Quais foram os impactos da colonização portuguesa para a população indígena?

Quais foram os impactos da colonização portuguesa para a população indígena?

As invasões europeias nas Américas, desde o século 16, foram nefastas, causando o extermínio de vários povos indígenas

No século XVI, quando os europeus chegaram ao continente americano, os indígenas brasileiros já estavam aqui e tinham estrutura social formada. O professor Ricardo Alexino Ferreira fala sobre os impactos desse processo histórico até a atualidade sobre as populações indígenas. “As invasões dos europeus nas Américas foram nefastas”, opina.

Para Alexino o mais grave nesse processo foram os extermínios de vários povos indígenas, configurando-se um dos piores genocídios da humanidade juntamente com a escravização de africanos. Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram.  Com a chegada da primeira leva  de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.  Atualmente, no Brasil,  são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.

Ouça a coluna:

Quais foram os impactos da colonização portuguesa para a população indígena?
A coluna Diversidades é atualizada às segundas-feiras. Ouça, opine, compartilhe e curta. Use a hashtag #Diversidades. Estamos no Facebook (nossaciencia), Twitter (nossaciencia), Instagram (nossaciencia) e temos email ().

Ouça a coluna anterior: Literatura africana para brasileiro ver e ler

Ricardo Alexino Ferreira

O Impacto da Chegada dos Portugueses na Vida da População Indígena da América

331 palavras 2 páginas

Com os portugueses ocupando o Brasil,começaram a ter interesses sobre o lugar que agora era de posse deles.Inicialmente começaram a extrair algumas riquezas como Pau-Brasil e muito tempo depois,podemos citar o exemplo do ouro.Usando assim o trabalho escravo do índio para extrair os ‘’produtos’’.Outro objetivo seria ocupar as terras e fazê-las com que se tornassem um território a mais de Portugal.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes.As culturas eram totalmente diferentes e pertenciam a mundos distintos.Enquanto os índios viviam da pesca e da agricultura e não usam muitas roupas,os portugueses usavam roupas pesadas e bem feitas para conseguir permanecer no frio europeu e se alimentam de comidas mais bem preparadas e não precisam caçar.
Feitorias eram locais estabelecidos ao longo do litoral brasileiro. O sistema realizado era o escambo com os indígenas:os portugueses ofereciam miçangas, espelhos e outros objetos insignificantes em troca da madeira. Esta era cortada e carregada pelos índios até a feitoria onde permanecia até a chegada de alguma embarcação.
As capitanias hereditárias foram uma forma de administração territorial feita pela Coroa Portuguesa,dividindo assim o Brasil em 15 faixas de terra todas governadas por um donatário.Os índios sofreram muito nas mãos do donatários pois os mesmo poderiam escravizar índios para trabalho agrícola, montar engenhos, além de cobrar impostos e exercer a justiça em seus domínios.
Segundo o Censo IBGE realizado em 2010, calcula-se que a população de índios seja de 896.917 pessoas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil havia aqui uma população de 6 milhões de índios. Depois de escravizá-los, catequizá-los (contra sua vontade) e matá-los, em 1950 havia entre 70 e 100 mil.
Diferente dos índios de antigamente(e alguns ainda hoje),podemos ver que muitos vivem na cidade e seguem sua vida como a maior parte dos brasileiros.Mas como citado anteriormente,ainda

Relacionados

  • Trabalho de quimica

    1606 palavras | 7 páginas

    O Impacto da Conquista da América Se para os conquistadores europeus a colonização da América pode ser considerada uma façanha, para os diversos povos conquistados esse processo foi, certamente, uma catástrofe. A dizimação dos habitantes originais do continente americano ainda ecoa entre as populações remanescentes, que lutam pelo respeito à sua terra, cultura e liberdade. Um caso recente foi os povos indígenas de Campo Grande lutando por terras, conflito com os policiais que resultou até em morte….

  • Trabalho Fernanda

    795 palavras | 4 páginas

    O Impacto da conquista da América O contato entre europeus e indígenas teve profundo impacto sobre ambos os povos. Durante muito tempo, historiadores enfatizaram a chegada dos europeus no "Novo Mundo" com um ato heroico. Mas mais recentemente esse acontecimento tem sido visto por outros pontos de vista, privilegiando a visão dos povos indígenas. Colocando a chegada dos europeus não como descobrimento mas como conquista/invasão. Já em 1556, o estado espanhol determinou proibidos os termos conquista….

  • O encontro entre dois mundos

    825 palavras | 4 páginas

    O que Pero Vaz de Caminha não relatou Século XV – Chegada dos portugueses ao Brasil. Essa chegada trouxe grande impacto à população indígena devido a diferença entre as duas sociedades. A tripulação portuguesa chegou no território em condições precárias de saúde e higiene, enquanto os índios mesmo na vida simples, apresentavam condições superiores, segundo a narração de Pero Vaz de Caminha. Caminha discutiu as diferenças da vegetação e dos animais entre as duas regiões e sugeriu a cristianização….

  • Descobrimento da América - Formas de Violência

    909 palavras | 4 páginas

    1 / 3 História Descobrimento das Américas Formas de Violência Durante muito tempo era exposto apenas os pontos positivos da expansão marítima que trouxe portugueses e espanhóis para a América. Era levado em conta apenas as glórias, os benefícios e o progresso que esse ato trouxe. Os europeus chegaram a América acreditando terem descoberto um novo território, um território desabitado, se pensarmos pelo ponto de vista dos europeus, eles estariam certos, para eles era um novo território….

  • INFLUÊNCIA DOS DIVERSOS POVOS NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL

    2275 palavras | 10 páginas

    bibliográfica, daremos início a abordagem daqueles que habitavam no Brasil, designados como índios de que maneira viviam, e com a chegada dos portugueses em 1500 o que mudou, pois houve um confronto de idéias, os portugueses trouxeram a sua bagagem cultural de Portugal, a língua, costumes, religião, literatura, arquitetura, organização política, dentre outras, os portugueses se sentiam superiores aos índios. Os negros foram trazidos da áfrica pelos europeus como mão-de-obra para os engenhos de açúcar….

  • movimentos culturais

    2960 palavras | 12 páginas

    ................5 A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América...............6 História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.................................................................................7 História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira............................8 Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social..9….

  • Choque entre culturas

    2546 palavras | 11 páginas

    ASTECAS E AS NAÇÕES INDÍGENAS NO BRASIL DURANTE O SÉCULO XVI E XVII INTRODUÇÃO Quando os europeus chegaram ao continente americano, encontraram povos que possuíam características próprias, como os Astecas, os Incas, os Maias, e ainda as tribos com características nômades e primitivas, como as do Brasil. Na América espanhola esse contato entre o europeu e os nativos, causou um enorme choque de culturas e o extermínio de grande parte da população existente, apesar de….

  • Trabalho sobre os indigenas

    922 palavras | 4 páginas

    e da América foram alcançadas e exploradas. A chegada da esquadra de Colombo à América, em 1492, teve grande impacto tanto entre os indígenas quanto entre os europeus, representando um "confronto de duas humanidades". Durante muito tempo, vários historiadores transmitiram uma visão heróica dos feitos do europeu, o que tornou corrente o uso da expressão descobrimento — "descobrimento da América", "descobrimento do Brasil" —, enfatizando principalmente o aspecto "civilizador" da chegada dos europeus….

  • indios

    1982 palavras | 8 páginas

    B94273-8 Michelly Tomé Comba B820BF-3 Wesley Matheus Santos B850DH-0 Introdução Historiadores afirmam que antes da chegada dos portugueses já haviam aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Aqui no Brasil habituavam-se cerca de cinco milhões deles, que eram divididos em tribos onde pertenciam a tupi-guaranis, (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto….

  • A importância do índio na colonização brasileira

    3313 palavras | 14 páginas

    quase extinção perante tantos acontecimentos. Mostrar como ocorreram as primeiras relações entre índios e europeus, até os conflitos finais e os motivos que levaram a extinção dos índios durante o período colonial. Abordam também a herança que os indígenas nos deixaram, e o que aprendemos, e ainda hoje utilizamos derivado de sua cultura, mostrar também alguns conhecimentos de ervas medicinais e a influencia que estas tinham e ainda tem, e que mesmo depois de tanto tempo ainda se utiliza até os dias….

Outros Trabalhos Populares

Qual foi o impacto da colonização portuguesa para os indígenas?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Qual foi o impacto da colonização entre as populações indígenas por quê?

Trata-se da população indígena a qual chegou a quase total desaparecimento. Nas fases da conquista e colonização, foi inevitável o contato entre europeus e os grupos indígenas litorâneos dando origem ao processo aculturativo, que resultou na subordinação e dizimação de muitos destes povos.

O que mudou na relação entre indígenas e portugueses no início da colonização?

A relação com os índios passou a ser conflituosa e, praticamente, em todos os locais de colonização se desencadearam guerras entre os índios e os brancos. Se os índios ganharam alguns combates, por outro lado, os portugueses ganharam a guerra.

Quais foram as percepções dos portugueses em relação aos povos indígenas?

Não reconhecendo nos nativos uma cultura própria, os portugueses pretendiam torná-los súditos do rei de Portugal e cristãos. Eram incapazes de entender os índios e o seu contexto sócio - cultural, reduzindo-os à condição de selvagens, de acordo com os padrões europeus.