Quais as principais diferenças entre a escola tradicional e a escola nova?

Você está aqui: Home / 1º Ciclo / Escola Moderna vs. Escola Tradicional – qual a diferença?

Se a sua criança vai ingressar no 1º ciclo é normal deparar-se com vários tipos e metodologias de ensino. A área educacional evoluiu para fornecer novos métodos que permitam compreender e responder cada vez melhor às necessidades das crianças. Assim, talvez já tenha ouvido falar da Escola Moderna e da Tradicional.

Estes conceitos podem causar uma certa confusão, fazendo com que os pais questionem qual o método mais vantajoso.

Hoje vamos explicar tudo sobre estas metodologias, sobretudo as características e o papel que as crianças ocupam em cada uma delas.
 

Ensino Tradicional – em que consiste?

Com contornos distintos, é provável que se assemelhe ao método de ensino por que os pais passaram. O docente é a figura central do processo de aprendizagem, transmitindo os conhecimentos específicos do ensino primário aos alunos, que os apreendem e memorizam.

É associado ao ensino teórico dos conteúdos programados, com métodos, na maioria dos casos, expositivos.

Neste modelo pedagógico, a sua e as outras crianças são consideradas como um todo, estando em pé de igualdade no que respeita à aprendizagem.

Ainda que tradicional, este estilo educativo tem sofrido desenvolvimentos, adequando-se às exigências atuais. Hoje podem introduzir-se, por exemplo, ferramentas tecnológicas, ainda que a base educacional continue a ser a transmissão de conteúdo do professor para o aluno.

Mesmo que a educação tradicional possa ser considerada algo ultrapassada, a verdade é que pode ser indicada para determinadas crianças, por exemplo as mais disciplinadas e metódicas, que absorvem facilmente informação apenas exposta.

Além do mais, este sistema pode ter outras vantagens, entre as quais proporcionar um ambiente escolar mais organizado e controlado.
 

  • Quais as principais diferenças entre a escola tradicional e a escola nova?

O que é a Educação Moderna?

O ensino moderno agrega vários estilos e modelos pedagógicos que se adequam ao mundo contemporâneo e ao perfil dos alunos de hoje. Entre eles encontra-se o Movimento da Escola Moderna, um dos mais conhecidos.

Ao contrário do método tradicional, a educação moderna assenta num princípio pensado para envolver os alunos na sua própria aprendizagem, colocando-os num papel central em todo o processo. Mas como é que isto acontece?

As atividades desenvolvidas nascem dos seus interesses, curiosidades ou necessidades. Assim, são uma parte ativa no processo de ensino e aprendizagem e na construção dos seus conhecimentos e habilidades.

Deve estar a questionar-se: “Como aprendem o que está programado?“, “Conseguirão assim aprender a ler, fazer contas e todos os conteúdos do 1º ciclo?” ou “Será que este método proporciona autonomia em excesso, prejudicando a aprendizagem?“. Afinal, são apenas crianças, pelo que o acompanhamento é fundamental.

O que acontece é que o docente orienta o desenvolvimento e exploração destes interesses na direção dos conteúdos programados, de forma a que o plano curricular seja cumprido, ainda que gerido em conjunto com as crianças.

Além disso, todo este processo ocorre num ambiente de cooperação. Armanda Azenhas, professora aposentada e especialista em educação, explica que “todos os alunos são implicados no sucesso de cada um”, pois partilham conhecimentos e ajudam-se em caso de dificuldades.
 

Principais objetivos do Ensino Moderno

  • Promover o desenvolvimento integral das crianças, formando-as enquanto alunas e indivíduos;
  • Proporcionar o sucesso de todos os alunos, independentemente das suas dificuldades;
  • Levar a que assumam responsabilidades, tornando-se atores sociais no futuro;
  • Promover o contacto com o mundo real;
  • Solidificar aprendizagens, pondo-as em prática, e deixando de lado a memorização;
  • Articular aprendizagens das várias áreas curriculares.

Como funcionam as aulas baseadas na Escola Moderna?

Já vimos que se realizam projetos baseados nas curiosidades dos alunos, que são orientados para, através delas, alcançar os objetivos programados.

Todas as tarefas são planeadas de acordo com o desenvolvimento curricular da turma. Saiba que, se a sua criança integrar uma escola moderna, é provável que desenvolva atividades que se inserem nas seguintes áreas:

  • Português, matemática e estudo do meio;
  • Expressão plástica;
  • Apresentação de projetos – escolhidos por cada criança, desenvolvendo habilidades de comunicação;
  • Tempo de estudo autónomo – é uma oportunidade para treinar competências, permitindo ao docente individualizar o ensino e cobrir necessidades pessoais;
  • Trabalhos de produção escrita;
  • Discussões de grupo e momentos de planeamento e avaliação – fomentando a cooperação.

Maiores vantagens deste Ensino

  • Baseando o ensino nas crianças, e considerando as práticas referidas, a Escola Moderna apresenta os seguintes benefícios:
  • Torna-as mais motivadas, contribuindo para que criem prazer em aprender;
  • Permite alargar o conhecimento, aprendendo além do programado;
  • Possibilita que os alunos pensem sobre os conceitos;
  • Solidifica valores como a socialização, responsabilidade e proatividade;
  • Estimula a capacidade de explorar conceitos de forma autónoma;
  • Respeita a individualidade de cada criança, fazendo com que se sinta compreendida;
  • Promove a resolução de problemas e conflitos e a ultrapassagem de frustrações;
  • Proporciona liberdade para formar o “eu”, explorando os próprios interesses e gostos;
  • Potencia a habilidade para tomar decisões.

Descobrir o método de ensino ideal para a sua criança com a ajuda da Escola

É verdade que, no 1º ciclo, tanto a Escola Tradicional como a Escola Moderna podem beneficiar o processo de aprendizagem das crianças. Nem sempre tem de escolher entre um método ou outro – por vezes, é possível equilibrar ambos, isto é, utilizar medidas tradicionais e expositivas em certas situações e técnicas mais colaborativas noutras.

O importante é sempre encontrar soluções que sirvam as necessidades das crianças. Para isso, é preciso entender os seus estilos de aprendizagem.

Neste desafio, os professores podem ser uma grande ajuda, já que detêm a experiência e conhecimento necessários para adaptar o método de ensino consoante o caso.

Na Lua Crescente os professores do 1º ciclo acreditam que um ensino assente na cooperação e no envolvimento das crianças durante todo o processo incentiva o gosto pela aprendizagem. Para além disso, estão sempre disponíveis para atender às necessidades de cada uma delas, descobrindo estratégias apropriadas para as suas características.

Com esta atenção, poderá comprovar na primeira pessoa as diferenças notórias no desenvolvimento da sua criança.

Qual a diferença entre escola tradicional e Escola Nova?

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método construtivista se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

O que foi a escola tradicional e a Escola Nova?

O foco da relação pedagógica, que na Escola Tradicional centrava-se no professor e no ensino e na Escola Nova deslocou-se para a aprendizagem e para o estudante, foi a principal mudança ocorrida no ambiente escolar nessa primeira fase do escolanovismo.

Qual a diferença da Escola Nova?

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que foi especialmente forte na Europa, na América e no Brasil, na primeira metade do século XX . O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil sob importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.

Quais são as principais características da Escola Nova?

Características da Escola Nova Atenção à individualidade de cada aluno. Respeito à diversidade. Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes. Incentivo à reflexão, à observação e ao pensamento crítico.