Quais os tipos de corte repicado?

Quais os tipos de corte repicado?

- Foto: iStock.com/Getty Images

Quais os tipos de repicado e para que serve cada um?

Há vários tipos de repicado e cada um tem o poder de deixar o seu fio mais charmoso! Conheça todos eles e escolha o que combina mais com você

[PAGE TITLE]

Está em dúvida se vai encarar o repicado? Para apostar nessa moda é preciso analisar a quantidade, a textura e a espessura dos cabelos, já que, se os fios forem finos e em pequeno número, o resultado pode não ficar tão bom quanto o esperado. “O repicado precisa de certa quantidade para mostrar camadas: quanto mais cabelo desfiar, menos volume vai aparentar”, revela Rozee Candido, hairstylist do Rozze&Rozzees Coiffure.

Quais os tipos de corte repicado?

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Repicado perfilado

Ele é feito na parte da frente do cabelo, seguindo a moldura do rosto. Dá leveza e valoriza os traços. Indicado para fios lisos e ondulados.

SAIBA MAIS

Cabelo com volume: corte, coloração e cuidados

Cabelos curtos: 3 finalizações da moda!

Umectação capilar com 4 tipos de óleo essencial

2. Desconectado

As pontas ficam em diferentes comprimentos. Pode ser feito com tesoura ou navalha e em qualquer tipo de fio.

3. Desfiado

É possível usar a navalha ou tesoura cortando na diagonal, para dar leveza. Recomendado para cabelos ondulados e lisos com textura  média e grossa.

4. Em camadas

Cortado em camadas irregulares, pode ser feito a partir do meio do cabelo ou em todo o comprimento. Dependendo do tamanho das mechas, pode dar ou tirar o volume, moldando a forma dos fios.

5. Picotado

Feito com a ponta da tesoura (ou tesoura dentada) na posição vertical. Indicado para cabelos finos, já que resulta em um degradê com movimento. Evite em fios crespos.

Cuidado com os cachos!

No caso de cabelos cacheados, repique com cautela para não exceder no volume e deixar os fios armados. Para isso, invista em camadas mais longas e bem distribuídas, feitas a um ângulo de 45º. Sempre use a tesoura e, de preferência, peça para o profissional cortar os cabelos com os fios secos, pois assim é possível visualizar melhor as linhas dos cachos e acertar o comprimento.

Cosultoria: Rozee Candido, hairstylist do salão Rozze&Rozzees Coiffure, de São Paulo; Marcos Coraza, hairstylist do salão Gilberto Cabeleireiros

Quais os tipos de corte repicado?

  • Share
  • Tweet

Mais notícias interessantes como essa

Quais os tipos de corte repicado?
Quais os tipos de corte repicado?

Estilo de vida

Melancia ajuda na perda de peso

Desvende todos os benefícios da melancia para a saúde e o emagrecimento, conheça os diferentes tipos da fruta e saboreie sem culpa!

Que tal modernizar o visual sem alterar o comprimento dos fios? Com o corte repicado, você consegue isso de um jeito muito mais fácil do que imagina. 

Você sabia que repicar os fios pode valorizar seu cabelo sem grandes transformações? Sim, é possível mudar o corte sem mexer no comprimento e ainda continuar com uma aparência bem moderna. Mas aí sempre vêm algumas dúvidas: repicar na tesoura ou na navalha? Como fazer a manutenção do corte repicado? Como deixá-los com movimento? Para te ajudar, desvendamos os truques por trás de um dos cortes mais pedidos nos salões de beleza. Escolha a sua referência preferida em nossa galeria de fotos e mostre para o seu cabeleireiro!

Qual a diferença entre corte repicado e em camadas?

Quais os tipos de corte repicado?
O corte repicado é caracterizado por camadas mais marcadas.

Na verdade, o corte repicado é feito em camadas. A diferença mora entre o corte repicado em camadas e o desfiado em camadas. O que acontece é o seguinte: o corte repicado possui camadas mais marcadas, enquanto em cortes desfiados as camadas são menos aparentes. Por isso, esse segundo corte é indicado para quem não quer perder o comprimento e conquistar mais movimento.

Como conquistar o corte repicado e o desfiado?

Enquanto o corte repicado é feito com tesoura e tem como função modelar os fios, o corte desfiado deixa o cabelo desconectado e pode ser feito com tesoura ou navalha.

Os cortes repicado e desfiado podem ser feitos em todos os tipos de fios, do liso ao cacheado, o que muda é o comprimento e largura das mechas em cada caso.

Quais os efeitos do corte repicado?

Quais os tipos de corte repicado?
O corte na vertical deixa os fios mais leves.

Há várias opções: dar mais leveza ao cabelo, movimento ou adicionar volume. Para isso, o repicado pode ser feito em linhas horizontais, verticais ou diagonais. A diferença entre eles é que, enquanto o corte na vertical deixa os fios mais leves, a versão diagonal dá movimento e a horizontal garante looks volumosos. É só escolher a versão que prefere.

Cabelo curto e repicado

Quais os tipos de corte repicado?
O corte joãozinho é muito indicado para quem tem fios curtos

O corte joãozinho é muito indicado para quem tem ou deseja ter fios curtos. Para um efeito moderno, as pontas e a franja são repicadaos, criando um visual desconexo.

Outra boa ideia é o bob curto, com fios na altura do queixo. Neste caso, é possível usar a imaginação para conquistar o efeito desejado: o repicado em camadas deixa o corte despojado e é ideal para quem tem fios ondulados. O repicado nas pontas, por sua vez, deixa o visual mais leve.

Sabe aquele ar certinho do corte chanel? O repicado moderniza o corte instantaneamente e, quando feito nas pontas, dá volume para quem tem fios lisos.

Corte em camadas em fios médios

Quais os tipos de corte repicado?
O long bob com as pontas repicadas está em alta.

O long bob, com as pontas também repicadas, está em alta e é uma boa opção para fios ondulados. Já quem tem fios cacheados pode optar por camadas assimétricas, com pontas mais compridas na parte da frente e curtas na nuca.

Longos e cheios de movimento

Quais os tipos de corte repicado?
Para os fios longos o indicado é fazer camadas no comprimento ou nas pontas.

O repicado em fios longos ajuda a criar uma aparência mais jovem. Há duas opções: criar camadas no comprimento ou apenas nas pontas. A primeira opção deixa o visual mais leve, enquanto camadas nas pontas encorpam o cabelo.

Em cabelos cacheados, o corte repicado cria uma forma arredondada nos fios que distribui melhor os cachos e deixa o volume sob controle. É importante lembrar que os cabelos cacheados ou crespos devem estar secos na hora do corte, ok?

Como finalizar o corte repicado?

Uma das maneiras de valorizar o corte repicado é usando o finalizador! Quer menos volume e ondas bem definidas? Aposte em aplicar mousse nos fios ainda úmidos. Se o seu desejo for pontas desconectadas, aplique pomada nos fios já secos ou spray para dar forma às pontas.

Sugestão de produto

O Shampoo Tresemmé Hidratação Profunda hidrata e restaura a maciez dos fios, sem deixar o cabelo com aquele aspecto pesado. O Condicionador Tresemmé Hidratação Profunda ajuda a controlar o frizz e desembaraça os fios de uma maneira muito fácil. Para finalizar, aplique o Creme Para Pentear TRESemmé Antifrizz, que ajuda a deixar os cabelos mais alinhados e sem frizz.

Cadastre seu e-mail e receba as últimas novidades, além de descontos exclusivos!

Inscreva-se

Artigo anterior

Artigo seguinte

Para quem é indicado o corte repicado?

Ideal para quem possui madeixas volumosas ou com bastante textura, como cabelos cacheados e ondulados, o acabamento repicado ajuda a conferir um efeito mais harmonioso aos fios e valoriza o formato natural das mechas.

Qual a diferença de corte repicado e de camadas?

Na verdade, o corte repicado é feito em camadas. A diferença mora entre o corte repicado em camadas e o desfiado em camadas. O que acontece é o seguinte: o corte repicado possui camadas mais marcadas, enquanto em cortes desfiados as camadas são menos aparentes.

Qual o nome do corte de cabelo repicado?

Para quem gosta de um visual despojado e jovial, o shag cut é uma boa opção. O corte repicado e desfiado tem muitas camadas e bastante movimento, então é perfeito para quem prefere um visual menos certinho e alinhado.

Qual a diferença do corte de cabelo repicado e desfiado?

Segundo a cabeleireira Adriana Patatt, a diferença entre os dois efeitos é a intensidade: "o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas", explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados.