Quais os fatores motivaram e justificaram a expansão imperialista?

Usaremos como estratégia de ensino o recurso da fotografia. Esse recurso didático possibilitará ao professor abordar o tema: A expansão do capitalismo europeu. Lembre-se que a fotografia conta uma história e, ao interpretá-la, professores e alunos se deparam com informações subjetivas, mas mesmo assim não podemos deixar de lado o caráter objetivo que a fotografia carrega, pois o seu uso em sala de aula ampliará um novo campo de interpretação que talvez só a escrita dentro de determinado tema não dê conta.

• Ao introduzir o assunto A expansão do capitalismo europeu em sala de aula, faça uma breve síntese sobre o que foi A Revolução Industrial e as principais consequências geradas por ela.

• Enfoque os prós e os contras da Revolução Industrial.

• Sugiro que trabalhe os conceitos de capital, modo de produção e imperialismo.

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra no começo do século XVIII. A fase inicial dessa revolução foi caracterizada pelo aperfeiçoamento dos processos de trabalho industrial, contribuindo para a substituição das ferramentas pelas máquinas. Com isso, a grande produção mecânica passou a predominar e ocorreu a separação do capital e do trabalho. Os meios de produção concentraram-se nas mãos de poucos e o trabalho assalariado tornou-se dominante.

A consolidação do capitalismo modificou amplamente a vida da maioria das pessoas. Grande parte da população camponesa deixou suas terras e passou a trabalhar nas fábricas – isso gerou um aumento substancial das cidades e, consequentemente, da população. Outro fato que mereceu destaque foi a ocorrência de grande mão de obra feminina e infantil que até então não existia no campo fabril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observamos que no século XIX o capitalismo ganhou força exacerbada. Como se deu esse processo?

• Feita toda a síntese, mostre a fotografia de forma que todos a vejam claramente.

• Peça aos alunos que observem atentamente a imagem e, em seguida, questione-os oralmente com as perguntas abaixo.

Quais os fatores motivaram e justificaram a expansão imperialista?
Fotografia: Processo de Colonização na África

• Você poderia identificar em qual contexto histórico a fotografia está inserida?

• Qual a intenção do fotógrafo ao tirar a foto? Professor, peça sugestões e não permita que os questionamentos fiquem soltos, ou seja, sem uma justificativa.

•  O homem negro que está do lado esquerdo da fotografia (bem à frente) difere dos demais? Por quê?

• Quem são as demais pessoas fotografadas?

• A fotografia tem relação com a expansão do capitalismo europeu? Por quê?

• O capitalismo ganhou força somente na Europa?

• Procure ressaltar que o imperialismo foi determinante para a expansão do capitalismo europeu no mundo.

• Sugiro ao professor que trabalhe na aula seguinte os conceitos de capital, modo de produção e imperialismo.


Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola

A era dos impérios

A palavra Imperialismo já foi utilizada de várias maneiras diferentes ao longo da história. No presente trabalho, trataremos do imperialismo como um fenômeno histórico ocorrido no período entre 1880 e 1914. Nesse período o mundo, com exceção da Europa e da América, foi dividido entre as potências imperiais: Grã-Bretanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, EUA, Japão e Rússia. Mais de um quarto do mundo estava sob o controle direto, ou como área de influência de pouco mais de uma dúzia de países.

O fenômeno do Imperialismo possui diversas dimensões, entre elas a econômica, a política, a cultural, a ideológica e a psicológica. Pretendemos fazer uma análise da história e da teoria econômica do Imperialismo, de acordo com a tradição marxista que se ocupou do tema. Também procuraremos explicitar as principais contribuições dos principais pensadores que deram uma contribuição inigualável à compreensão do modo de funcionamento da economia capitalista a partir do Imperialismo.

Portanto, adotaremos o Imperialismo como conceito da Economia Política, considerado-o, portanto, “como uma séria de estruturas e relações políticas e econômicas que constituem um marco doutrinal ou um modelo que nos ajuda a compreender o que os homens denominam impérios”.


A expansão imperialista foi motivada por fatores econômicos, políticos e culturais, que se interligavam.

·         Fatores econômicos: Um dos principais fatores que motivaram a expansão dos países industrializados foi a busca por novos mercados. Essa é uma grande diferença em relação ao capitalismo do século XV. Esse foi movido principalmente pelo interesse do Estado em acumulas ouro e prata em seus cofres reais, pelo anseio das metrópoles em enriquecer com o tráfico de escravos e com a obtenção de produtos de alto valor comercial e pelo projeto evangelizador. Além disso, a necessidade de novas fontes de energia (carvão e petróleo, sobretudo) e de matérias-primas para as novas indústrias levou países industrializados a dominas novos territórios, formando uma economia global única.

·         Fatores políticos: Os governos europeus usaram a campanha imperialista como propaganda política. A expansão do poderio nacional serviu para despertar na população o orgulho patriótico e obter o apoio dela aos governos dos países imperialistas.

·         Fatores culturais: Em geral, a colonização se justificou como uma missão civilizadora do homem branco, que levaria aos povos tidos como atrasados as conquistas da ciência e da indústria, ou seja, da civilização européia. Essa relação garantia a influência e o predomínio europeu sobre o restante do mundo.

Todos esses fatores motivaram e justificaram a expansão imperialista e a consolidação de uma economia global, dominada por alguns países, que fizeram das terras conquistadas uma grande fonte de lucro.


Trabalho de História 9º {A era dos impérios tema 3 da unidade1 do livro} - Alunas : Vitória Cortez, Isabela Stefane, Bárbara Oliveira, Alline Silva e Nathália Do Vale .‏

Quais foram os fatores que motivaram a expansão imperialista?

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

Como os países imperialistas justificavam sua expansão?

3) Como os imperialistas justificavam a expansão? R. Como uma “missão civilizadora”. Era uma atualização da antiga versão do século XVI, “levar a fé aos fiéis”.

O que foi a expansão do Imperialismo?

Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. Nessa perspetiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.

Quais são os principais objetivos do Imperialismo?

Imperialismo foi uma política de dominação exploratório de países, envolvendo aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais das nações de mais poder entre os países da Europa. Essa nações invadiram e ocuparam diversos territórios com o objetivo de expandir suas economias industriais.