Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

Ainda em dúvida sobre qual tipo de bicicleta escolher? Confira as principais vantagens e desvantagens de cada uma

A bike speed, mais conhecida como bicicleta de estrada, é conhecida pelos adeptos a velocidade, enquanto a mountain bike é a favorita dos amantes da natureza. Para você que está se inserindo no ciclismo agora, sabemos que não é fácil escolher uma dentre tantas opções.

São vários tipos de bikes específicas para cada modalidade, possuindo seus prós e contras para a compra. Separamos as principais vantagens e desvantagens dos dois principais estilos de bike e sua modalidade específica. Confira.

Vantagens e desvantagens da bike speed e mountain bike

Sua principal vantagem é a praticidade, sendo leve e passível de ser usada na rua. Além disso, sua velocidade é superior aos outros tipos de bicicletas, auxiliando a percorrer grandes distâncias.

Porém, por ser uma bike construída para ser veloz, ela pode não ser tão confortável quanto as concorrentes. O seu selim é mais alto do que o guidão, tornando a pedalagem do ciclista bem mais inclinada.

Outra desvantagem é quanto ao preço. A bike speed é mais cara do que as bicicletas estilo mountain.

Mountain bike

Especial para a prática em trilhas e contato com a natureza, esta bike é a companheira dos adeptos ao ar livre. Seja pela procura por atividades de ecoturismo em nosso país, ou pelo custo-benefício ser melhor do que as speed bike, esse tipo de bicicleta é o top de linha para as vendas no Brasil.

Sua principal desvantagem é o peso, devido à preparação de estrutura para ser resistente a trilhas e buracos.

Agora que você possui as informações necessárias para escolher seu melhor tipo de bicicleta, acesse nosso site a fim de adquirir sua speed bike ou mountain bike de acordo com a sua necessidade!

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

O ciclismo é um dos esportes mais praticados no Brasil atualmente, principalmente por sua versatilidade, já que essa atividade é indicada para todo tipo de pessoa que tenha condições físicas e motoras para pedalar.

No entanto, muitos daqueles que têm a bicicleta como uma boa companhia nos momentos de lazer e até mesmo algumas pessoas que participam de competições desse esporte não conhecem bem as principais modalidades de ciclismo.

Por isso, vamos detalhar a seguir 4 dos principais tipos de ciclismo e apontar as principais diferenças que existem entre eles. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas para que suas próximas pedaladas sejam mais seguras e divertidas.

1. CICLISMO DE ESTRADA

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?
Funny bike race

O ciclismo de estrada talvez seja a modalidade mais praticada, sendo que algumas das competições mais famosas desse esporte em todo o planeta são realizadas nesse estilo.

Os campeonatos de estrada são disputados de maneira individual ou por equipe, sendo que existem dois estilos de competição, o de resistência e o de tempo. No primeiro, os competidores largam todos juntos e vence aquele que concluir o percurso primeiro, sendo que a distância das provas variam de 50 a mais de 5000 km.

Já nas competições contra o tempo, os atletas largam em instantes diferentes, e o vencedor é o que concluir o trajeto total no menor tempo.

O ciclismo de estrada é praticado com as chamadas speeds, bicicletas que têm os pneus bastante finos e sem cravos, são mais leves que as tradicionais, além de serem desenvolvidas com uma aerodinâmica que favorece o ganho de velocidade e estabilidade nas estradas.

2. MOUNTAIN BIKE

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

“ohh trem bão, sô!”

A Mountain Bike é uma das modalidades mais conhecidas e exploradas por ciclistas no mundo todo. Em geral, ela acontece em terrenos de terra e com percursos cheios de obstáculos em toda sua extensão.

Existem várias submodalidades de Mountain Bike no mundo, sendo Cross Country, Downhill e BMX as mais conhecidas e praticadas. Com buracos, aclives e declives, a bike correta para ciclismo, neste caso, deve ter algumas particularidades:

  • Os pneus de uma bicicleta para Mountain Bike são mais largos, a fim de garantir mais estabilidade em terrenos acidentados e com lama. Isso permite maior aderência da borracha ao terreno, dando mais segurança e controle de tração da bicicleta;
  • Usam amortecedores que garantem mais segurança e conforto em cada pedalada.
  • As marchas variam entre 18 e 27 (modalidades para iniciantes) e de 11 a 30 (bikes profissionais);
  • O quadro das bicicletas de Mountain Bike são mais reforçados para aguentar os impactos causados pelos terrenos irregulares (buracos, obstáculos, pedras, etc) e normalmente são fabricados em alumínio ou fibra de carbono.

3. GRAVEL

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

Um modelo de bicicleta recém-chegado ao Brasil tem chamado a atenção dos ciclistas, tanto dos mais experientes quanto dos novatos. O tipo Gravel Bike (cascalho em inglês) surgiu para atrair as duas principais classes de atletas, os que praticam o ciclismo de rua e o mountain bike.

A modalidade Gravel, atletas que utilizam este segmento de bicicleta, é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, onde os percursos na terra e asfalto são comuns. A principal ideia dessa bike é a versatilidade e o fato de se adequar à realidade do ciclista.

“É uma bicicleta alternativa. Temos a bicicleta urbana, usada no transporte na cidade, mas as principais modalidades esportivas no ciclismo são mountain bike e ciclismo de estrada. A Gravel é considerada um meio termo entre estes dois”, afirma Caetano Barreira, proprietário da Velodrome Bikeshop.

O ciclista e dono da loja faz uma analogia com modelos de carros. A Gravel poderia ser equiparada a um SUV, um veículo utilitário esportivo, por seu conforto e opcionais melhores.

“O ciclismo de estrada utiliza bicicletas como Fórmula 1, é rápido, leve e frágil, enquanto a mountain bike utiliza bicicletas como se fossem um jipe, com um sistema de suspensão muito mais complexo. A Gravel seria um SUV. É uma bicicleta que te oferece conforto, te permite fazer longas distâncias e você não precisa levar tanto peso quanto em uma mountain bike. Além disso, ela utiliza freios a disco e um pneu mais grosso”, afirma Caetano.

Além da possibilidade de utilizar o modelo em diferentes competições, a Gravel também pode ser utilizada no dia a dia de ciclistas profissionais e amadores.

“Ela pode ser usada para ir ao trabalho, por exemplo. Te oferece mais segurança que a bicicleta de estrada, mas são mais robustas, próximas a uma mountain bike. A melhor característica dela é a versatilidade. É bastante comum atletas de mountain bike comprando uma Gravel como uma bicicleta para o dia a dia. Ao mesmo tempo, ciclistas de estrada que querem ir para a terra ou querem fazer um percurso em que o asfalto é de má qualidade também podem usufruir”, ressalta.

4. BMX (BICICROSS)

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?

Fonte: Giphy

Reconhecido como uma das modalidades de ciclismo que mais exige habilidade por parte dos atletas, o BMX também proporciona manobras espetaculares.

Esse tipo de ciclismo, que é praticado com bicicletas que têm pneus menores — geralmente, apenas 20 polegadas de diâmetro —, é dividido em dois estilos, BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras).

No primeiro caso, os competidores disputam uma corrida em uma pista circular com diversos obstáculos e o vencedor é aquele que concluir o percurso primeiro.

Já no BMX Freestyle, o objetivo é fazer manobras radicais, sendo que o vencedor é aquele que conseguir as notas mais altas na avaliação dos juízes.

Para concluir, é importante ressaltar que, independentemente da modalidade a ser praticada, é fundamental fazer uma boa manutenção em sua bicicleta sempre que você perceber qualquer anormalidade.

Quais as principais diferenças entre as provas das modalidades MTB e speed?
Resumão…

Gostou do texto? Quer saber mais detalhes sobre assuntos relacionados ao ciclismo? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Boas pedaladas!

Fontes: [1], [2] e [3]

Qual a diferença entre speed e mountain bike?

É importante destacar que, enquanto uma MTB é versátil e roda em diferentes superfícies, a Speed foi projetada apenas para rodar no asfalto ou em vias pavimentadas. Além disso, essa bicicleta não tem nenhum tipo de suspensão e as transmissões exigem mais força do ciclista para impulsionar a magrela.

Quais as principais diferenças entre as modalidades do mountain bike?

A bike de cross country tem de ser leve, com pelo menos um amortecedor dianteiro..
Downhill. Sua principal característica é a descida de colinas com grandes saltos, curvas apertadas e todos os tipos de obstáculos. ... .
Dual Slalom. ... .
Freeride. ... .
Trip-Trail. ... .
Enduro. ... .
Cicloturismo..

Quais as diferenças entre as provas de ciclismo de estrada?

Outra característica que difere nos dois tipos de ciclismo são as provas que são disputadas em cada uma dessas disciplinas. Na pista, as principais são disputas de velocidade, também chamada de sprint, e contrarrelógio, na qual ganha quem terminar determinado percurso em menos tempo. As provas costumam ser mais curtas.

Qual a diferença entre as modalidades do ciclismo?

No ciclismo de estrada, existem duas modalidades: estrada e contrarrelógio. A primeira consiste em uma corrida de equipe e resistência. Os atletas largam juntos e cada equipe assume uma estratégia. Já a modalidade contrarrelógio consiste resumidamente em uma corrida de velocidade.