Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?

Você sabe qual é a importância das informações contidas nas embalagens e rótulos dos mais diversos produtos?

Seguir as normas do PROCON em relação a informações impressas nos rótulos ou embalagens é uma atitude extremamente importante para evitar consequências à saúde, principalmente em relação aos alimentos.

A embalagem do produto deve assegurar ao consumidor “informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”, conforme expresso no artigo 6°, inciso III e artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor. A informação clara e precisa é um direito do cidadão.

De acordo com o Decreto nº 4.544/02 – Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI), em seu artigo 213, os fabricantes ou estabelecimentos deverão rotular ou marcar seus produtos.

As informações obrigatórias são:

  • a firma;

  • o número de inscrição do estabelecimento no CNPJ;

  • a situação do estabelecimento (localidade, rua e número);

  • a expressão "Indústria Brasileira";

  • outros elementos que, de acordo com as normas do Ripi/98 e as instruções complementares expedidas pela Secretaria da Receita Federal, forem considerados necessários à perfeita classificação e controle dos produtos.

Em caso de produtos importados vendidos no Brasil os rótulos precisam estar em português. Se o produto está sendo vendido no país, ele precisa ter a tradução contida no rótulo.

Além disso, as informações que devem constar das embalagens dependem do tipo de produto.

Por exemplo: os produtos alimentícios devem conter, em suas embalagens, além das informações acima mencionadas, acréscimos sobre o valor nutricional.

A rotulagem de alimentos facilita a escolha dos produtos mais adequados e ajuda a manter uma alimentação saudável. Para quem já tem um problema de saúde, é ainda mais importante a atenção para os com os ingredientes consumidos.

Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?

Uma forma de realizar a impressão dessas informações tão importantes utilizando impressoras a jato de tinta inkjet, aquelas usadas para a gravação de informações obrigatórias sobre produtos diversos. A codificação de inkjet , não serve só como norma para imprimir fabricação, validade, lote e códigos de barras. Mas também para garantir segurança à saúde no consumo dos produtos aos seus clientes.

A Dominojet tem buscado inúmeras maneiras de incrementar processos de qualidade de mercadorias e matérias primas para entregar com confiança e autonomia a impressão ideal para seus clientes.

Quer saber mais sobre tintas Inkjets? Tem alguma dúvida sobre qual a melhor opção para o seu produto?

Fale agora com a nossa consultora especializada em Insumos, ela irá te ajudar:

Telefone: 21 97431-1729

Índice:

  1. Quais informações devem conter os rótulos das embalagens dos alimentos?
  2. O que precisamos saber sobre identificação de origem?
  3. Qual a diferença de rótulo para embalagem?
  4. Quem deve colocar o rótulo na embalagem?
  5. O que são rótulos e para que serve?
  6. Para que serve o rótulo do produto?
  7. Quais as informações que devem conter nos rótulos?
  8. Quais as informações obrigatórias no rótulo?
  9. Como saber se o produto precisa apresentar informação nutricional?
  10. Qual a diferença entre marca e rótulo?
  11. Quais são as principais diferenças entre as embalagens?
  12. Quais informações precisam estar no rótulo de um suplemento?
  13. O que precisa ter num rótulo?
  14. Qual a melhor definição de rótulo de categoria?
  15. O que é um rótulo?
  16. Por que é importante ler o rótulo dos produtos?
  17. O que é rótulo e qual sua importância?

Quais informações devem conter os rótulos das embalagens dos alimentos?

Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?

  • Descrição do nome. Como o próprio nome diz, descrever o nome do alimento é a primeira informação que precisa conter na embalagem. ...
  • Lista de ingredientes. ...
  • Origem do produto. ...
  • Prazo de validade. ...
  • Conteúdos líquidos. ...
  • Tabela nutricional.

O que precisamos saber sobre identificação de origem?

Identificação de origem e do lote Reconhecimento do local de fabricação (endereço completo) e um código de identificação do lote para facilitar seu rastreamento, caso ocorra algum problema na produção é possível suspender apenas o lote suspeito.

Qual a diferença de rótulo para embalagem?

Como curiosidade, a ANVISA classifica diferentemente os rótulos das embalagens, tais como a seguir: rótulo é toda inscrição, legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento; embalagem é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o ...

Quem deve colocar o rótulo na embalagem?

O rótulo precisa informar ao consumidor sobre o produto e sua composição, conservação e validade. A Artflex lembra que cada produto possui uma orientação específica sobre quais informações devem estar contidas nos rótulos das embalagens. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo artigo 8º da Lei n.

O que são rótulos e para que serve?

Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem. ... O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É também uma forma de deixar o produto mais atraente.

Para que serve o rótulo do produto?

O rótulo serve para diversas finalidades, como atrair a atenção dos clientes, gerar valor à mercadoria e informar. ... Contudo, informações descritas no rótulo ou embalagens de alimentos e produtos são importante e podem evitar riscos à saúde.

Quais as informações que devem conter nos rótulos?

O rótulo precisa informar ao consumidor sobre o produto e sua composição, conservação e validade. ... As informações dos rótulos das embalagens devem ser confirmadas junto a Anvisa, Inmetro, Ministério da Agricultura e estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Quais as informações obrigatórias no rótulo?

Necessariamente, os rótulos de quaisquer produtos alimentícios devem especificar: - nome do produto (obedecendo regulamentos técnicos); - lista de ingredientes (apresentando os itens de acordo com a quantidade utilizada na composição, em ordem decrescente); - aditivos alimentares (no final da listagem de ingredientes);

Como saber se o produto precisa apresentar informação nutricional?

A informação nutricional deve ser feita, obrigatoriamente, por porção de acordo com a Resolução RDC nº 360/03. A declaração da informação por 1 ml é optativa. A declaração da informação nutricional por 100g ou 100 ml é obrigatória quando exigida em regulamento técnico específico.

Qual a diferença entre marca e rótulo?

É uma forma de comunicação visual presente na embalagem de um determinado produto. O rótulo apresenta algumas informações sobre o produto como: a marca, natureza, manuseio, validade etc. O QUE É LOGOTIPO: Refere-se à forma peculiar, específica com que o nome da marca de um produto é apresentado graficamente.

Quais são as principais diferenças entre as embalagens?

Embalagens primárias e secundárias Neste caso, inclui-se o pacote de bolachas, por exemplo, que está em contato direto com o alimento, assim como garrafas de água, que estão em contato direto com o líquido. Já as embalagens secundárias são utilizadas para proteger a primária.

Quais informações precisam estar no rótulo de um suplemento?

Quais informações precisam estar no rótulo de um suplemento? Além do nome do produto, o rótulo dos suplementos alimentares também deve conter: Recomendação de uso do produto com quantidade e frequência diária de consumo recomendadas para cada grupo populacional e faixa etária.

O que precisa ter num rótulo?

O rótulo precisa informar ao consumidor sobre o produto e sua composição, conservação e validade. ... As informações dos rótulos das embalagens devem ser confirmadas junto a Anvisa, Inmetro, Ministério da Agricultura e estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Qual a melhor definição de rótulo de categoria?

Rótulo é um termo que deriva do latim rotŭlus. Trata-se daquela inscrição que se situa sobre algo para indicar o que é, para onde é enviada, para que serve, etc. Os rótulos estão por toda a parte: nos produtos alimentícios, nos itens de cozinha, produtos de higiene e limpeza, entre outros. ...

O que é um rótulo?

Designação ou característica definidora, geralmente de carácter redutor, atribuída a algo ou alguém.

Por que é importante ler o rótulo dos produtos?

A leitura dos rótulos dos alimentos é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. ... Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.

O que é rótulo e qual sua importância?

O rótulo é responsável por informar ao consumidor sobre ingredientes, características nutricionais do produto, local onde foi fabricado, prazo de validade, quantidade e orientações de uso e conservação, seguindo as especificações estabelecidas pela Anvisa .

Quais são as informações que devem conter nos rótulos das embalagens?

A embalagem do produto deve assegurar ao consumidor “informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos ...

Quais são as informações que devem constar em um rótulo?

Com base no texto trazido pela RDC nº 259/2002, a Anvisa determina 7 pontos obrigatórios que devem constar nos rótulos de alimentos..
Denominação de venda. ... .
Lista de ingredientes. ... .
Conteúdo líquido. ... .
Prazo de validade. ... .
Identificação da origem. ... .
Identificação do lote. ... .
Instruções sobre o preparo e uso do alimento..

Quais são as informações contidas nos rótulos dos alimentos?

Independente de termos ou não algum problema de saúde, o rótulo nos informa a quantidade de sódio, açúcar, gordura conservantes, corantes, dentre outras informações importantes para o nosso organismo, e que devem ser consumidas controladamente em nossa alimentação diária.

O que não pode faltar em um rótulo?

Quais informações devem constar nos rótulos e embalagens para alimentos?.
Descrição do nome. Como o próprio nome diz, descrever o nome do alimento é a primeira informação que precisa conter na embalagem. ... .
Lista de ingredientes. ... .
Origem do produto. ... .
Prazo de validade. ... .
Conteúdos líquidos. ... .
Tabela nutricional..