Quais os impactos da agricultura no desenvolvimento das sociedades humanas?

Autores

  • Eduardo Braga de Melo Faculdade Patos de Minas
  • Leandro Nogueira Barros Faculdade Patos de Minas
  • Lorrany Ketley Ribeiro Souza Faculdade Patos de Minas
  • Luan de Oliveira Melo Faculdade Patos de Minas
  • Ronara Marcelly Ostemberg Gonçalves Faculdade Patos de Minas
  • Daniela Cristina Silva Borges Faculdade Patos de Minas

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Incentivo, Inovação

Resumo

Introdução: A agricultura é de extrema importância para toda a sociedade, pois é através dela que se produzem os alimentos, sendo a base da economia mundial. Existem vários tipos e formas de agricultura, dentre elas destaca-se a agricultura familiar que vem ganhando espaço no mercado, a mesma engloba grande parte dos estabelecimentos rurais. A prática da agricultura familiar ajuda na economia local e no sustento das famílias. Os avanços tecnológicos na área da agricultura têm ajudado os agricultores no desenvolvimento, porém, tendo em vista a necessidade de altos investimentos muitos agricultores não conseguem acompanhar o mercado, isso faz com que exista um grande desequilíbrio estrutural entre eles. Objetivo: Compreender os motivos pelo qual a agricultura familiar não possui maior crescimento, e discutir sobre as soluções voltadas ao apoio social e incentivo financeiro. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica integrativa nas bases de dados Google Scholar, Scielo, Biblioteca virtual, dissertações e teses, com as palavras chave: “agricultura”, “incentivos rurais” e “inovação”. Considerações: Vários processos impedem o crescimento da agricultura familiar no Brasil, dentre eles destaca-se o processo de inovação que tem sido cada vez mais acelerado, dificultando o acompanhamento por parte dos agricultores de menor porte. A falta de incentivos por parte do governo e instituições agrícolas, acaba impedindo o crescimento dos agricultores pequenos. Portanto, percebe-se a necessidade de incentivos das instituições e do governo para que a agricultura familiar aumente o seu crescimento, como menores taxas e porcentagens de juros nos empréstimos, que estimulem o agricultor nos seus projetos, aumentando sua participação e mais influência no mercado agrícola e na sociedade. A utilização de métodos organizacionais, que colaboram para o aumento da economia e aprimoramento dos processos agrícolas, bem como a implantação de inovação de processos, auxiliam no aumento da produção e consequentemente no ganho produtivo e econômico do país. Sendo assim, tais medidas podem gradativamente aumentar o desenvolvimento da agricultura familiar no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-

Quais os impactos da agricultura no desenvolvimento das sociedades humanas?

Como Citar

EDUARDO BRAGA DE MELO; LEANDRO NOGUEIRA BARROS; LORRANY KETLEY RIBEIRO SOUZA; LUAN DE OLIVEIRA MELO; RONARA MARCELLY OSTEMBERG GONÇALVES; DANIELA CRISTINA SILVA BORGES. A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA PARA A SOCIEDADE: breve revisão de literatura. Scientia Generalis, [S. l.], v. 2, n. Supl.1, p. 144–144, 2022. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/362. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Anais do V Fórum de Iniciação Científica

Licença

Copyright (c) 2022 Eduardo Braga de Melo, Leandro Nogueira Barros, Lorrany Ketley Ribeiro Souza, Luan de Oliveira Melo, Ronara Marcelly Ostemberg Gonçalves, Daniela Cristina Silva Borges

Quais os impactos da agricultura no desenvolvimento das sociedades humanas?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade não sendo o periódico complascente de sua livre opinião exposta.

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista copiar, não podendo criar derivações do mesmo.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.

4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela RPSD em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:

a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;

b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.

c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.

d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.

e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.

f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.

g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.

Qual o impacto da agricultura na vida dos seres humanos?

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

Qual a importância da agricultura para o desenvolvimento das sociedades humanas?

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

Quais as principais consequências da agricultura para o desenvolvimento da humanidade?

O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...

Quais são os impactos que a agricultura pode gerar para a vida humana e para o meio ambiente?

A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.