Quais são as principais características do comportamento empreendedor?

Muitas das pessoas que desejam começar a empreender se sentem perdidas ou insuficientes no início das suas jornadas. Às vezes, têm uma mente fértil e criativa, mas deixam a desejar em iniciativa, ou vice-versa. O comportamento empreendedor perfeito é difícil de alcançar, mas conhecendo mais a fundo como ele funciona, é possível aplicar mudanças que farão toda a diferença.

Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais características do comportamento empreendedor. Se quiser se inspirar e ter novas ideias, você veio ao lugar certo. Pegue caneta, bloquinho de notas e continue com a leitura! 📓

Quais são as principais características do comportamento empreendedor?

Quais são as principais características do comportamento empreendedor?

O que é comportamento empreendedor?

Comportamento empreendedor é o conjunto de qualidades e ações que tornam um indivíduo mais propício ao sucesso no mundo do empreendedorismo. Essas qualidades geralmente estão relacionadas ao pensamento inovador, habilidades interpessoais, liderança e, claro, persistência.

Adotando comportamentos empreendedores na sua vida, será mais fácil enxergar oportunidades e contornar obstáculos difíceis do processo de lançamento de um novo negócio.

💡 Saiba mais: O que é empreendedorismo?

A importância de desenvolver comportamentos empreendedores

O mercado de inovação tornou-se um ambiente extremamente competitivo, cheio de pessoas inteligentes e criativas à procura de lançar o próximo produto ou tendência capaz de conquistar milhares de clientes.

Muitas dessas pessoas já alcançaram suas metas e estão em busca de mais. Por isso, entender como suas mentes funcionam, seus hábitos e comportamentos é importante para que você possa identificar suas próprias fortalezas e fraquezas. Assim, será possível desenvolver-se pessoal e profissionalmente e estar cada vez mais próximo dos seus sonhos.

🎓 Curso grátis: Curso de e-commerce para iniciantes

8 principais características do comportamento empreendedor

Agora que você entende a importância de desenvolver um comportamento empreendedor, vamos investigar mais a fundo as principais características de quem viveu essa jornada e assumiu esse papel como estilo de vida. Vamos lá? 🔎

1. Visão vanguardista e inovadora

O espírito empreendedor é voltado para o futuro. Indivíduos com essa mentalidade carregam consigo a vontade de deixar uma marca no mundo e fazer a diferença na vida das pessoas. Por isso, ter um pensamento combativo e voltado para a mudança e experimentalismo é algo natural de quem tem comportamento empreendedor.

Sendo assim, é possível observar que o empreendedorismo, de forma geral, está intimamente ligado à inovação e capacidade de enxergar brechas no mercado que ninguém mais havia enxergado.

💡 Saiba mais: Perfil empreendedor: conheça as características

2. Criatividade

A criatividade deve ser o norte de quem deseja empreender. Com um mercado tão disputado, criar algo totalmente original pode ser uma tarefa muito desafiadora.

Por conta disso, o empreendedor deve ter a capacidade de usar sua criatividade para idealizar produtos e serviços inovadores, sintetizando e combinando ideias. Apenas assim será possível oferecer um diferencial competitivo que destaque seu negócio da concorrência e, consequentemente, o aponte na direção do sucesso.

💡 Saiba mais: 9 tendências de empreendedorismo para decolar seu negócio em 2022

3. Persistência e pensamento positivo

Qualquer pessoa que começar a empreender irá esbarrar em obstáculos — isso não é pessimismo, é um fato. A diferença entre quem alcança seus objetivos e os que ficam pelo caminho está na forma como eles encaram cada dificuldade.

Ao encontrar problemas complexos, indivíduos com comportamentos empreendedores mudam de estratégia e encontram novos caminhos. Eles tomam para si a responsabilidade pessoal de fazer o que for necessário para atingir suas metas.

Para isso, é necessário resiliência e uma mente capaz de não perder a fé ao esbarrar em situações complexas. O mais importante para manter o pensamento positivo é cuidar da saúde mental e se rodear de pessoas que contribuam para o seu bem-estar.

Quais são as principais características do comportamento empreendedor?

Quais são as principais características do comportamento empreendedor?

4. Flexibilidade

No empreendedorismo, não há espaço para mentes fechadas: é preciso ser flexível. Mesmo que esteja convencido de uma ideia, muitas vezes será necessário recalcular a rota e traçar novos caminhos.

Redesenhar um plano, produto e estratégia são partes cotidianas da vida de quem tem o espírito empreendedor. Por isso, é importante não se apegar tanto ao que se tem planejado de início e estar aberto às mudanças que se fizerem necessárias.

5. Trabalho em equipe e networking

Mesmo que se esforce ao máximo de suas capacidades, ninguém alcança nada sozinho. Por conta disso, é muito importante que o empreendedor dê a atenção devida à forma como se relaciona com as pessoas do seu entorno.

Esteja aberto a ideias de quem os rodeia e trate a todos de maneira empática. Você nunca sabe qual dos seus colaboradores poderá ter uma ideia que apontará seu empreendimento numa nova e inesperada direção que alavancará vendas e lhe aproximará das suas metas.

No caso do networking, é essencial estar atento aos encontros, principalmente em meios relacionados ao empreendedorismo. Você nunca sabe quem das pessoas que encontrou pode vir a se tornar um colaborador de ouro ou investidor para o seu negócio.

Ter um bom networking também é essencial para acessar diferentes linhas de investimento para empreendedores. Por isso, demonstre curiosidade e esteja sempre aberto a ouvir o que o outro tem para falar.

💡 Saiba mais: Networking: o que é, para que serve e qual sua importância?

6. Capacidade de assumir riscos calculados

Muitas pessoas passam suas vidas evitando situações arriscadas. Mesmo sabendo que assumir riscos é parte do processo de crescimento pessoal e profissional, escolher manter-se na zona de conforto parece uma opção mais segura.

Um dos comportamentos empreendedores primordiais é a capacidade de analisar cenários e expor-se a riscos calculados. Isso não significa colocar-se em circunstâncias extremas. Na verdade, assumir riscos calculados significa ter capacidade analítica para entender o contexto geral e saber a hora certa de apostar.

7. Confiança e firmeza

Pessoas com comportamento empreendedor estão sempre preparadas para tomar decisões difíceis. Para isso, é preciso ter firmeza nas ideias e a confiança de que, mesmo que algo não saia como esperado, há sempre uma forma de contornar a situação.

Ao demonstrar autoconfiança, um líder inspira o mesmo sentimento nas pessoas ao seu redor. Dessa forma, seus pontos de vista são mais respeitados e suas ideias mais acreditadas, fatores fundamentais para alcançar sucesso no mundo do empreendedorismo.

💡 Saiba mais: 5 pensamentos de Bill Gates para inspirar empreendedores

8. Iniciativa

Apesar de ter ideias criativas, muitas pessoas falham em tomar uma iniciativa. O empreendedor com maiores chances de sucesso costuma atuar antes que alguém peça ou de ser forçado pelas circunstâncias.

Em vez de procrastinar, ele enxerga oportunidades e brechas no próprio tempo para fazer o que deve ser feito, sem abrir espaço para medos e dúvidas irracionais.

Tudo certo para aplicar os comportamentos empreendedores?

Esperamos que, com nosso artigo, você tenha compreendido melhor como funcionam as mentes empreendedoras de sucesso. Não há receita secreta, mas com as informações que juntamos, será possível apontar seus pensamentos na direção certa para que sua jornada seja bem-sucedida.

Já que está aqui, que tal começar a aplicar o comportamento empreendedor na sua vida e tomar uma iniciativa hoje mesmo? Com a plataforma da Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual completa e profissional em poucos minutos, sem precisar de nenhum conhecimento técnico. Além disso, você conta com 30 dias gratuitos. Esperamos você. 💙