Quais os impactos ambientais de consumir um alimento produzido em locais distantes?

Com o aumento exponencial da população mundial, se aproximando de 8 bilhões de habitantes, as demandas por matérias primas e alimentos se tornam cada vez maiores, e por conta disso surgem métodos cada vez mais variados visando suprir as nossas necessidades. O problema decorrente disso é que nem sempre essas inovações no processo produtivo levam em conta os impactos gerados no meio ambiente, que vão se acumulando e por vezes não podem ser remediados ou exigem esforços enormes para serem controlados.

Essa demanda crescente fez com que nos habituássemos com a disponibilidade constante de alimentos nos mercados e nas nossas mesas, mas a realidade por trás dessa fartura aparente é uma indústria agropecuária extensiva que usa recursos naturais indiscriminadamente, a utilização de agrotóxicos para aumentar a produtividade e o desperdício excessivo de comida.

A SITUAÇÃO NO BRASIL

Setor Agropecuário

O setor agropecuário é responsável por 60% da utilização da água no Brasil, sendo destinados 52% para irrigação de plantações e 8% para uso animal em geral (principalmente bovinos, que são responsáveis por 88% desse consumo). Temos de levar em conta que devido ao extenso território brasileiro e seu clima muito favorável ao cultivo de diversas espécies e criação de animais, essa utilização é justificável para manter nosso mercado de exportação e movimentação de alimentos.

Apesar disso, o principal produto agrícola produzido no Brasil atualmente é a soja, cuja finalidade principal é ser usada na alimentação de gado de corte, frango e vacas em lactação.

 Figura 1 - Projeção de demandas de uso da água no Brasil, por setor (%) e total sem considerar a evaporação dos reservatórios.

Quais os impactos ambientais de consumir um alimento produzido em locais distantes?

Fonte: Agência Nacional de Águas

Contando os gastos diretos de uso de água e indiretos (como alimentação e outras necessidades do animal), estima-se que para produção de apenas 1 kg de carne bovina são necessários 15500 litros de água. Esse dado é preocupante quando levamos em conta que o consumo médio de carne por pessoa no Brasil é de aproximadamente 100 kg por ano. Para manter essa produção, iremos abordar outro ponto muito importante: a utilização de agrotóxicos de maneira abusiva.

Tabela 1 - Água necessária para produzir um produto

Quais os impactos ambientais de consumir um alimento produzido em locais distantes?

Fonte: Blog Mude o mundo

Uso de Agrotóxicos

Para manter altas produções de produtos agrícolas, e consequentemente em todo o setor agropecuário, são utilizados muitos agrotóxicos como forma de garantir colheitas saudáveis e rentáveis. Estudos indicam que o Brasil é o país que mais investe na compra de agrotóxicos (US$ 10 bilhões por ano) e isso se deve tanto a nossa área disponível para plantio quanto ao clima favorável tanto às pragas quanto à quantidade de safras, entretanto, esse valor equivale de forma bruta a pouco mais de 7 litros de agrotóxico por pessoa.

Todo esse investimento é necessário para cumprir a demanda de exportação e consumo, mas a utilização de produtos químicos na produção faz com que os alimentos tenham uma qualidade menor, por carregarem agrotóxicos diretamente para nossas mesas. Pensando nos dados apresentados previamente, temos que 52% da água utilizada, parte correspondente à irrigação, pode vir a entrar em contato com agrotóxicos contaminando o solo, lençóis freáticos, animais e por fim pode chegar nos seres humanos de forma direta ou indireta.

Outra consequência é que não são buscadas formas alternativas de combater pragas e doenças, como o cultivo de sementes crioulas, plantio consorciado e de espécies diversas, técnicas de baixo custo que trazem excelentes resultados à longo prazo e que reduzem bastante ou até eliminam a necessidade de agrotóxicos, isso faz com que a variabilidade de alimentos oferecidos para consumo diminui e ficamos cada vez mais dependentes do uso de produtos químicos para cultivar.

Toda essa dependência por agrotóxicos fez com que os agricultores de pequeno e médio porte, que não tem ou não querem investir no uso desses produtos, fossem ostracizados por não terem como competir com os preços e o volume de produção de grandes produtores, mesmo que muitas vezes tenham um produto de qualidade maior por serem orgânicos. Esse controle do mercado por uma minoria, contribui para distribuição desigual de alimentos, o que nos leva ao próximo ponto: o desperdício de comida.

Desperdício de alimentos

Grandes produções conseguem abastecer uma população de forma efetiva quando a distribuição é feita de maneira eficiente, o que infelizmente não é o caso no Brasil. Frutas e legumes perecem rapidamente e geralmente são bastante sensíveis, então problemas como o descaso no armazenamento, longos períodos de transporte das grandes fazendas para mercados e produções acima do que pode ser consumido fazem com que haja desperdício durante todo o processo produtivo.

Cerca de 10% de toda comida produzida anualmente seja desperdiçada, isso corresponde à 26,3 milhões de toneladas por ano, desde o momento que o alimento é produzido até o momento do consumo. Sejam os restos que ficam no prato ou as frutas ‘feias’ que não são escolhidas no mercado, não podemos ignorar os 5 milhões de brasileiros que passam fome por conta de uma má distribuição de alimentos e do foco na exportação ao invés do bem estar da população.

Figura 2 - O caminho da comida

Quais os impactos ambientais de consumir um alimento produzido em locais distantes?

Fonte: WWF Brasil

COMO PODEMOS FAZER NOSSA PARTE?

Uma das atitudes que podemos tomar para minimizar esse impacto ambiental é a redução do consumo de carnes no nosso dia-a-dia, já que uma demanda menor corresponde a menos recursos sendo gastos na produção. Além disso, a substituição de carnes por outros alimentos na dieta é beneficial para a saúde, diminuindo risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, uma digestão mais regular pelo consumo de fibras, e uma pele mais saudável.

Se você tiver dificuldades em parar ou reduzir o consumo de carne, pode recorrer a iniciativas como o fruta imperfeita e o fruta feia, que são projetos que focam na venda de frutas e verduras consideradas feias por um preço mais barato que o do mercado, reduzindo o desperdício já que normalmente elas são descartadas por conta do padrão estético exigido ou deixam de ser escolhidas pelo mesmo motivo.

Esses projetos ainda tem um alcance muito reduzido, o que pode dificultar sua adoção, então como medida alternativa, frequentar feiras orgânicas, urbanas e agroecológicas é uma solução sustentável muito viável. Essas feiras são mais fáceis de serem encontradas e trazem como atrativo produtos de pequenos agricultores, geralmente livre de agrotóxicos, de altíssima qualidade e preços mais em conta, então além de trazer benefícios ao meio ambiente, há também o retorno na sua saúde e no seu orçamento.

Por fim, você pode procurar outras maneiras de como ajudar o meio ambiente sem ter que modificar sua alimentação, como conhecendo mais sobre permacultura ou sobre os impactos das roupas no meio ambiente.

 Para saber mais:

AFINAL, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo?. [S. l.], 25 jun. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/06/a.... Acesso em: 31 out. 2019.

BELLONI, Luiza. Por que reduzir carne vermelha deveria ser uma meta de 2019. [S. l.], 4 jan. 2019. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2019/01/04/por-que-reduzir-carne-vermelha.... Acesso em: 31 out. 2019.

COMBATE ao desperdício de alimentos é desafio do Brasil e do mundo nos próximos anos. [S. l.], 28 ago. 2019. Disponível em: http://legado.brasil.gov.br/noticias/cidadania-e-inclusao/2018/08/combat.... Acesso em: 31 out. 2019.

CONHEÇA OS 10 PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS NO BRASIL. [S. l.], 201?. Disponível em: https://blog.ruralvende.com.br/os-5-principais-produtos-agricolas-no-bra.... Acesso em: 31 out. 2019.

ELER, Guilherme. Estes dados mostram que a fome ainda é um problema no Brasil. [S. l.], 6 ago. 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/por-que-ainda-nao-da-para-afirmar-q.... Acesso em: 31 out. 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "A População Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-mundial.htm. Acesso em 04 de novembro de 2019.

ME vê 16 mil litros de água!. [S. l.], 21 dez. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/planeta/me-ve-16-mil-litros-de-agua/. Acesso em: 31 out. 2019.

RITCHIE, Hannah. Carne na alimentação: quais países lideram o ranking?. [S. l.], 9 fev. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47125834. Acesso em: 31 out. 2019.

TONIAL, JULIANA et al. FALTA DE ALIMENTOS NO MUNDO: PROBLEMA DE ESCASSEZ OU DE DISTRIBUIÇÃO?.[s. l.], 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/juris/article/view/3207/1866. Acesso em: 31 out. 2019.

Quais são os impactos da alimentação para o meio ambiente?

Ao se considerar que a alimentação humana causa indiretamente impactos ao meio ambiente como: degradação de solos; uso de recursos naturais; perda da biodiversidade; poluição do ar, águas e solo e; entre outros, faz-se necessária identificação desses impactos para futuras proposições de soluções que os minimizem.

Quais problemas ambientais decorrem da produção de alimentos industrializados?

Afinal, quais os riscos e impactos ambientais da indústria alimentícia?.
Despejos de resíduos alimentares no meio ambiente;.
Acidentes e vazamentos na indústria;.
Tombamento de cargas;.
Descarte inadequado de embalagens e produtos;.
Contaminação de alimentos;.
Apodrecimento e desperdícios dentro das embalagens..

Quais os impactos na saúde e no meio ambiente do consumo de alimentos industrializados?

Além de não fazerem bem à saúde, os alimentos totalmente industrializados são ruins para o meio ambiente. Eles são responsáveis pela geração de grande quantidade de resíduos e requerem muita água e energia durante o processo de fabricação.

Quais alimentos são prejudiciais ao meio ambiente?

Uma lista de dez alimentos que são gostosos, mas fazem mal para o meio ambiente.
Carne de cordeiro..
Carne bovina..
Milho..
Óleo de dendê.
Chocolate..
Açúcar..
Queijo..