. Oscar Wilde RESUMO O trabalho apresentado tem como objetivo apresentar as inúmeras reflexões sobre as experiências vividas durantes as realizações dos estágios supervisionados que está inserido na disciplina de História que foram aplicadas…

  • FOI NAQUELE DIA

    7997 palavras | 32 páginas

    question est centrale dans les films de Rogério Sganzerla. Ainsi, cet article examine les regards lancés sur le Brésil en se basant sur des éléments qui entrent dans la composition de certains films du réalisateur brésilien. Mots-clés: Rogério Sganzerla, cinéma brésilien, regards étrangers, Histoire. * Doutorando. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Multimeios, Campinas, 13083-970, Brasil. E-mail: …

  • Revolução Indústrial

    7994 palavras | 32 páginas

    WEB AULA HISTÓRIA CONTEMPORANEA PARTE I Unidade 1 – O Hambúrguer Nosso de Cada Dia Web Aula 1 – A Comida entrou na Lata Costumeiramente, consideramos que as chamadas grandes navegações deram início ao que se denomina globalização. Realmente, um dos resultados dessas viagens foi a expansão comercial dos europeus pelo mundo. Essa expansão corresponde à colonização da América realizada nos séculos XVI e XVII pelos europeus. Antes desses eventos, já havia contato entre africanos,…

  • UMA BREVE HISTORIA

    112170 palavras | 449 páginas

    GEOFFREY BLAINEY UMA BREVE HISTÓRIA DO MUNDO Tradução: Editora Fundamento www.editorafundamento.com.br Digitalização: Argo www.portaldocriador.org Sumário Parte 1 1. Vindos da África 2. Quando os mares começaram a subir 3. A primeira Revolução Verde 4. A cúpula da noite 5. As cidades dos vales 6. Maravilhoso mar 7. Senhor do Amarelo - Rei do Ganges 8. A ascensão de Roma 9. Israel e "O Ungido" 10. Depois de Cristo 11. O sinal da Lua crescente 12. Os…

Que invenções contribuíram para as grandes navegações?

Quais foram as inovações tecnológicas utilizadas na expansão marítima?.
Bússola..
Astrolábio..
Cartografia..
Quadrante..
Balestilha..
Caravelas..

Quais são os principais instrumentos de navegação?

Seu uso foi de suma importância na expansão marítima. Com eles foram possíveis diversos eixos e instrumentos de navegação que anteriormente eram impossíveis. Alguns instrumentos marítimos são: a bússola, o astrolábio, a balestilha, e o quadrante.

Quais foram as grandes invenções atribuídas e difundidas pelos árabes que contribuíram para as viagens marítimas?

As grandes invenções, atribuídas e difundidas pelos Árabes, que contribuíram para as viagens marítimas com: A pólvora e o astrolábio. A bússola e as caravelas.

Quais foram as inovações técnicas desenvolvidas para a navegação pelos portugueses?

Poucos anos depois, os portugueses começaram a usar uma embarcação que se tornou mais apropriada para a navegação marítima: a caravela. A caravela era mais eficiente em situações em que o vento soprava contra e foi a principal embarcação portuguesa até o século XVII.