Quais qualidades tem que ter para ser um bom profissional?

Cada vez que um indivíduo finaliza a graduação e tenta adentrar no mercado de trabalho, ele percebe que um diploma é sim importante, mas as principais qualidades de um bom profissional não estão relacionadas a ele. 

Assim, não basta possuir o conhecimento técnico se ele não está acompanhado de outras habilidades, as chamadas soft skills, independente de sua área de atuação.

Isso porque, para ganhar destaque em recrutamentos e processos seletivos, ou até mesmo dentro das próprias empresas (a fim de alcançar cargos com maiores responsabilidades e remunerações), é preciso no currículo um equilíbrio entre as hard e as soft skills.

Nesse contexto, neste artigo vamos te apresentar quais as principais qualidades de um bom profissional que são essenciais para conquistar esse destaque. Vamos lá:

10 maiores qualidades de um bom profissional 

1. Boa comunicação

Uma boa comunicação é a primeira qualidade que um bom profissional deve ter, pois não basta ser expert no que faz e não saber se comunicar de forma eficiente com as pessoas. 

Praticamente todas as profissões existentes exigem o desenvolvimento de relações interpessoais. Dessa forma, saber se expressar de maneira clara é fundamental.

É importante também ter uma boa escrita, capacidade de ouvir o outro e ainda, boa linguagem não verbal, sabendo se portar bem nas mais diferentes situações, pois essas características fazem toda a diferença no processo de comunicação.

Super dica para você!

Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

A comunicação não-violenta (CNV) vem justamente para ajudar a passarmos adiante nossas verdadeiras necessidades e não colocar julgamentos em nossa fala.

Este e-book de Comunicação Não Violenta na Prática vai te ensinar se a comunicar melhor quando está estressado, influenciar melhor as pessoas e desenvolver mais essa habilidade através da comunicação não-violenta.

Bora começar? Não perca tempo Baixe agora o nosso ebook gratuito!

Quais qualidades tem que ter para ser um bom profissional?

2. Ambição

Um bom profissional precisa ser ambicioso. Isso porque, quando ele possui essa qualidade, ele também tem energia para dar o seu melhor em qualquer circunstância, seja ela boa ou ruim.

Uma pessoa com ambição é capaz de estimular seu próprio progresso, sempre procurando a melhor maneira de executar suas tarefas e de superar os obstáculos que aparecem em seu caminho.

Dessa forma, um profissional ambicioso é facilmente identificável, se destacando em um ambiente de trabalho. 

A razão disso é porque ele nunca se acomoda em seu status atual e busca sempre alcançar melhores resultados.

Contudo, vale ressaltar que, tudo em excesso é prejudicial, e com a ambição não é diferente. Se passa dos limites e se torna obsessiva, ela é vista com um olhar negativo, prejudicando então o desenvolvimento de qualquer carreira profissional.

3. Responsabilidade

A grande maioria das empresas hoje em dia estão à procura de profissionais que não tenham medo de assumir novas e grandes responsabilidades. 

Já que, é muito comum que existam processos seletivos internos para que novos cargos sejam assumidos dentro de uma organização, e para isso é preciso estar preparado para enfrentar novos desafios.

Assim, permanecer na zona de conforto não é mais uma opçãopara aqueles que desejam crescer e conquistar maiores salários.

4. Humildade

A humildade é a característica presente em um bom profissional que o auxilia a lidar bem com críticas e com suas próprias falhas. 

Com essa qualidade, o profissional se torna disposto a ouvir sugestões e ensinamentos extremamente válidos para o desenvolvimento de sua carreira. 

Além disso, pessoas humildes também se mostram simples, maduras, e gentis com o próximo, qualidades que são boas e necessárias em qualquer âmbito da vida.

5. Autoconfiança e Automotivação

O profissional que possui autoconfiança conhece o seu potencial e ao mesmo tempo sabe reconhecer suas limitações. Porém, elas não o impede de conquistar seus objetivos, pois tenta superá-las com sua força de vontade.

Desse jeito, é algo que o faz se destacar dentro de uma equipe por passar credibilidade para seus gestores e colegas de trabalho.

A automotivação parte da mesma ideia. Não é preciso elogios ou estímulos externos para que um profissional automotivado execute suas tarefas com disciplina!

Com metas internas bem estabelecidas, ele busca o melhor de si para continuar sempre no mesmo ritmo a fim de alcançá-las.

6. Proatividade

Quando um profissional é proativo, ele não espera que alguém lhe dê ordens sobre o que fazer, ou como realizar determinada tarefa. Ele percebe o exato momento de tomar atitudes, e faz isso para que bons resultados sejam alcançados dentro do negócio.

Além do mais, é uma qualidade que está muito relacionada com a autoconfiança, pois a pessoa proativa sabe o que está fazendo e está preparada para fazê-lo.

Desse modo, essa característica é muito requisitada no mercado de trabalho e em processos seletivos, pois as empresas não desejam colaboradores que se posicionam de forma passiva, mas sim aqueles agem como verdadeiros parceiros. 

7. Integridade

Um profissional íntegro é aquele que possui coerência entre o que ele diz e o que faz. Assim, é considerado muito confiável, pois é garantia que cumpre com os compromissos que assume.

Dessa maneira, quando dentro de uma equipe, o profissional que possui integridade vai realizar as tarefas que foram postas sob sua responsabilidade, e por isso, existe um clima de confiança mútua entre colegas de trabalho. Tal confiança é muito importante para a produtividade, bem-estar, e bom relacionamento de um time. 

8. Trabalhar bem em equipe 

Como comentamos sobre confiança e bem estar dentro de um time, nada é mais importante para esses fatores do que o profissional saber atuar juntamente com outros profissionais.

Nos dias atuais, é praticamente impossível pensar em uma empresa de sucesso que não seja construída a base de equipes de sucesso, que trabalha em harmonia para entregar os resultados esperados por uma organização.

Por isso, o bom trabalho em equipe é essencial dentro do mundo corporativo, e dentro dela está incluso: a aceitação da diversidade entre indivíduos e saber lidar com opiniões diversas, sempre mantendo o espírito de equipe.

9. Inteligência emocional

Ter inteligência emocional significa saber fazer a gestão de suas próprias emoções, até mesmo frente a situações estressantes.

Por conta disso, possuir essa habilidade permite que um profissional saiba lidar com eventos que geram uma carga emocional intensa, além de ser de grande auxílio na manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis.

Características importantes para quem precisa lidar com entregas em prazos apertados, resolver conflitos, negociações, entre outras situações presentes no dia-a-dia profissional.

10. Empatia

Por último, mas não menos importante, um bom profissional precisa ser uma pessoa empatica.

Por meio da empatia, é possível gerir pessoas de maneira mais eficiente, bem como criar um elo com os outros colaboradores por intermédio da vulnerabilidade e conexão, e por essa razão é tão relevante no ambiente organizacional.

Aprenda com a Voitto como ter as qualidades de um profissional! 

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Quais qualidades tem que ter para ser um bom profissional?

Quais são as qualidades de um bom profissional?

1 - Boa comunicação interpessoal. ... .
2 - Trabalho em equipe. ... .
3 - Proatividade. ... .
4 - Inteligência emocional. ... .
5 - Perfil de liderança. ... .
6 - Comprometimento e responsabilidade. ... .
7 - Busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento. ... .
8 - Habilidades de negociação..

Quais são as 7 qualidades?

Veja essas e outras qualidades profissionais indispensáveis para o mercado de trabalho!.
1 1. Liderança..
2 2. Humildade..
3 3. Motivação..
4 4. Responsabilidade..
5 5. Proatividade..
6 6. Organização..
7 7. Flexibilidade..

O que não pode faltar em um bom profissional?

Habilidades profissionais: quais não podem faltar no currículo?.
resiliência;.
visão estratégica;.
inovação;.
inteligência emocional..
criatividade;.
proatividade;.
capacidade de adaptação;.
facilidade na comunicação escrita;.