Quais as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Quais as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Ao longo da história do Brasil o território brasileiro passou por diversas transformações, as atividades econômicas estabelecidas contribuíram para a ocupação e expansão do território expandindo suas fronteiras e dando novos contornos a “terra brasilis”. 

Quais as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Brasil – Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2015/01/23/16/57/globe-609225_960_720.jpg


Questão 01

Observe a imagem: 

Quais as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/78/Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg/518px-Mapa_pol%C3%ADtico_Am%C3%A9rica_do_Sul.svg.png> acesso em 05, fev. 22. 

a) Quais fatores permitem que o Brasil seja reconhecido como país continental?

b) Dentre os países que formam a América do Sul, quais não fazem fronteira com o Brasil?


Questão 02

Quais as principais atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%22O_Lavrador_de_Caf%C3%A9%22,_1939,_C%C3%A2ndido_Portinari._(MASP,_S%C3%A3o_Paulo,_SP,_Brasil)_(18001978694)_(cropped).jpg>. Acesso em 05, fev.. 22.

“O Lavrador de café” pintado em 1934 por Cândido Portinari representa o trabalhador em uma das grandes atividades econômicas realizadas em território brasileiro. O ciclo do café tem início no Brasil Colônia, passa pelo Império e estende- se até a República. 

Descreva as características do ciclo do café durante o Brasil Colônia e quais foram as contribuições para a ocupação e expansão do território brasileiro.


Questão 03


Analise as afirmações sobre os ciclos econômicos do Brasil e assinale a alternativa correta. 

a) Os ciclos econômicos no Brasil Colônia não apresentaram nenhuma contribuição para ocupação do território brasileiro.  

b) Apenas as regiões centrais do Brasil foram beneficiadas pela expansão, oriundas dos ciclos econômicos, considerando que o mercado interno era privilegiado nesta região.

c) O Ciclo do Pau- Brasil é caracterizado pelo início dos grandes centros urbanos brasileiros, sendo o período onde o Brasil assistiu o nascimentos daquelas que são atualmente as maiores cidades brasileiras. 

d) O Ciclo do Ouro e atividade pecuarista, que ocorre junto ao Ciclo do Ouro, contribuíram para ocupação do interior do Brasil. 

SAIBA MAIS

Chega o dedo no play e vamos curtir esse vídeo irado sobre a formação do território brasileiro.

Canal Geo Power “Atividade 02 – Economia e expansão do território brasileiro – 7° Ano”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fZ3EJtz4l3Q>. Acesso em 14, fev. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7o-ano/

Habilidade: (EF07GE02-A) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Referencial Teórico:  ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 7° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018.  
As primeiras capitanias hereditárias do Brasil. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2021. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: fev. 2022.
BACELAR, T. O Brasil ainda precisa se consolidar como nação. Boletim Regional: informativo da política nacional de desenvolvimento regional, Brasília, DF: Ministério da Integração Nacional, n. 2, p.  14-22, maio/ago. 2006. Entrevista concedida ao jornalista Eduardo Ferreira. Disponível em: . Acesso em: fev, 2022.
BAGGIO, Ulysses da Cunha . A formação do território brasileiro em perspectiva: modernização, desenvolvimentismo e apropriação corporativa do espaço. Estudos Geográficos (UNESP) , v. 16,N.1, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/pesquisa/artigos/capitanias/recursos/177618>. Acesso em: fev. 2022.
FIGUEIREDO, A. H. Formação territorial. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884_cap1.pdf>. Acesso em: fev. 2022.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 474 p.
OLIVEIRA, R. T; SANTOS, F. K. S. O início da formação territorial brasileira: Uma reflexão sobre o território em Suape. Disponível em: <periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147>. Acesso em: fev. 2022.

Quais as principais atividades econômicas contribuíram para a expansão do território brasileiro?

A exploração do pau-brasil e das drogas do sertão, o cultivo da cana-de-açúcar, a extração do ouro e o plantio do café são exemplos da evolução da economia brasileira, cuja distribuição espacial era, até século XIX, em formato de arquipélago.

Quais os principais fatores que contribuíram para a expansão do território brasileiro?

Quais são os fatores que contribuíram para a expansão territorial do Brasil? Essencialmente, a diversidade de atividades que se desenvolveram no Brasil Colônia, a expansão demográfica e a crise do ciclo de cana de açúcar no Nordeste foram os fatores que mais influenciaram a expansão territorial do nosso país.

Quais foram as atividades econômicas que contribuíram para a expansão do território brasileiro no século 17?

Nos séculos XVI e XVII, a lavoura canavieira e a criação de gado foram as atividades que contribuíram para a efetivação da ocupação do espaço brasileiro e sua expansão territorial. No século XVII, a descoberta de minerais provocou o deslocamento do povoamento de forma mais intensa para o interior.

Quais os três elementos importantes para a expansão do território brasileiro?

FATORES DA EXPANSÃO A expansão oficial: conquista militar do litoral setentrional e colonização do Amazonas. – a pecuária. O bandeirismo. A mineração.