Quais os tipos de grupos existentes nos estudos sobre comportamento organizacional?

Você já ouviu falar sobre comportamento organizacional? Entender esse conceito é fundamental para o sucesso das ações de Gente e Gestão. Afinal, ele ajuda os gestores a compreenderem melhor seus funcionários e a guiá-los em direção aos melhores resultados.

Para isso, é analisado o comportamento dos colaboradores, tanto individualmente quanto em grupo, no ambiente empresarial. Além disso, atentar-se às condutas do capital humano contribui também para melhorar o engajamento das equipes.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é comportamento organizacional, qual a sua importância para as empresas, os principais tipos e níveis e como ele é avaliado. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Comportamento Organizacional?

Comportamento organizacional é um tipo de avaliação que busca entender a forma como um profissional ou equipe age dentro da corporação. Para tal, busca identificar os impactos dessas atitudes na performance das pessoas e no funcionamento geral da empresa.

Para esse estudo, deve-se analisar o conjunto de atividades realizadas no dia a dia com o objetivo de desenvolver os times. Assim, é possível assegurar um local de trabalho harmonioso e seguro para que os colaboradores desempenhem suas funções.

Nesse contexto, são utilizados métodos para potencializar o engajamento, buscando atingir as metas estabelecidas. Além disso, o comportamento organizacional é um grande aliado do time de Recursos Humanos, visto que o ajuda a entender as necessidades dos funcionários e guiar ações estratégias.

Como surgiu o conceito de Comportamento Organizacional?

Esse conceito surgiu no final de 1940, após a tentativa de desenvolver uma plataforma completa de pesquisas ligadas aos negócios. Na ocasião, pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e outras ciências sociais procuravam entender o comportamento humano nas companhias.

Tempos depois, o comportamento organizacional foi se tornando uma avaliação mais quantitativa. E, a partir de 1980, passou a ser um campo de estudo nas organizações.

Atualmente, as teorias mais conhecidas são a de Henri Fayol, Chester Barnard e Mary Parker Follet, que queriam uma gestão mais eficiente, focada na conduta dos indivíduos.

Qual a importância de entender o comportamento das equipes em uma empresa?

Compreender o comportamento das equipes é importante porque ele pode influenciar no clima organizacional, de forma positiva ou negativa. Com isso, afeta o desenvolvimento dos talentos, as relações entre pares e o sucesso corporativo.

Por meio dessa prática, é possível melhorar também os processos da gestão de pessoas e envolver os líderes no planejamento estratégico. Isso porque permite que os gestores tenham uma visão mais abrangente para evitar problemas futuros.

Dentre outros benefícios de estudar o comportamento organizacional, estão:

  • melhoria na comunicação interna;
  • líderes mais preparados para lidar com as individualidades e seus reflexos no time;
  • desenvolvimento da inteligência emocional;
  • melhoria na tomada de decisão;
  • favorecimento das relações entre os diferentes setores da corporação.

É interessante ressaltar que o comportamento deve ser observado desde o processo de recrutamento e seleção. Afinal, quando o profissional tem o fit cultural alinhado com a empresa, sua integração fica mais fácil, potencializando o desempenho geral.

Quais são os níveis do Comportamento Organizacional?

Os estudos sobre comportamento organizacional são separados em dois níveis: individual e coletivo. Entenda!

Comportamento individual

O nível individual busca analisar as características de cada colaborador, a fim de observar o modo como trabalha e como é seu rendimento. Para isso, são levados em consideração os objetivos, expectativas e motivações das suas ações na organização.

Além disso, a avaliação procura entender a maneira como a pessoa interage com as normas e com a cultura do negócio. Isso porque, o seu objetivo é integrá-lo de forma mais eficiente ao meio corporativo.

Outro ponto é que esse nível também contempla as percepções, habilidades, interesses e o plano de carreira de cada colaborador.

Comportamento coletivo

Já o nível coletivo busca compreender como os grupos se relacionam, analisando a tomada de decisões, a comunicação entre os membros e o impacto de suas atitudes na instituição.

Dessa forma, ele avalia o modo como as equipes trabalham em prol dos propósitos, valores e regras da companhia, bem como a maneira como as divergências são solucionadas. Aqui, também é possível identificar os futuros líderes e o poder de influência que eles têm em cada grupo.

Quais são os tipos de Comportamento Organizacional?

Além dos níveis, o comportamento organizacional é dividido em diferentes tipos, considerando os objetivos, valores e aplicações em uma empresa. Com isso, cabe à gestão de pessoas conhecer cada um deles para, assim, conseguir atingir os resultados esperados. Vamos lá?

Baseado na ética

O comportamento organizacional baseado na ética tem como foco o cumprimento das funções com base nas normas de conduta estabelecidas pela corporação. Ou seja, que as atividades destinadas aos colaboradores e times sejam realizadas de acordo com os propósitos da instituição.

Nessa prática, também são consideradas a honestidade e a transparência nas ações, além do respeito às regras e ao próximo.

Baseado na responsabilidade

Esse tipo avalia a maneira como o indivíduo se comporta no ambiente de trabalho e como as suas atitudes se refletem no coletivo. Tem como objetivo garantir a realização de todas as demandas, independentemente do cargo ou pessoa.

Baseado no controle de gestão

A análise baseada no controle de gestão está relacionada ao monitoramento das tarefas e do desempenho individual e coletivo. Ela pode ser feita tanto observando aspectos como amizade, lealdade e confiança, quanto sendo mais criteriosa e centrada em resultados.

Desse modo, tem relação direta com a forma como os gestores conduzem seus liderados.

Baseado na competitividade

A competitividade pode ser um grande benefício para as organizações, desde que incentivada com cautela. Afinal, ela pode influenciar no comportamento dos profissionais, potencializando a performance individual e o alcance de bons resultados.

Mas, por outro lado, pode trazer danos para o trabalho em equipe e para o clima da organização. Portanto, é papel do RH analisar se essa situação está prejudicando a empresa e como os times lidam com a competição.

Baseado na autocracia

O comportamento organizacional baseado na autocracia avalia os contextos em que os líderes não permitem a participação dos talentos no processo de trabalho. Ou seja, a liderança evidencia claramente quem está no controle.

Mesmo sendo amistosa em alguns casos, não abre espaço para interferências na tomada de decisão, existindo uma centralização de poder na instituição.

Baseado na perseguição

Por fim, o comportamento baseado na perseguição é o mais negativo, tornando essencial sua exclusão do negócio. Isso porque, ele tem como foco a maneira como os gestores podem prejudicar seus liderados.

Sabemos que existem diferentes formas disso acontecer, desde uso de palavras ofensivas e constrangimentos na frente da equipe até a prática de assédio. Esse cenário pode comprometer não somente a vida do indivíduo, mas também sua produtividade e satisfação no trabalho.

Como esse fator é avaliado?

Agora que você já conhece essa prática, sabe quais são os seus tipos e como ela é importante para sua empresa, chegou a hora de entender como o comportamento organizacional é avaliado.

Como vimos, as análises são realizadas em dois níveis e algumas dicas práticas podem ajudar. Veja só:

  • faça uma pesquisa de clima;
  • analise os dados dos indicadores de desempenho;
  • avalie a atitude colaborativa e o nível de envolvimento dos talentos nas demandas e projetos da companhia;
  • observe nos funcionários características como proatividade, criatividade, inovação, responsabilidade, comprometimento, flexibilidade e inteligência emocional;
  • examine a qualidade do relacionamento interpessoal e engajamento com os gestores e equipe;
  • verifique se os colaboradores respeitam o código de ética e estão alinhados aos valores e objetivos do negócio;
  • analise os resultados dos indicadores de RH, como índice de rotatividade e absenteísmo, e suas principais causas;
  • faça uso de ferramentas de assessment e Avaliação 360°.

Chegamos ao final deste post e, como vimos, o comportamento organizacional é um fator muito importante no ambiente corporativo.

Se quiser saber mais sobre o assunto e como impacta os resultados da sua organização, leia também o nosso artigo sobre perfil comportamental. Espero que goste!

  • Autora

Quais os tipos de grupos existentes nos estudos sobre comportamento organizacional?

Analista de Produção de Conteúdo

Ana Carolina é formada em Jornalismo, apaixonada por futebol e escrita. Gosta de assistir filmes, ir ao estádio e estar com a família e amigos.

Quais são os 3 níveis de estudo sobre o comportamento organizacional?

A teoria das variáveis ​​do comportamento organizacional consiste em 3 níveis: organizacional, grupal e individual, que, por sua vez, são influenciados pelo meio-ambiente.

Quais são os 5 tipos de cultura organizacional?

Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).

Quais são os 3 tipos de cultura organizacional?

Os 4 tipos de cultura organizacional.
Cultura do poder. As empresas que atuam conforme esse viés focam sua liderança em apenas uma pessoa, que costuma ser o próprio empreendedor ou um gerente. ... .
Cultura de papéis. O principal aqui é o desempenho dos colaboradores. ... .
Cultura de tarefas. ... .
Cultura de pessoas..

Quais são os quatro níveis de estudo do comportamento organizacional?

Quais são os tipos de comportamento organizacional?.
Com foco na ética. ... .
Com foco na responsabilidade. ... .
Com foco no controle gerencial. ... .
Com foco na competitividade. ... .
Com foco na autocracia. ... .
Com foco na perseguição. ... .
Nível individual. ... .
Nível coletivo..