Quais desses fatores externos podem afetar a conexão de uma internet via cabo fibra ótica?

7 minutos para ler

Internet fibra óptica ou rádio? Já parou para contar quantas das nossas atividades diárias dependem de uma boa conexão? Elas vão desde conversar com os amigos nas redes sociais até ter aulas online ou executar nossas demandas de trabalho mais básicas.

Nesse cenário inteiramente digital, a escolha da internet é imprescindível. Mas qual mais se adéqua às suas necessidades: internet fibra óptica ou via rádio? Após ler este artigo, você saberá qual a melhor solução em termos de ultravelocidade, estabilidade e segurança! Confira!

Conheça suas necessidades

Para escolher uma internet que se encaixe em seu perfil, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer bem suas próprias necessidades. Para isso, separamos 3 fatores sobre sua demanda para você analisar e, então, ter mais subsídios para decidir entre internet fibra óptica ou via rádio.

Tipo de uso

Você é um heavy user de redes sociais? Um freelancer que precisa de uma conexão rápida e constante? Um gamer que passa horas jogando online? Ou apenas gosta de assistir a filmes em plataformas de streaming?

A primeira questão é definir qual uso você dá à sua internet, bem como qual a intensidade de suas atividades online.

Essa consciência vai mudar bastante sua decisão final entre internet fibra óptica ou via rádio, especialmente porque a segunda tecnologia envolve transmissão pelo ar. Essas ondas são mais suscetíveis a instabilidades do que a fibra óptica (na qual a transmissão do sinal se dá por feixes de luz, sem interferência externa ou eletromagnética).

Quantidade de pessoas que utilizarão a internet

A casa está cheia? Mora em república estudantil? É melhor levar isso em consideração quando for escolher o tipo de internet mais adequado para você.

Afinal, a largura de banda é uma estrada por onde passam inúmeros carros, indo e vindo a todo segundo. Quanto maior o volume de veículos, maior o tráfego, certo? Com a sua internet, funciona assim também.

A depender da quantidade de usuários sobrecarregando a rede simultaneamente, pode ser que uma internet via rádio não consiga cumprir as demandas, travando ou sofrendo oscilações na conexão.

A partir dessas informações, você já vai começar a entender as diferenças entre internet fibra óptica e via rádio.

Alcance da rede

Para usar a internet em qualquer ambiente, é preciso analisar o alcance de rede de cada tipo de conexão. Tem uma casa grande e cômodos distantes uns dos outros? Esse fator também é relevante na escolha entre as duas formas de distribuição de sinal.

Internet fibra óptica ou via rádio: como funcionam?

Agora que você já conhece as suas necessidades, está na hora de entender como essas duas soluções de internet funcionam, para escolher a melhor.

Internet fibra óptica: opção perfeita para quem quer ultravelocidade

A internet fibra óptica funciona por meio de uma rede cabeada formada por plástico, vidro e uma camada de proteção contra impactos. Esses cabos são instalados na sua casa, sendo conduzidos até a central da operadora. Nessa tecnologia, a transmissão é feita por feixes de luz, que levam dados por toda a extensão dos cabos.

Conexão via rádio: ponto forte é sua abrangência de rede

A transmissão via rádio funciona da seguinte forma: o sinal é distribuído por uma torre, formada por diversas antenas fixas, as quais têm a incumbência de garantir a emissão das ondas de rádio.

Essas ondas são recebidas por uma antena instalada na casa do cliente, que, por sua vez, retransmite esses impulsos a um modem, que converte os dados em sinal de internet.

Essa ausência de infraestrutura de cabeamentos faz com que a solução por ondas seja oferecida por algumas operadoras em regiões rurais. Atualmente, porém, já existem empresas atuando com 100% de fibra óptica em muitas áreas do interior do país.

Após essas informações, ainda está em dúvida sobre qual internet escolher? Confira, abaixo, as principais vantagens entre internet fibra óptica e via rádio.

Vamos ver, agora, os pontos fortes de cada tecnologia, de modo a embasar sua tomada de decisão.

Rádio

Citamos, acima, a abrangência de rede da internet via rádio, mas o que é isso?

Abrangência

As ondas de rádio têm um comprimento capaz de levar suas informações para grandes distâncias. Por isso, essa solução de internet consegue atender uma gama de regiões considerável, o que a faz estar disponível em lugares mais distantes dos centros urbanos.

Custo-benefício

Outro ponto importante é que, exatamente por sua abrangência e simplicidade de instalação, a internet via rádio tem ótimo custo-benefício e facilidade na manutenção.

Qualidade

A qualidade do sinal via rádio pode ser boa, mas depende de precisão “cirúrgica” na instalação.

Para que você tenha internet rápida nesse modelo, é preciso que as antenas da torre e da sua residência sejam posicionadas frente a frente, sem qualquer tipo de interferência e em distância não muito grande entre si.

Muros, prédios e até árvores podem atrapalhar a transmissão. No entanto, se estivermos tratando de regiões rurais, como sítios e fazendas, a ausência de bloqueios pode entregar internet de boa qualidade via rádio.

Fibra óptica

A maior diferença entre internet fibra óptica e via rádio é a velocidade da primeira. Devido ao seu tipo de transmissão de dados, que acontece muito próximo à velocidade da luz, a fibra óptica garante recursos quase ilimitados quando falamos em potencial de largura de banda.

Maior capacidade de transmissão

Ao alinharmos a velocidade à estrutura de cabos que atravessam oceanos, temos capacidade de transmissão e estabilidade de sinal muito amplas, não afetadas por alterações climáticas e com qualidade de rede inalterada. Na internet 100% fibra óptica, você tem muito mais disponibilidade.

Maior potência do sinal

Maior potência de sinal é sinônimo de internet rápida. Para você ter uma ideia, os planos de internet via rádio costumam oferecer, em média, 512 Kbps a 5 Mbps. O potencial de uma internet 100% fibra óptica, entretanto, ultrapassa a casa dos Gigabits por segundo.

Transmissões mais seguras

É provável que você não esteja mais em dúvida entre internet fibra óptica ou via rádio. Mesmo assim, vale a pena citar mais um quesito em que os filamentos de vidro estão anos-luz das ondas de rádio: segurança.

Enquanto os sinais de rádio estão vulneráveis a interceptações por hackers, nas transmissões por fibra óptica, seria necessário acessar o núcleo do cabo para roubar informações (tendo em vista que não há qualquer vazamento externo na troca de dados por esses cabos).

Com essas informações em mente, é possível escolher entre a internet óptica ou via rádio para realizar todas as suas atividades online com qualidade e eficiência!

Entendeu todas as diferenças entre fibra óptica e rádio? Quer se livrar de vez da internet lenta e, com isso, passar a jogar, assistir a filmes ou fazer videoconferências sem instabilidades ou travamentos? Então, ligue grátis 106 38 e monte o combo de internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura ideal para sua casa!

O que pode causar interferência no cabo de rede?

Interferência de redes O fato de outras conexões próximas a sua utilizarem a mesma frequência — para emitir sinais WiFi, por exemplo — é o suficiente para que a performance delas seja prejudicada. Por isso, quanto menos equipamentos compartilhando a frequência em um mesmo espaço, melhor.

Quais são os dois tipos de interferência que podem afetar a produtividade de dados em cabos UTP?

Eles reduzem a interferência eletromagnética de origem externa. Os ruídos externos são também conhecidos como EMI (Interferência Eletromagnética) e RFI (Interferência por Rádio Frequência). Há também a redução da diafonia (crosstalk) pelo trançado dos pares.

O que pode interferir na velocidade da internet?

As barreiras físicas, como paredes grossas e móveis grandes, diminuem o alcance e velocidade da rede Wi-Fi. Alguns objetos, como equipamentos bluetooth e aparelhos de micro-ondas geram interferências. Aquários e espelhos também impactam na propagação de ondas eletromagnéticas.

Como danificar uma fibra óptica?

5 fatores que fazem a fibra óptica romper.
1) Acidentes envolvendo queda e danificação de postes..
2) Caminhões acima do limite de altura..
3) Intempéries (ventos, chuva, ciclone) e incêndio..
4) Pipas com linhas de cerol..
5) Por incrível que pareça, roedores..