Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

Afinal para que serve o sexo? Porque razão acasalam os animais? Qual é o papel do macho nesta função? As perguntas parecem descabidas e as respostas evidentes. Mas, para os biólogos da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, EUA, as questões são pertinentes e as respostas aparecem hoje publicadas na revista americana «Science».
 

Numa visão de matemática simples, o sexo não faz sentido, e a produção de machos - que normalmente contribuem pouco para criar a prole - parece ter sido um desperdício de recursos valiosos.
 

William Rice e Adam Chippindale, os dois biólogos que lideraram o estudo, oferecem uma explicação para o papel dos machos: eliminar as mutações maléficas da união genética e preservar as características boas.
 

A função dos machos na natureza tem sido um dos assuntos mais discutidos entre casais à beira de uma ruptura. A velha acusação feminina de: «Afinal para que serves?», ou frases ainda mais violentas, têm alimentado desavenças quotidianas das que partilham a vida com um elemento do sexo oposto. Mas tudo isto tem um fundamento agora descoberto.
 

Os investigadores que efectuaram um estudo com moscas-das-frutas (drosófilas) vêm agora dar uma resposta cientifica. A reprodução sexual, segundo os cientistas, parece facilitar a transmissão de mudanças genéticas benéficas ao permitir que as espécies deixem parte das suas «marcas» genéticas para trás.
 

Em termos científicos, foi descoberto que a difusão de «evoluções progressivas», em que os traços benéficos se acumulam, foi mais rápida em populações de moscas que se reproduziam sexualmente, em comparação com outras «forçadas» a uma reprodução não cruzada.
 

Sexuadas e assexuadas
 

Esta teoria poderia levar-nos a pensar que caso as fêmeas recorressem à reprodução assexuada, produziriam duas vezes mais descendentes com genes idênticos aos seus, tal como acontece em numerosas espécies, como os pássaros ou as abelhas.
 

As razões para isto acontecer desafiam os cientistas, já que comparando as vantagens e desvantagens da reprodução sexuada e assexuada, a «assexuada sempre vence». Uma vantagem inegável das espécies assexuadas é que a população pode crescer de forma mais rápida, pois há possibilidade de uma clonagem «natural».
 

Mas existe uma «grande» diferença. É que as espécies assexuadas não passam pelo processo de recombinação - mistura do material genético que ocorre na reprodução sexual - um organismo assexuado passa 100 por cento dos seus genes para os descendentes, permitindo que combinações genéticas benéficas passem sem alterações de uma geração para outra.
 

No caso da reprodução sexual isso não acontece. Segundo Rice, as desvantagens do sexo aplicam-se tanto a machos como a fêmeas. E exemplifica: «O meu filho só tem metade dos meus genes. A outra metade é da mãe. Ou seja, apenas metade do meu genoma está incorporado na população». Mas Rice explica também as vantagens: «Caso fosse uma fêmea assexuada, a minha prole herdaria todo o meu genoma. Eu colocaria duas vezes mais genes na próxima geração. Com reprodução assexuada consegue-se o dobro de descendentes e de genes na população.»
 

Diversidade genética
 

A mistura genes de machos e fêmeas cria uma diversidade genética é a explicação clássica para a reprodução. No entanto, até ao momento, existiam poucas evidências que sustentassem uma teoria tão generalizada.
 

Agora, Rice mostrou, em 34 experiências distintas com moscas-das-frutas, que a conjugação certa para a reprodução pode resultar no aumento de mutações benéficas.
 

A experiência foi iniciada com a divisão das moscas em dois grupos, um com genes misturados e outro sem.
 

Posteriormente, foi introduzida nas duas populações a mutação responsável por criar olhos vermelhos, tidos como melhores que os brancos, e monitorizada a sua difusão por um período de 18 meses, o qual envolveu centenas de gerações. Da análise, Rice concluiu que existe «uma vantagem muito grande para a recombinação».
 

No início, a mutação foi passada entre as gerações em uma taxa semelhante nos dois tipos de moscas. Nas gerações posteriores, a mutação benéfica aumentou nas moscas que passaram pela recombinação, mas não nas outras. O que significa, segundo Rice, que «a população recombinada será melhor a longo prazo, mas não a curto prazo».
 

Paula Pedro Martins
 

MNI - Médicos Na Internet
 

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

A Reprodução Assexuada precisa apenas de um indivíduo para ser feita. O ser original  replica suas células por meio de um processo chamado mitose e consegue formar outros seres iguais. Consequentemente, não há formação de casal e não ocorre fecundação. Portanto, todos os “filhos” são geneticamente iguais e podem ser chamados de clones.

Neste artigo sobre Reprodução Assexuada você encontrará:

  1. O que é Reprodução Asexuada e como ela ocorre
  2. Vantagens e desvantagens da Reprodução Assexuada
  3. Seres que fazem Reprodução Assexuada
  4. Tipos de Reprodução Assexuada: divisão binária, fissão, partenogênese, brotamento, esporulação, estrobilização, apomixia, etc.
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Reprodução Assexuada e como ela ocorre

A Reprodução Assexuada é um tipo de reprodução caracterizada por não ocorrer combinação de diferentes materiais genéticos (DNA ou RNA). Isso só é possível porque há um indivíduo que é capaz de originar outros sem necessidade de um parceiro.

Existem vários tipos mas todos possuem o mesmo princípio: o ser original (chamado de parental ou progenitor) sofre sucessivas mitoses para clonar a suas estruturas e assim poder formar vários outros seres. Por causa disso, os seres formados são idênticos (chamados de clones) e possuem cromossomos que carregam as mesmas informações.

A única possibilidade de nascer um ser diferente é caso haja mutação, mas aí já se trata de um fator atípico.

Esse é um tipo de reprodução relativamente simples, mas que possui algumas marcas. Veja as principais características e se são vantajosas ou não:

Características da Reprodução Assexuada: vantagens e desvantagens 

Características com vantagens

  • Rapidez: o número de indivíduos cresce muito rapidamente em pouco tempo, de forma exponencial, por causa da facilidade com que o processo ocorre.
  • Facilidade: é um processo simples que não gasta muito tempo ou energia, pois não há necessidade de desenvolvimento do novo indivíduo ou período de cópula entre machos e fêmeas.
  • Homogeneidade: todos os indivíduos nascem com as mesmas características, então se um é bem sucedido todos os outros serão. Contudo, isso é uma “faca de dois gumes” porque também pode ser causa de uma desvantagem:

Características com desvantagem

  • A homogeneidade pode ser chamada de falta de variabilidade genética, um fator que torna os indivíduos gerados mais vulneráveis às mudanças.

Diferentemente da reprodução assexuada, a reprodução sexuada mistura gametas de outros 2 seres, ou seja, há combinação de novas características que funcionam como  adaptações a novas realidades.

Mas o mesmo não ocorre na Reprodução Assexuada. Vamos ão existe macho nem fêmea, supor que o meio externo em que estes seres vivem sofra uma modificação ruim. Como não há variabilidade genética na Reprodução Assexuada, todos serão prejudicados e podem chegar à extinção em massa. Não nenhum com características diferentes para resistir.

Seres que fazem Reprodução Assexuada

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

Por ser mais simples, a reprodução assexuada existe em seres também considerados mais primitivos – de acordo com a filogenia evolutiva dos Reinos. 

Alguns exemplos são:

  • Bactérias, principalmente unicelulares
  • Fungos
  • Poríferos, também conhecidos como esponjas do mar
  • Cnidários, também conhecidos como águas-vivas
  • Vermes como os Platelmintos e os Nematelmintos 
  • Equinodermos, famosos pela estrela-do-mar
  • Plantas, característica esta que é útil na agricultura

Estão presentes principalmente nos invertebrados, maslembre-se que há seres que podem fazer tanto reprodução sexuada quanto assexuada!

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

Tipos de Reprodução Assexuada

Existem vários tipos de Reprodução assexuada! A seguir, descreveremos cada uma delas para você não se perder quando vir esses nomes nas provas. Apesar de suas particularidades, lembre-se que todas elas possuem o mesmo princípio!

Brotamento ou gemiparidade

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

Neste tipo de reprodução, um broto se desenvolve no indivíduo e depois de um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Alguns dos organismos que se reproduzem por brotamento são: fungos, hidras, esponjas e até certas plantas.

Partenogênese

Este é o único processo assexuado em que há presença de um óvulo, mas ainda sim não há fecundação e nem um parceiro. Ocorre quando um óvulo não fecundado consegue se desenvolver e originar um novo organismo. É um processo comum em abelhas, formigas, alguns peixes, alguns répteis e alguns anfíbios.

Bipartição ou fissão binária ou cissiparidade

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

O termo cissiparidade é usado apenas para seres unicelulares, mas independente desses detalhes, esse tipo ocorre quando um indivíduo divide-se inteiramente em dois iguais. Amebas, planárias e paramécios costumam realizar isso.

Esporulação 

A esporulação é um processo muito comum na reprodução de plantas e fungos. Ela ocorre quando os esporos são as células reprodutoras. Eles são leves e facilmente levados pelo vento, quando caem, germinam e originam novos seres.

Fragmentação 

Na fragmentação, o organismo original fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo. Seres que realizam esse tipo de reprodução são algas e estrelas-do-mar.

Estrobilização 

Neste tipo, há a formação de estróbilos que dão origem a novos seres e é muito comum em Águas-vivas!

Multiplicação vegetativa

Esse é um tipo especial que ocorre somente em algumas plantas, onde as estruturas vegetativas (raízes, caules ou folhas) podem se modificar e originar novos indivíduos. É mais comum em cenouras e batateiras.

Divisão múltipla ou Fissão múltipla 

Este caso é mais comum em seres unicelulares e ocorre quando o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana (estavam dispersos no meio externo), dando origem às células-filhas que são liberadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.

Apomixia 

Ocorre em algumas plantas classificadas como Gimnospermas em que há produção de sementes sem fecundação dos óvulos.

Gostou do nosso artigo sobre Reprodução assexuada? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Quais as vantagens evolutivas da reprodução sexuada com relação a assexuada?

Qual a vantagem evolutiva da reprodução sexuada em relação a assexuada?

A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar.

Quais são as vantagens evolutivas da reprodução assexuada?

A reprodução assexuada é muito eficiente dado que não envolve o cruzamento entre organismos, logo tem menores exigências. Assim, a energia pode ser canalizada directamente na produção de descendência, permitindo um rápido aumento da população.

Que diferenças existem entre a reprodução sexuada e a assexuada explique quais vantagens e desvantagens de cada tipo de reprodução?

A reprodução assexuada forma organismos geneticamente idênticos, enquanto na reprodução sexuada ocorre recombinação gênica. A reprodução sexuada produz variabilidade genética, ao contrário da reprodução assexuada que produz clones.

Quais as principais vantagens e desvantagens dos processos de reprodução assexuada quando comparados a reprodução sexuada?

Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.