Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de climas e formações vegetais no continente?

Os fatores que influenciam o clima dividem-se em vários elementos naturais, além da ação humana.

O Clima é uma palavra comum no cotidiano das pessoas. Sua definição, no entanto, não. É comum a confusão entre clima e tempo, mas são expressões bem diferentes. De um lado, o Tempo é o estado da atmosfera em um dado momento, por exemplo: está chovendo, está frio, está calor, está nublado. De outro lado, o clima é o conjunto de variações no tempo em uma determinada região em um período maior, por exemplo: o clima no Nordeste é seco, o clima na minha casa costuma não ser muito quente.

Dessa forma, quais são os fatores que influenciam as variações do clima?

Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana.

A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima. Geralmente, em regiões de baixas latitudes, isto é, localizadas próximas à Linha do Equador, as temperaturas costumam ser mais elevadas. Isso ocorre porque, nessas regiões, os raios solares possuem uma maior incidência que nas demais regiões. Dessa forma, nas regiões de altas latitudes (mais próximas aos polos), a temperatura tende a diminuir.

Além da latitude, as altitudes, associadas às variações de pressão atmosférica, também formam um fator determinante nas variações do clima. Quanto mais alta em relação ao nível do mar uma região se encontra, menores suas temperaturas tendem a ficar. Isso ocorre porque nessas regiões a quantidade de moléculas de ar também é menor, reduzindo a pressão atmosférica e sua capacidade de resguardar o calor.

As massas de ar também formam um importante fator climático, pois suas movimentações são capazes de alterar os climas de diferentes regiões, levando umidade onde está seco e proporcionando estiagem onde antes chovia. Elas ocorrem em virtude das diferenças da pressão atmosférica, deslocando-se das zonas de maior pressão para as de menor pressão.

As correntes marinhas costumam transformar as características das condições climáticas. As correntes quentes, graças às influências da latitude, quando se aquecem mais, levam mais umidade e geram temperaturas mais elevadas nas zonas litorâneas. Já as correntes frias provocam a queda da umidade e da temperatura nessas mesmas zonas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Isso ocorre porque os oceanos são grandes armazenadores da energia solar. Como eles compõem a maior parte da superfície da Terra, suas variações de temperatura irão influenciar diretamente o clima na planeta. Assim, os fenômenos climáticos alteram-se conforme os níveis de aquecimento dos oceanos aumentam ou diminuem.

No entanto, a influência deles será mais decisiva nas regiões mais litorâneas do que nas zonas continentais. Essas variações são chamadas, respectivamente, de maritimidade e continentalidade. Além disso, há diferenças entre o calor específico da água e da terra. Nos continentes, o aquecimento é mais rápido e a conservação de calor é mais efetiva, já a água demora mais para variar a sua temperatura, levando mais tempo para provocar alterações no clima.

Além de todos esses elementos, existem também as ações humanas que também interferem no clima. Esse é, com certeza, o mais problemático dentre todos os elementos aqui citados. Isso porque ele não é natural e de difícil previsão. Sua influência é mais nítida nos chamados microclimas, como as ilhas de calor que se formam nas regiões com grandes quantidades de prédios e elevados edifícios. Além disso, existem também as inversões térmicas, que se agravam com o excesso de poluição atmosférica.

Assim, existem também indícios de que o homem não altere somente os microclimas, mas também as temperaturas em nível mundial, na teoria do Aquecimento Global. No entanto, como existem inúmeros elementos que variam sobre as oscilações climáticas, essa proposição ainda não é consensual na comunidade científica. De toda forma, é extremamente importante a adoção de medidas que visem à conservação do ambiente e da atmosfera.

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Os rios europeus são importantes elementos presentes na história e no desenvolvimento do velho continente.

Clima

Vários fatores influenciam o clima europeu; latitude, relevo, maritimidade, correntes marítimas ( corrente do Golfo) e ventos da região Ártica, do Saara e principalmente do Oceano Atlântico.

O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.

No clima temperado continental, a amplitude térmica  é maior que no temperado oceânico. Essa diferença decorre da maritimade, que mantém as temperaturas mais constantes ao longo do ano no clima temperado oceânico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidrografia

?Com superfície  relativamente pequena e relevo pouco uniforme, a Europa não possui rios do porte do Amazonas (Brasil) ou do mississipi (Estados Unidos). Apenas na grande planicie russa os cursos percorrem maiores distâncias. Apesar disso, a rede hidrográfica europeia, bem como seus mares e oceanos, tem sido fundamental na história e na econômia do continente.

A hidrografia europeia foi essencial para o desenvolvimento das relações comerciais do continente, pois possibilitou o transporte de grande quantidade de produtos agrícolas a baixo custo. Os muitos rios europeus de planícies possui longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre diferentes regiões.

Enquadram-se nesse caso os rios Volga, Danúbio e Reno, além do Rio Tâmisa, na Inglaterra, e do Rio Sena, na França.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de climas e formação vegetais no continente americano?

A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. Sabemos que existe uma grande relação entre o clima e a cobertura vegetal de um determinado lugar.

Quais fatores naturais exercem maior influência nos tipos de clima?

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

Quais são os fatores naturais que influenciam a vegetação?

As vegetações nativas em uma região são influenciadas diretamente pelo seu clima. Além dos aspectos climáticos, outros fatores participam do desenvolvimento da vegetação. São exemplos relevo, hidrografia, solo, pressão atmosférica, altitude, latitude e movimentação das massas de ar.

Qual a influência do clima nas formações vegetais?

A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.