Quais os povos que os europeus encontraram na América?

A chegada dos espanhóis à América deu início a um período de violência e conquistas, mas não só. O encontro entre o Velho e o Novo Mundo implicou também um intenso processo de rupturas e transformações culturais que se mantiveram ao longo do período colonial, definindo as sociedades a ambos os lados do oceano. Desde o lento reconhecimento do outro até a adaptação às novas circunstancias, a disciplina pretende refletir sobre o debate historiográfico em torno das consequências da colonização. Neste sentido se tomará em consideração o significado das imposições, intercâmbios e adequações culturais a que esse processo deu lugar. Finalmente, se relacionarão estas mudanças com o surgimento de uma nova identidade criolla que se apropriou da natureza e do passado americanos em oposição às suas origens europeias.

Related FilesSizeArchive Fingerprint
2016.2 Europa e América o encontro entre dois mundos (Programa de Disciplina) 280 Kb b2989a5b6046f338738353d0c5e45ea7

4989 palavras 20 páginas

H I S T Ó R I A D A A M É R I C A

RESUMO

A América que os europeus encontraram

Capitulo 2
México: Os povos da Confederação Asteca
Os territórios do atual México, Norte da América Central e e da faixa de terra espremida entre o oceano pacífico e a Cordilheira dos Andes, desde a Colombia até o Chile, abrigaram as civilizações Asteca, Maia e Inca, chamadas Altas Culturas Pré- Colombianas.
O que se percebe, é que nesta região reina atualmente o subdesenvolvimento se comparada à região norte do continente americano, onde hoje estão os EUA e Canadá.
Muito embora sem qualquer fundamento científico, propalou-se a visão eurocêntrica de que

…exibir mais conteúdo…

Chamados “os civilizadores” pelos astecas, foram os toltecas quem introduziram os metais na mesoamerica.
Os Mexicas
Oriundos do norte, os mexicas( astecas) instalaram-se em Chapultec, às margens ocidental do lago Texcoco, no Vale do Anahuac, que já era então ocupado por um bom número de cidades. O desenvolvimento das cidades provocou uma guerra pelas terras, fazendo com que os astecas se batessem contra a cidade de Colhuacan, dos colhuas. Vencidos, os mexicas passam a ocupar as ilhas no interior do lago Texcoco, onde, 27 anos mais tarde se veem instalados numa das ilhas onde edificam a cidade de México-Tenochtitlán.
Os mexicas, militarmente fracos, pagavamm tributos á cidade de Atzacapotzalco, dos chichimecas, até que em 1427, formam uma aliança com as cidades de Texcoco e Tlacopán, dão iníco à expansão asteca.
Seu desenvolvimento foi liderado por Itzcoal que promoveu a urbanização da cidade, construindo pontes que uniram a ilha a terra firme. As comunidades aldeãs eram a base de sustentação do Estado Asteca, característica do modo de produção tributário.
Quando os espanhóis chegaram a Tenochtitlán, capital dos astecas, Itzcoal já havia morrido. Em 1521, quando então a capital foi destruída pelos espanhóis, contava com 1 milhão de habitantes.
Os povos da Confederação Asteca
Confederação é o nome do conjunto de povos, cidades, territórios e Estados unidos aos mexicas. Constituía-se de 38 províncias de diferentes

Relacionados

  • Armas germes e aço

    1552 palavras | 7 páginas

    PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Tecnologia de Gestão de Turismo Marcela Falco Domingos DOCUMENTÁRIO – ARMAS GERMES E AÇO Belo Horizonte 2012 Marcela Falco Domingos DOCUMENTÁRIO – ARMAS GERMES E AÇO Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Geografia Histórica Aplicada ao Turismo no curso de Gestão de Turismo, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Luiz Eduardo Panisset Travassos Belo Horizonte 2012….

  • Jornal extra - renascimento, expansão marítima e o novo mundo

    3441 palavras | 14 páginas

    clássicos Renascimento: Europa retoma valores clássicos Renascimento Científico: do mundo fechado ao universo infinito Renascimento Científico: do mundo fechado ao universo infinito O “Novo Mundo”: a América inventada pelos europeus O “Novo Mundo”: a América inventada pelos europeus Europa retoma valores clássicos Botticelli: O nascimento de Vênus, 1485. Uffizi Botticelli: O….

  • Adam watson

    1584 palavras | 7 páginas

    europeu torna-se mundial.” - Capítulo 22. Durante o século XIX os europeus fizeram uma unificação mundial, ou seja, incluíram o mundo inteiro em uma única rede de relações econômicas e estratégicas. Na época do Acordo de Viena a expansão européia, que continuava desde as Cruzadas, já havia mudado as relações entre as comunidades do mundo. Os europeus ocidentais exploraram e se assentaram em partes do Novo Mundo, incorporando a América, avançando até a Ásia. Tudo isso com seus navios e equipamentos….

  • 1492-a conquista do paraíso

    1342 palavras | 6 páginas

    1492 - A Conquista do Paraíso Cristóvão Colombo, que sustenta a ideia de uma nova rota para chegar às índias (local almejado pelos europeus para comércio), porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como conseqüência. O filme trata das duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos conduz a terceira e última etapa da aventura. O roteiro do filme é marcado por antogonismos, bravura e cegueira, triunfo e desespero,conhecimento….

  • Independencia da america latina

    4176 palavras | 17 páginas

    A América Latina e a formação do sistema-mundo 1. Introdução Antes de começar a ler esta nota de aula, pegue seu geoatlas e abra na página que mostra o continente americano. Quando falamos em América Latina, rapidamente nos lembramos de um mapa que mostra toda a área que vai do México ao sul do Chile e da Argentina. Assim, quando falamos em América Latina, rapidamente nos lembramos que este nome é utilizado para identificar e caracterizar a maior parte do continente americano. E o mais curioso:….

  • Grandes navegações

    1415 palavras | 6 páginas

    terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada. Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos….

  • povos amerindios

    1790 palavras | 8 páginas

    ameríndios Índio, indígena ou nativo americano são nomes dados aos habitantes humanos da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais. A hipótese mais aceite para a sua origem é que os primeiros habitantes da América tenham vindo da Ásia atravessando a pé o Estreito de Bering, no final da idade do gelo, há 12 mil anos. O termo "índio" provém do facto de que Cristóvão Colombo, quando chegou à América, estava convencido de que tinha chegado à Índia, haja vista que o gentílico espanhol….

  • SISTEMA COLONIAL EUROPEU

    1406 palavras | 6 páginas

    (introdução) O sistema colonial é um conjunto de relações entre as metrópoles e as colônias. O principal objetivo desse sistema era o enriquecimento da burguesia através do Estado, de acordo com a doutrina do monopólio e do protecionismo. Os mercadores europeus faziam intervenções no comércio e na produção destinados à exportação, porém as colônias eram instrumentos geradores de riquezas, essa exploração colonial era a principal característica do sistema, que também é um importante elemento na economia….

  • Sociedade indígena brasileira

    8713 palavras | 35 páginas

    Jesus Cristo Rei do turno matutino do 1ºM3. | CARIACICA 30\04\2013 INTRODUÇÃO Esse trabalho fala um pouco das Civilizações Pré-Colombiana e da Sociedade Indígena Brasileira. O trabalho fala como era os povos aqui existentes antes da chegada dos europeus e portugueses, como era a convivência entre eles, fala também quais e quantas Civilizações existiram e se aqui no Brasil houve Civilizações Pré-Colombiana, etc.….

Trabalhos Populares

O que os europeus encontraram na América?

A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América. Em seguida, os europeus trouxeram escravos africanos para servir como mão de obra na América.

Como os primeiros povos chegaram na América?

Levas vieram da Ásia pelo Estreito de Bering há cerca de 15 mil anos. Os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há mais de 15 mil anos e vieram da Ásia em três ondas migratórias separadas.