Quais são as diferenças e as semelhanças entre católicos e protestantes?

Elizabeth II, que faleceu após 70 anos de reinado, recebeu o último adeus do povo britânico nesta segunda-feira (19), no chamado "funeral do século", com a presença de governantes de todo o mundo, antes de ser sepultada em cerimônia particular no Castelo de Windsor, na Inglaterra.

Após os 11 dias de luto nacional e diversas homenagens, as cerimônias do funeral ocorreram na Igreja Anglicana, religião oficial do Reino Unido, agora tendo como líder o Rei Charles III. 

Foram vistas algumas semelhanças com a fé católica, como a arquitetura da Igreja, as orações e leituras bíblicas entre outras. A Igreja da Inglaterra é a matriz da Comunhão Anglicana, que reúne 85 milhões de adeptos em 165 países.

Então, quem são os anglicanos? Quais as diferenças e semelhanças entre eles e os católicos?

Ambas são Cristãs

Leia MaisA fundação da Igreja Anglicana

Anglicanos e Católicos romanos preservam a mesma Tradição recebida dos Apóstolos. Católicos e anglicanos possuem a Bíblia, com os dois testamentos, como base de sua fé, mas também leem os livros da Bíblia hebraica escritos em grego. As duas igrejas recitam juntas os Credo Niceno e Apostólico.

As duas são litúrgicas na forma do culto e utilizam vestes litúrgicas e paramentos da mesa ou altar. As Igrejas também possuem ordens religiosas (Franciscanos, Beneditinos, Agostinianos, etc.) e se organizam em Dioceses e Paróquias.

Sacramentos parecidos

Católicos e anglicanos administram o Batismo e a Confirmação, celebram a Santa Eucaristia e também os outros ritos sacramentais: a Penitência, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e as Sagradas Ordens.

Também afirmam ser a Eucaristia (também chamada de Santa Ceia ou Missa) o centro de seu culto. A Igreja Romana afirma dogmaticamente que são sete; Na Igreja Anglicana há o consenso de que somente dois foram instituídos por Cristo e são necessários para salvação (batismo e Eucaristia). O Matrimônio pode ser repetido na Igreja Anglicana, na Romana só em caso de nulidade. 

Maria como Mãe de Deus

As Igrejas reservam um papel especial para a Virgem Maria, porém o Anglicanismo não aceita os últimos dogmas marianos (Assunção e Imaculada Conceição), também não há um consenso amplo entre os anglicanos quanto ao segundo dogma mariano (Virgindade Perpétua).

Divórcio do rei impulsionou separação das Igrejas

Não é uma redundância! O que realmente ocorreu para os Cristãos ingleses se desligarem do Papa foi justamente o Rei Henrique VIII, que quis se divorciar de Catarina de Aragão, e ela pediu socorro a Santa Sé.

O Papa Clemente VII resolveu entregar o exame do processo de separação do casal ao tribunal de Roma. Assim, em 1531, o Santo Padre proibiu Henrique de se casar novamente enquanto a causa estivesse sob julgamento.

O advogado Thomas Cromwell convenceu o rei a fazer um processo parecido com o que príncipes alemães estavam realizando: separar-se de Roma. Em fevereiro de 1531, uma assembleia do clero, instigada pelo rei, proclamou Henrique como “Chefe Supremo da igreja da Inglaterra”, com a cláusula “na medida em que a Lei de Cristo o permite”.

Desta forma, Henrique se casou com Ana Boleyn, e foi excomungado pelo Papa Clemente, e o cisma foi estabelecido em 1534 após o parlamento inglês votar o “Ato de Supremacia”, que proclamava ser o rei o “Único e Supremo Chefe da igreja na Inglaterra”; os súditos que não reconhecessem esse ato seriam punidos com a morte.

Ben Stansall - AFP

Quais são as diferenças e as semelhanças entre católicos e protestantes?

Primaz Anglicano, Justin Welby celebrou os ritos do funeral de Elizabeth II

Divergências na autoridade

Após o cisma e a confirmação do rei como líder da Igreja Anglicana, houve uma aproximação mais contundente com o protestantismo.

O resultado disso é a diferença na autoridade da Igreja. Para os católicos, o Bispo de Roma é infalível. O Vigário de Cristo tem o controle absoluto de tudo. A autoridade descende dele para seus ajudantes e seguidores.

O ditado tão famoso de Santo Agostinho, Roma locuta causa finita est (Roma falou o assunto está encerrado) nunca foi tão verdadeiro.

As Igrejas da Comunhão Anglicana decidiram trilhar outro caminho. Sua autoridade encontra-se dispersa em vários lugares. Não há uma autoridade absoluta no anglicanismo.

Cada Igreja Anglicana pertence à Comunhão Anglicana porque está em comunhão com o Arcebispo de Cantuária e busca manter a fé católica e a ordem reformada que herdou da Igreja da Inglaterra. Mas cada uma é independente.

“Durante o pontificado de São João Paulo II (1978-2005), as duas Igrejas estavam num processo de negociação para que a Igreja Anglicana voltasse à comunhão da Igreja Católica sob a autoridade do Papa, mas diversos problemas e diferenças de ordem doutrinal fizeram com que as conversas fossem paralisadas”, disse o missionário redentorista Padre Inácio Medeiros.

Liturgias distintas

Na liturgia católica é usado o Missal Romano livro específico utilizado pelo celebrante durante a Santa Missa, enquanto na liturgia anglicana é usado o Livro de Oração Comum (LOC), revisado várias vezes e que foi utilizado no funeral de Elizabeth II.

Ordenações femininas

Outra diferença é que na Igreja Católica Apostólica Romana não existe possibilidade de ordenar mulheres, algo que é possível na Anglicana, inclusive, alguns casos de mulheres ordenadas chegarem ao grau do Episcopado.

Desde a época de Elizabeth I, a religião anglicana, que alguns consideram um “terceiro gênero” entre catolicismo e protestantismo, se apresenta como uma combinação de elementos de origem católica (temperados por uma aversão a Roma e ao papado) e de origem protestante.

Padre Camilo também fala sobre a Igreja Anglicana


Qual é a diferença entre a Bíblia protestante e A Bíblia católica explique o que são os livros apócrifos?

Para os Protestantes, por exemplo, apócrifo quer dizer que o livro não faz parte do cânon hebraico, enquanto que os Católicos designam estes livros como deuterocanónicos e denominam de apócrifos os livros que os estudiosos protestantes chamam pseudo-epígrafos.

O que são protestantes e católicos?

Movimento cristão de oposição ao catolicismo O protestantismo é um conjunto de doutrinas religiosas cristã do século XVI, derivada da Reforma Protestante liderada pelo padre alemão Martinho Lutero. O protestantismo, junto com o catolicismo e com a ortodoxia formam as três principais divisões do cristianismo.

Que diferença entre protestante?

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

Qual a diferença entre católicos protestantes e ortodoxos?

A mais evidente seria a questão da liderança da Igreja. A Igreja Católica Romana acredita na primazia de um dos bispos, o Bispo de Roma, que é o papa e este é a autoridade máxima nessa igreja. Por sua vez, os ortodoxos não creem na supremacia de nenhum bispo, sendo todos eles iguais.