Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

A cidade de Ouro Preto é, sem dúvida alguma, a porta de entrada para uma surpreendente viagem ao passado. Ela detém, hoje, o maior conjunto homogêneo do barroco no mundo. Uma de suas características mais marcantes são as igrejas erguidas durante o período colonial. São oito as mais relevantes (São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Pilar, do Rosário, da Conceição, do Carmo, São Francisco de Paula, Nossa Senhora das Mercês e Perdões e das Mercês e Misericórdia) de um total de 22 templos religiosos.

Ouro Preto é uma cidade histórica do século XVIII, perfeitamente preservada, encravada nas montanhas do interior de Minas Gerais, é um dos maiores tesouros mundiais de arquitetura barroca tombada como Patrimônio Nacional. Em 1933, Ouro Preto fora considerada 'Monumento Nacional' e, em 1980, veio o reconhecimento internacional: a cidade foi declarada pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade.

Como se fosse um cenário montado com sacadas decorativas de ferro batido, casas de tons pastel e ruas índigenas pavimentadas com pés-de-moleque (completado com estrépito de carros movidos a burro), a pequena Ouro Preto abriga 13 igrejas barrocas que remontam ao auge do ciclo do ouro brasileiro, quando essa região foi uma das principais fontes de abastecimento mundial do minério.

Igreja de Ouro Preto, maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do BrasilFoto: Divulgação

Aleijadinho é o artista cujo nome e obra são sinônimos de Ouro Preto, faz parte da história e completa ainda mais o turismo da região, feformado à idade de 40 anos e tão debilitado que seus assistentes tinham que amarrar os cinzéis às suas mãos, ele viria a se tornar o principal escultor barroco do Brasil. Ouro Preto é sua vitrine. A Igreja de São Francisco de Assis, onde quase todas as esculturas são suas, incluindo as que foram talhadas diretamente no teto, é a última e mais magistral de suas obras. Outra obra exuberante de Aleijadinho foi na Igreja Nossa Senhora do Pilar, a segunda mais rica do país, com mais de 500 kg de ouro usados em homenagem à Virgem Maria.

Além do magnifico patrimônio histórico, Ouro Preto possui grandes belezas naturais, entre cachoeiras e mirantes, que possibilitam a ampla visão de belas paisagens. Os turistas poderam conhecer as minas de ouro, e também o rio das Velhas que nasce em Ouro Preto, um dos mais importantes de Minas Gerais, tanto do ponto de vista geográfico quanto histórico. O clima de Ouro Preto é tropical de altitude.

Quanto a hospedagem, o turista conta com hotéis e pousadas aconchegantes que seguem a aparêcia histórica da cidade. A culinária dessa região mineira também é muito famosa, não deixem de comer os pães de queijo, uma delícia! E para quem gosta de agito, o carnaval de Ouro Preto é uma ótima opção, além da cidade ter muitos bares. Ouro Preto fica a 475 km do Rio de Janeiro, 50 minutos de avião do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Foto de Ouro Preto - Capela do Padre Faria (Foto: Divulgação)Foto de Igreja em Ouro Preto (Foto: Divulgação)Fotos de Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação)Imagem de Ouro Preto (Foto: Divulgação)Carnaval de Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação)Foto de carnaval em Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação)Foto Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto (Foto: Divulgação) Vista panorâmica da cidade de Ouro Preto (Foto: Divulgação) Imagem de casas de Ouro Preto (Foto: Divulgação) Foto de Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação) Igreja de Ouro Preto (Foto: Divulgação)Foto da Igreja Nossa Senhora das Merces em Ouro Preto (Foto: Divulgação) Imagem da Igreja Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto (Foto: Divulgação)Foto Museu de Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação)Foto cidade de Ouro Preto (Foto: Divulgação)Imagem de Ouro Preto - Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Cidade histórica Ouro Preto - Minas Gerais


As igrejas de Ouro Preto são lindas, ricas e com uma arquitetura barroca fantástica. Suas cores, branca, amarela e azul são inconfundíveis e estão espalhadas por toda Minas Gerais.

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?
O tema do 8on8 deste mês é sobre arquitetura antiga e no meio de tantas opções, decidi escrever sobre as igrejas barrocas do séc. XVIII de Ouro Preto.

Visitei essa cidade apenas uma vez, infelizmente. Fomos com um amigo de BH que já a conhecia muito bem. Isso não fora positivo, visto que ele acordou mais tarde que o normal, parou para tomar vários cafezinhos (rsrsrs) e não me permitiu entrar ou caminhar até todas as igrejas que eu queria.

A cidade é uma graça, mas são as igrejas que dão esse charme. Diria que esta cidade consegue ter proporcionalmente, mais igrejas que Roma

😉

Salve este post no Pinterest para encontrá-lo quando precisar! 😉

Vejamos apenas 8 igrejas, para este 8on8, mas esta pequena cidade tem por volta de 15 igrejas.

Foto da capa: Leandro Neumann Ciuffo

#1 Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia ou Mercês de Cima

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Essa foi a primeira e a última igreja que avistamos assim que chegamos em Ouro Preto da rodoviária. Ela estava fechada, mas por estar na parte alta da cidade, é vista de vários ângulos e é super fotogênica!

Além dela, conseguimos também ver a igreja de São Francisco de Paula ao fundo.

#2 Igreja de São Francisco de Paula

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Esta é a igreja que você consegue ver praticamente de toda Ouro Preto. Ela fica bem no alto e tenho diversas fotos dela em cada canto. Infelizmente não tive tempo de ir até ela, mas você pode chegar até ela a partir ad rodoviária. Infelizmente ela não permite visitação, mas você pode participar de uma missa e conhecê-la por dentro. Dentro, no altar, há uma obra de Alejadinho.

#3 Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Uma das poucas igrejas que conseguimos entrar. Ela fica ao lado da Praça Tiradentes, mas apesar de em seu interno ter 2 altares de Aleijadinho, o que eu mais me encantei foi a porta desta igreja.

Como para este post eu sempre insiro fotos horizontais, deixei a minha preferida fora desta seleção (mas a deixei escondida aqui).

#4 Igreja de São Francisco de Assis

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Uma das mais bonitas igrejas de Ouro Preto, foi projeto de Aleijadinho e de mestre Ataide. Ela fica no centro da cidade, em frente a famosa feirinha de Pedra Sabão.

#5 Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Visitamos essa igreja no fim da tarde e nos sentamos em suas escadarias para descansar. Por conta disso, ela me rendeu diversas fotos e acabei “curiosando” alguns detalhes, como um par de chifres perto entre a cruz no topo da igreja.

Além disso, quando fomos (2013), a igreja havia uma coloração avermelhada, que a diferenciava dos tons branco-amarelo com alguns detalhes em azul, de todas as igrejas da cidade. Bom, isso a diferenciava em 2013. Hoje ela segue o padrão de cores das igrejas da cidade.

Veja abaixo o detalhe da cruz desta igreja

#6 Igreja de Santa Efigênia

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Outra igreja que se encontra na parte alta da cidade e que podemos ver se diversas partes da cidade.

Diz que essa igreja fora construída a pedido de um ex escravo, Chico Rei, e graças a isso, em seu interno se encontra vários santos negros incluindo a imagem de um papa negro.

#7 Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?
Foto de Vitor Santo – C.C 4.0

Entramos apenas em duas igrejas e essa fora a segunda. Seu interno é absurdamente rico, pois conta com mais de 400 quilos de ouro, fazendo dela a 2° igreja mais rica em ouro no país (perdendo para a Igreja de São Francisco, em Salvador).

Fotografar o seu interno é proibido, mas quem nunca?

#8 Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?
Foto de MrElvio – C.C 4.0

Como disse, cheguei tarde na cidade, meu amigo ainda parou e diversos “cafezinhos” e a gente não pode aproveitar direito a cidade. No final das contas, precisava para concluir este 8on8, mais uma foto.
Dentre as várias outras igrejas que não citei aqui (em breve insiro abaixo uma lista), escolhi esta para finalizar a minha postagem. A escolha não foi por um acaso. Ela é bem diferente das outras igrejas, apesar de manter a tonalidade branca e amarela, ela é arredondada.

Onde ficar em Ouro Preto?

O Booking oferece uma opção interessante de mostrar aqui dentro do blog um mapa da cidade com os valores das diárias dos hotéis conveniados. Assim, você pode encontrar hotel com preço baixo e ainda dar uma ajudinha ao blog (parte da comissão deles vem para nós!). Se você gostou do material, não custa nada, não é?

Navegue no mapa abaixo para localizar hospedagem

Mostre o mapa

Participaram deste 8on8

Let’s Fly Away – Roteiro de viagem para Itália – cidades imperdíveisEspiando pelo Mundo –  Velhas e fantásticas construções pelo mundo * O Berço do Mundo – Maravilhas antigas de Portugal * Quarto de Viagem – A Incrível arquitetura de Luxemburgo

Convidadas do mês:

Estrangeira – Arquitetura antiga na Espanha: um roteiro histórico *  Turista Imperfeito: 8 castelos italianos que você precisa conhecer


Aproveite e siga o Turistando.in nas redes sociais e clique no círculo abaixo para salvar este post no Pinterest:

Quais são as arquiteturas de Ouro Preto?

Qual a arquitetura de Ouro Preto?

Ouro Preto é uma das principais cidades históricas brasileiras que guarda resquícios do barroco. O estilo, utilizado nas igrejas do período colonial, tinha o objetivo de atrair os cristãos e influenciá-los emocionalmente.

Quais as principais igrejas de Ouro Preto?

LINDAS IGREJAS DE OURO PRETO E MARIANA.
#1 Igreja de São Francisco de Assis..
#2 Igreja Nossa Senhora do Pilar..
#3 Matriz de Nossa Senhora da Conceição..
#4 Igreja Nossa Senhora do Carmo..
#5 Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia..
#6 Igreja São Francisco de Paula..
#7 Igreja Matriz de Santa Efigênia..

Quais são as principais igrejas barrocas no Brasil?

5 construções de arquitetura barroca no Brasil.
Igreja de São Miguel — Rio Grande do Sul..
Igreja de Santo Antônio — Bahia..
Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo — Pernambuco..
Igreja de São Francisco de Assis — Minas Gerais..
Obras do mestre Aleijadinho — Minas Gerais..

Qual é a igreja mais antiga de Ouro Preto?

A Capela de São João Batista é provavelmente o templo mais antigo de Ouro Preto. Sua primeira construção, uma capelinha primitiva, datada de aproximadamente do ano de 1698, foi erguida pelos membros da bandeira de Antônio Dias.