Quais foram as conquistas dos seres humanos graças à descoberta do fogo?

Você sabe como o homem descobriu o fogo e o incluiu na sua vida? Se não, continue lendo para conhecer a história do fogo.

Esse elemento foi e continua sendo essencial para o desenvolvimento das civilizações, não é verdade? Então, que tal embarcar com a gente nessa aventura histórica.

A importância do fogo para a civilização

Certamente, as chamas são a maior conquista humana durante a pré-história, responsáveis por grandes avanços. Além disso, sua descoberta levou os homens a extrair energia da natureza e moldá-la de acordo com suas necessidades.

No começo, elas eram sinônimo de proteção, pois afastavam os animais selvagens e ajudavam nos dias frios. Depois, começaram a ser usadas na caça, em tochas, para assustar a presa e capturá-la mais facilmente.

O fogo também foi utilizado para para cozinhar alimentos, deixando-os mais saborosos e saudáveis ao eliminar muitas das bactérias. Inclusive, também aumentou a variedade de alimentos que podiam ser consumidos. 

Por um lado, na Antiguidade, a brasa formaria a matéria. Por outro, na Idade Média os alquimistas acreditariam que ela era capaz de alterar as propriedades químicas das substâncias. Ele transformaria materiais sem valor em ouro, por exemplo.

Como o fogo foi a primeira fonte de energia descoberta, controlada e usada pelos humanos, no começo eles só sabiam transportá-lo.

Um dos primeiros capítulos da história do fogo foi o atrito entre dois pedaços de madeira, que só foi escrito muito depois. Isso porque o homem viu que saíam faíscas de dois galhos que se esfregavam com o vento.

Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico. Ou seja, aos 7 mil anos a.C. Mas não foi fácil, pois eles precisaram usar tipos diferentes de pedras até encontrarem as melhores para produzir as chamas.

Nessa busca, diversos utensílios foram criados para ajudar. Um deles foi um disco de madeira que era girado rapidamente nas palmas das mãos e pressionado em uma superfície plana também de madeira. Depois, as puas de arco e corda, que eram mais rápidas na criação do calor.

Geralmente, a produção do fogo exigia muito trabalho. Por isso, alguns povos indígenas mantinham de prontidão uma equipe que garantia que a brasa nunca se apagasse.

Uma boa dica para conhecer essa história é o filme “A Guerra do Fogo“, de 1981. De maneira romanceada, ele conta como foi a descoberta do fogo pelos homens primitivos.

A química do fogo

Para conhecer a história do fogo também é preciso saber sobre sua química.

“A rápida oxidação de um material combustível liberando calor, luz e produtos de reação, como o dióxido de carbono e a água”. Essa é a definição do fogo em manuais de Física e Química.

Um composto químico orgânico suscetível à queima, em contato com uma substância comburente, precisa de uma energia de ativação fornecida por uma faísca. O composto pode ser papel, madeira, plásticos e hidrocarbonetos. A substância comburente, oxigênio e a energia de ativação, temperatura de ignição.

A partir da reação de queima, também chamada de combustão ou oxidação, o calor desprendido mantém o calor. Assim, os produtos emitem luz visível e energia causadas pela temperatura alta, 

Que tal conferir outros artigos do nosso blog para conhecer nossos equipamentos de segurança? Por sermos fabricantes, oferecemos modelos padronizados e especiais para prevenir e combater acidentes causados pelo fogo.

Quais foram as conquistas dos seres humanos graças à descoberta do fogo?

Quem foi o homem que descobriu o fogo?

Homo Erectus Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Em que ano o homem descobriu o fogo?

Segundo pesquisas arqueológicas, os povos primitivos começaram a produzir fogo no período neolítico. Ou seja, aos 7 mil anos a.C. Mas não foi fácil, pois eles precisaram usar tipos diferentes de pedras até encontrarem as melhores para produzir as chamas.

Como foi a descoberta do fogo?

Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.

Por que a descoberta do fogo foi importante para o homem?

O fogo fornece uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. ... Além disso, a criação de fogo permitiu a expansão da atividade humana nas horas escuras e mais frias da noite e seu uso é disseminado nas mais variadas culturas e tradições, antigas e contemporâneas.

Qual é a importância do fogo para o homem?

Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.

Quais as utilizações do fogo?

O fogo tinha muitas utilidades para os primeiros seres humanos. As fogueiras mantinham as pessoas aquecidas e afugentavam os animais selvagens. O fogo iluminava o caminho durante a noite e também o interior das cavernas, além de servir para cozinhar. ... Por volta de 3500 a.C., já se usava o fogo para moldar metais.

O que o ser humano fez após dominar o fogo?

Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório. Com o advento da máquina a vapor, usando o fogo como fonte de energia, ocorreu o grande processo de industrialização que nos levou ao atual estágio tecnológico.

Qual foi a grande descoberta do homem primitivo?

Uma das maiores descobertas do homem foi o fogo. ... A descoberta do fogo permitiu que o homem primitivo pudesse aproveitar melhor os alimentos, contribuiu para a defesa pessoal e permitiu que os recursos naturais que precisam do calor para ser usados fossem mais bem aproveitados, como a madeira e o carvão.

Como era feito o fogo antigamente?

O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor. ... Os Incas acreditavam que o fogo lhes havia sido dado pelo filho do Sol.

Quais foram as conquistas dos seres humanos graças à descoberta do fogo?

Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.

Como foi o descobrimento do fogo?

  • O descobrimento do fogo. Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização. Há evidências de que o fogo já era utilizado pelo homem na Europa e na Ásia, no período paleolítico posterior.

Quando foi descoberto o fogo para cozinhar?

  • Foi a partir do uso do fogo para cozinhar que aumentou o número e a variedade de alimentos disponíveis para os homens primitivos. O fogo teve ainda uma outra utilidade, menos óbvia hoje em dia, mas talvez a mais importante de todas, quando foi descoberto pela primeira vez.

Como o homem leva o fogo até sua habitação?

  • A partir deste momento, o primeiro passo foi dado para que o homem levasse o fogo até sua habitação. Por meio de uma tocha com uma haste de madeira e alguns gravetos a chama incandescente era levada de seu lugar natural até a caverna ou acampamento, onde o fogo poderia ser mantido indefinidamente, como uma fonte constante de calor, luz e proteção.

Quais as formas de utilizar o fogo?

  • No decorrer da historia, o homem encontrou formas diferentes de utilizar o fogo: luz e calor resultantes da rápida combinação de oxigênio, ou em alguns casos de cloro gasoso, com outros materiais.

O que é descoberta do fogo trouxe para a humanidade?

A descoberta do fogo transformou a vida dos hominídeos, pois, a partir disso, eles puderam ficar nas cavernas com segurança e se aquecer do frio. Além disso, o fogo assava os alimentos e espantava os animais silvestres. Outra transformação importante no Paleolítico foi o uso da pedra lascada.

Quais conquistas os grupos humanos obtiveram após o domínio do fogo?

A sobrevivência humana não foi mais a mesma após o controle do fogo: conseguiam se proteger do frio, esquentavam os alimentos e de sobra espantavam animais ferozes. O planeta, por volta de 18000 a.C, encarou inúmeras mudanças climáticas e geográficas.

O que mudou com a descoberta do fogo?

O fogo fornece uma fonte de calor, proteção e um método para cozinhar alimentos. Estes avanços culturais permitiram a dispersão geográfica humana, inovações culturais e mudanças na dieta e no comportamento.

Como o fogo mudou a vida do ser humano?

A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo. O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.