Quais os tipos de meios de cultura Qual a principal diferença entre eles?

Postado por: Êxodo Cientifica - 5 anos

Quais os tipos de meios de cultura Qual a principal diferença entre eles?

ágar, também conhecido como ágar-ágar ou agarose, é uma substância mucilaginosa, que é extraída das paredes celulares de diversas espécies de algas marinhas vermelhas (VIDE RODOFÍCEAS), como por exemplo, as dos gêneros Gelidium, Graciliaria e Gelidiela.

Sendo quimicamente composto por polissacarídeo complexo composto de galactose e ácido galacturônico, esterificado com ácido sulfúrico. O ágar é um agente solidificante, que é bastante usado para deixar alimentos como sorvetes e geleias mais espessos.

O ágar possui propriedades muito importantes para microbiologia. Pois poucos microrganismos conseguem degradar o ágar, e, portanto ele permanece sólido quando é adicionado ao meio de cultura (material nutriente que é usado para o crescimento de microrganismos em laboratório).

O ágar se liquefaz a uma temperatura próxima de 100 º C (temperatura de ebulição da água) e ao nível do mar permanece liquido até que a temperatura diminua a cerca de 40 ºC.

Para utilização em laboratório, o ágar é mantido em banho-maria a uma temperatura próxima a 50 º C. Nessa temperatura, o ágar não causa dano algum aos microrganismos quando é adicionado sobre eles, e após a solidificação do meio de cultura, o ágar pode ser encubado a uma temperatura próxima a 100 º C sem perder suas características. Possibilitando assim o crescimento de microrganismos termofílicos.

TIPOS DE ÁGAR

O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.

Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar. Denominação que causa certa confusão, Pois o ágar em si, não é um nutriente.

EXEMPLOS DE MEIOS DE CULTURA

ÁGAR NUTRIENTE

O Ágar Nutriente é um meio de cultura relativamente simples, de fácil preparação e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de Microbiologia.

Sendo composto geralmente por extratos de carne e levedura, o ágar nutriente é utilizado para cultivo de microrganismos pouco exigentes nutricionalmente, como por exemplo: Escherichia coli e Streptococcus pneumoniae.

ÁGAR SANGUE

O ágar sangue é um meio de cultura geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de destruir células sanguíneas. Sendo composto geralmente por 5 a 10% de sangue desfibrinado, animal ou humano, o ágar sangue é usado para cultivar bactérias como por exemplo: streptococcus pyogenes e Streptococcus agalactiae.

ÁGAR MANITOL

Ágar Manitol é um meio cultura que tem uma grande concentração salina (7,5% NaCl).Composto por álcool manitol e um indicador de pH (vermelho de fenol) que passa de vermelho a amarelo se o microrganismo fermentar o manitol, o Ágar Manitol é usado para o cultivo de bactérias da família da Micrococcaceae.

Fonte: EngQuimica

Meios de cultura são composições de substâncias que fornecem nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos. Sendo favorecido o crescimento, é possível a identificação desses organismos através das suas atividades bioquímica e metabólica.

Além dos nutrientes, existem condições ambientais para o crescimento microbiano, como temperatura, pH, umidade, presença ou não de oxigênio (condição aeróbia e anaeróbia), entre outros.

A classificação dos meios de Cultura

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificastes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificastes, caracterizando-se como caldo.

Devido à diversidade dos microrganismos, existem vários meios de cultura específicos que atendem às exigências para o desenvolvimento de cada um. Os meios básicos permitem o crescimento, porém não atendem a nenhuma condição nutricional específica de um determinado microrganismo. São exemplos de meio de cultura simples o caldo e o ágar simples.

A condição de meios especiais ou complexos

Já os meios especiais ou complexos possuem condições específicas que atendem às exigências de determinado microrganismo, pois contêm substâncias que propiciam a produção de enzimas e secreções específicas de determinados microrganismos, e que impedem o crescimento de outros que não são de interesse de análise.

Um exemplo de meio de cultura especial é o Manitol, um meio salino com indicador de pH que tem a sua cor alterada quando ocorre o processo de fermentação e produção de ácido. Nesse meio é possível a identificação da bactéria Staphylococcus aureus.

De acordo com o tipo de microrganismo a ser identificado, os meios de cultura possuem diferenciação química, podendo ter extratos vegetais (malte, tomate), animais (carne), microrganismos (levedura) e sintéticos.

Quais as classificações funcionais?

Ainda, é estabelecida uma classificação funcional para os diferentes meios de cultura, que podem ser para:

  • Pré-enriquecimento: para amostras que sofreram algum processo físico ou químico (Ex.: caldo lactosado);
  • Enriquecimento: desenvolvimento de bactérias gerais (Ex.: Caldo Tetrationato);
  • Seletivo: inibem o crescimento de alguns microrganismos e propiciam o desenvolvimento de outros ( Ex.: Manitol e MacConkey);
  • Diferencial: permite a diferenciação de microrganismos parecidos (Ex.: Ágar sangue e MacConkey);
  • Triagem: avalia as atividades metabólicas, permitindo a identificação de vários microganismos. (Ex.: Tríplice açúcar e ferro);
  • Identificação: para realização de provas bioquímicas e funções fisiológicas do organismo a ser identificado (Ex.: Ágar citrato, Caldo nitrato);
  • Dosagem: determinações de aminoácidos, vitaminas e antibióticos;
  • Contagem: determinação quantitativa da população microbiana (Ex.: Ágar de Contagem em Placas, Ágar Baird-Parker)
  • Manutenção: conserva os microrganismos em laboratório (Ex.: Ágar Sabouraud).

Outros meios de cultura utilizados:

  • Ágar MacConkey: favorece o crescimento de bactérias gram-negativas (enterobacterias e não fermentadoras).
  • Ágar Manitol: favorece o crescimento de bactérias estafilococos, sendo muito utilizado para isolamento de Staphylococcus aureus.
  • Ágar Thayer- Martin Chocolate: isolamento de Neisseria gonorrhoeae e N. meningitidis.
  • Ágar Selenito: inibe coliformes e outras espécies da flora intestinal, como estreptococos; favorece crescimento da Salmonella spp e Shigella spp.
  • Ágar Sangue: favorece o crescimento da maioria dos microrganismos, sendo utilizado para identificação presuntiva de Haemophilus spp
  • Ágar Löwestein Jensen: isolamento primário das micobactérias.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Microbiologia Geral, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Qual a diferença dos meios de cultura?

Os meios de cultura diferenciais tiram proveito das propriedades bioquímicas dos organismos-alvo, muitas vezes levando a uma mudança visível quando o crescimento dos organismos-alvo está presente. Os meios diferenciais, ao contrário dos meios de cultura seletivos, não matam os organismos.

Quais os principais tipos de meio de cultura?

Veja abaixo os principais tipos de meios de cultura disponíveis..
Meio de cultura enriquecido. ... .
Meio de cultura seletivo. ... .
Meio de cultura diferencial. ... .
Meio de cultura de transporte. ... .
Meio de cultura de triagem. ... .
Meio de cultura de identificação. ... .
Meio de cultura de contagem. ... .
Meio de cultura de estocagem e manutenção..

Quais são as principais características dos meios de cultura?

As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.

Quais os principais meios de cultura utilizados na microbiologia?

Principais meios de cultura utilizados e suas aplicações.
Agar Nutriente..
Agar CLED – Cystine Lactose Electrolyte Deficient..
Agar Mueller Hinton..