Quais os impactos da formação continuada para a prática do professor?

  1. RI UFPE
  2. Centros Acadêmicos
  3. (CAA) Centro Acadêmico do Agreste
  4. (CAA-NFD) Núcleo de Formação Docente
  5. TCC - Química - Licenciatura

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980

Share on

Title:  Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE.
OLIVEIRA, Ismillanni Dias de
Keywords:  Professores - Formação; Prática de ensino; Ciência; Tecnologia
Issue Date:  19-Dec-2018
Citation:  OLIVEIRA, Ismillanni Dias de. Impactos da formação continuada de professores na qualidade do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental no município de Bonito - PE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract:  A pesquisa de caráter qualitativo busca compreender o significado da formação continuada para a prática docente do professor de ciências nos anos finais do ensino fundamental e os objetivos identificar como a formação continuada influencia na prática docente; analisar as dificuldades dos docentes de inovar na prática docente; conhecer os obstáculos de utilizar as TICs na prática docente. Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada, realizada com professores formados que lecionam a disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental II, nas escolas municipais da área urbana do município de Bonito no agreste pernambucano. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de setembro e outubro de 2018. As perguntas foram fundamentadas tendo como referência norteadora de autores que trazem as discussões sobre a importância da formação continuada na atualidade, fortalecimento do trabalho na escola, formação continuada e o ensino e Tecnologia no ensino. Foi possível concluir que existe fragilidade a formação continuada no município embora os professores atribuam fundamental importância a formação continuada de professores. Dentre as razões citadas atribuiu-se que ainda é preciso investir em qualificação dos profissionais que executam as formações continuadas; É preciso que as formações continuadas sejam pensadas para os professores do município escutando e buscando solucionar as inquietações trazidas pelos docentes, elaborando formação continuada que discutam a inserção da tecnologia no ensino, propiciando um ambiente onde o professor possa desenvolver a autoformação participativa de forma crítica- reflexiva, construindo e investindo na sua identidade profissional. Possibilitando aos docentes um espaço e subsídios que proporcionem a esses profissionais a desenvolver habilidades quanto profissionais e consigam desenvolver espaços onde seja propicio ao aluno desenvolver habilidades para a formação do sujeito critico, reflexivo e ativo na sua realidade social.
URI:  https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42980
Appears in Collections: TCC - Química - Licenciatura

This item is licensed under a Creative Commons License

Quais os impactos da formação continuada para a prática do professor?

  • Descrição

Resumo Português:Este estudo teve como objetivo explicitar os impactos da formação continuada na prática cotidiana de sala de aula dos professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental do Ciclo II (5ªsérie) da rede estadual de ensino, no município de Mirandópolis/SP. Os princípios da pesquisa qualitativa e do referencial sócio-histórico, tendo como pilares os pressupostos do materialismo histórico, ofereceram o suporte para a análise das informações levantadas junto aos sujeitos que participaram da pesquisa. Os dados obtidos foram coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com três professores de duas escolas estaduais que trabalhavam na 5ª série, no ano de 2004. Os resultados da pesquisa mostram que: a) A formação continuada não provoca os efeitos desejados na prática de sala de aula; b) Há um distanciamento entre a ação docente e os estudos teóricos, aos quais os professores são submetidos; c) A qualificação em serviço não deve ser reduzida ao oferecimento de cursos, deve sim, auxiliar e embasar a ação reflexiva em momentos posteriores à capacitação dentro da escola; d) Há a necessidade de um trabalho compartilhado entre a Secretaria de Educação, os especialistas da escola e os professores de modo que estes se dêem conta da importância e das implicações dos saberes teóricos e práticos na busca de sua autoformação; e) As mudanças na prática pedagógica e efetivam-se de modo diferenciado e dependem da subjetividade, dos valores, da singularidade de cada professor.
The study had as an objective show the impacts of continuous formation on Portuguese Teachers classroom daily practice, Fundamental Education cycle II (5º grade) public school in Mirandópolis, São Paulo state. The beginning of the qualitative research and social historical reference, having as a support the presupposition of historical materialism, offer support to the analysis of the showed informations joint with who participated of the research. Based on historical material, the instrument used was some information, in a semi-structured interview accomplished with three Portuguese’s teachers (5º grade) of two public schools of São Paulo state (2004). The results of the research show that: a) the continuous formation doesn’t cause the desire effects on classroom practice; b) there is an estrangement between the teachers action and the theoretical study, whose the teachers are submit; c) the work qualification doesn’t have to be reduced on course offer, but help on a reflexive action subsequent moments of the capacitating at school; d) there is a necessity of a share work among the Education General Secretary, school specialists and teachers so that they know the importance of the theoretical and practical knowing on your auto formation; e) the changes on pedagogical practice realize themselves in a differ way and depend of the subjectivity, values and singularity of each teacher.

Qual a importância da formação continuada para os professores?

A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.

Qual o impacto da formação continuada?

A formação continuada deve ser encarada como uma ferramenta que auxilia os educadores no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, na busca de novos conhecimentos teórico- metodológicos para o desenvolvimento profissional e a transformação de suas práticas pedagógicas.

Qual o impacto da formação continuada no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças?

A formação permanente colabora para um processo mais dinâmico, onde consegue fazer a ponte entre a teoria e prática, tornando assim, uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, que contribui com a atuação de docente e discente, numa direção que almeja qualidade na educação.

Qual a importância da formação continuada do professor para uma boa prática pedagógica no contexto atual?

A formação continuada também possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação, o que traz benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para a escola na qual trabalham.