Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?

Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?
Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?

  • Blog
  • FAQs
  • Privacy Policy
  • Contact Us
  • Terms and Conditions

4- doc 2 Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?

Question

4- doc 2 Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?

PRESISO DA RESPOSTAAA​

in progress 0

História Amara 1 ano 2021-11-10T23:33:00+00:00 2021-11-10T23:33:00+00:00 1 Answers 0 views 0

Answers ( )

  1. Resposta:

    sorry, Im not speacle portugueses

Leave an answer

Amara

2013, 50 ANOS DA REFINARIA DUQUE DE CAXIAS E A EXPANSÃO DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA NO BRASIL:

O livro Reduc 50 anos: ganhos, perdas e danos. Desafios para o futuro faz uma análise das questões sócioambietais em torno da cadeia produtiva do petróleo no Brasil e apresenta o movimento social denominado Fórum dos atingidos pela indústria do petróleo e petroquímica das cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG), apresentando a sua declaração de princípios. Na primeira parte do livro apresenta-se um panorama sobre o passivo social e ambiental no Estado do Rio de Janeiro e do litoral brasileiro, refletindo sobre os Riscos e prejuízos sociais e ambientais da indústria petrolífera. Essa pesquisa demonstra que o Rio de Janeiro, pode ser considerada a capital dos problemas ambientais e sociais da indústria petrolífera, detalhando os casos do litoral Norte Fluminense e da Baía da Guanabara. Em outro capitulo é analisada a Pesca artesanal e conflito ambiental na Baía de Guanabara, bem como o processo do licenciamento ambiental no Estado do Rio de Janeiro e a comunidade de pescadores artesanais, crise socioambiental gerada pela indiferença e omissão do poder público apresentando um estudo de caso da Baía de Guanabara. Podemos também destacar a questão dos riscos, empregos, “desenvolvimento” e condições de vida: temor e consentimento nas representações de populações que sofrem efeitos de proximidade da REDUC. Essa publicação apresenta a percepção de risco nas comunidades do entorno da Refinaria Duque de Caxias e a poluição atmosférica e danos à saúde em Duque de Caxias/RJ e investiga a visão crítica e comentada dos alunos do curso técnico em meio ambiente do colégio Presidente Kennedy sobre o Seminário 50 anos de REDUC: ganhos, perdas e danos. E a possibilidade de uma educação ambiental crítica no entorno de um polo petroquímico. O livro também apresenta um estudo sobre a Refinaria Premium e a presença da Petrobras no Maranhão e a reconfiguração de territórios no Espírito Santo pelas atividades petrolíferas. E reflete sobre os tempos do “ouro negro” em terras acreanas e os impactos potenciais das atividades petrolíferas e de geração de energia em Pernambuco. E finaliza pesquisando sobre a Petrobras e a mudança do clima: da negação à apropriação do mercado de carbono, REDD e agrocombustíveis.

O derramamento de petróleo nos oceanos é um problema ambiental grave, pois causa prejuízos a todos os organismos que ali vivem. Essas situações ocorrem como resultado de uma série de fatores, tais como acidentes nas plataformas de petróleo ou mesmo com navios-petroleiros. Vamos, neste texto, mostrar os principais danos causados por vazamentos de petróleo nos oceanos e algumas medidas adotadas para tentar resolver esse problema.

Veja também: Principais desastres ambientais causados pelo homem

Como o petróleo pode poluir os oceanos?

Vários tipos de acidentes podem ocasionar a liberação de petróleo nos oceanos, sendo fundamentais medidas preventivas. Geralmente, as principais causas da poluição por petróleo são defeitos nos navios-petroleiros, vazamentos nas plataformas de petróleo, rompimentos de dutos e lançamento, no mar, de água utilizada para lavar reservatórios que contenham petróleo.

Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?
Acidentes em plataformas de petróleo podem liberar uma grande quantidade de óleo nos oceanos.

Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos

A liberação de petróleo no oceano ocasiona uma série de consequências graves, a saber:

  • O petróleo é um óleo escuro que, ao ser lançado no ambiente aquático, forma uma grande barreira que impede a penetração da luz. Por bloquear a luminosidade, o petróleo é responsável por impedir que o fitoplâncton realize fotossíntese, o que afeta negativamente esses seres vivos. Como o fitoplâncton serve de alimento para o zooplâncton, este também é atingido. Desse modo, toda a cadeia alimentar do ecossistema marinho é prejudicada. Não podemos esquecer também que o homem pode sofrer as consequências dessa poluição caso faça a ingestão de organismos que foram contaminados pelo óleo.

  • O petróleo também é capaz de intoxicar os animais marinhos, causando danos, por exemplo, no sistema nervoso, além de causar asfixia e morte pelo aprisionamento no óleo. Animais como peixes e tartarugas marinhas são amplamente prejudicados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Aves marinhas também são amplamente afetadas. Ao entrar em contato com a água para capturar seu alimento, essas aves têm suas penas cobertas de óleo. Ao recobrir o corpo do animal, o óleo é capaz de prejudicar o equilíbrio térmico desses organismos, fazendo com que a ave morra de frio ou de calor, dependendo do local em que ela estiver. Vale destacar, no entanto, que outros animais também podem ter seu equilíbrio térmico alterado.

Quais impactos socioambientais vocês imaginam que a expansão das manchas de petróleo na costa brasileira causou ao país?
Os animais que vivem no mar e que dele retiram seu alimento são altamente prejudicados pela poluição por petróleo.

  • A área contaminada por petróleo também causa danos ao turismo local, afetando diretamente a economia da região afetada.

  • As pessoas que pescam nas áreas atingidas também são afetadas, pois a prática deve ser interrompida até que se comprove a segurança da realização dessa atividade.

Veja também: Desastre ambiental em Brumadinho

É possível retirar o petróleo dos oceanos?

Após um acidente com petróleo, são iniciadas ações para tentar resolver o problema causado pelo vazamento. Essa tarefa não é fácil e envolve uma grande força-tarefa para evitar que o petróleo espalhe-se, retirar o petróleo da água e também salvar os animais que foram impactados pelo contato com o óleo.

Atualmente, diversas técnicas existem para garantir a limpeza dessas áreas em caso de acidentes. Uma das técnicas mais utilizadas é, sem dúvidas, as barreiras de contenção, que evitam o espalhamento do petróleo para uma área ainda maior. Equipamentos que absorvem o petróleo também são usados, sendo esse o caso doskimmer, que garante a captação e o bombeamento do petróleo para um local de armazenamento.

Outra técnica bastante interessante é o uso de micro-organismos capazes de metabolizar os componentes do petróleo. Essa técnica é denominada de biorremediação. Dispersantes químicos também podem ser utilizados, sendo esses produtos responsáveis por acelerar o processo de dispersão do óleo, removendo, desse modo, o óleo da superfície. A remoção mecânica e manual é feita quando o petróleo atinge as áreas de praias.

Vale destacar que cada caso deve ser analisado atentamente para que a melhor técnica seja escolhida, uma vez que o óleo, nem sempre, apresenta a mesma composição, o que pode tornar uma técnica menos eficiente que outra.

Leia também: Problemas ambientais brasileiros

Afinal, o que é petróleo?

O petróleo é um combustível fóssil amplamente utilizado em todo o mundo. Trata-se de uma complexa combinação de hidrocarbonetos (composto químico constituído por átomos de carbono e hidrogênio). Ele é formado a partir da decomposição da matéria orgânica em um processo que leva milhares de anos e inicia-se com o soterramento de material orgânico.

Leia também: Geopolítica do petróleo

Para que o petróleo seja formado, é necessário que a matéria orgânica fique isolada em camadas do subsolo de bacias sedimentares e encontre condições adequadas de temperatura e pressão.

A extração desse composto é tão complexa quanto a sua formação. Como o petróleo fica aprisionado em rochas, são necessários equipamentos para penetrar essas rochas e garantir a retirada do óleo. Muitas vezes, mesmo sabendo da existência desse combustível em um determinado local, a retirada não é feita em virtude dos grandes custos do processo.