Quais são os cuidados com a alimentação aliada a prática de exercícios físicos?

Vai ao ginásio, mas não come bem? Nada feito. Não basta correr uma hora por dia ou fazer ioga três vezes por semana. Para ficar fit, o seu corpo precisa de estar bem nutrido.

A receita para uma vida equilibrada inclui vários ingredientes e dois deles são essenciais e indissociáveis: exercício físico e alimentação saudável. Aproveite este verão para dar mais atenção a ambos.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, os adultos devem praticar, pelo menos, duas horas e meia por semana de atividade física de intensidade moderada, ou uma hora e um quarto de atividade mais vigorosa. Além disso, devem fazer exercícios que favoreçam a resistência muscular, duas vezes por semana, como passear a pé, andar de bicicleta, nadar ou correr.

Por sua vez, as crianças e adolescentes devem praticar, todos os dias, pelo menos, uma hora de atividade física, que deve incluir, três vezes por semana, 20 a 30 minutos de exercícios que exijam esforço ao sistema músculo-esquelético, nomeadamente, correr, subir e descer escadas, saltar, etc. Embora, de uma forma geral, ainda estejamos muito aquém de cumprir estas recomendações, a tendência mostra que cada vez mais pessoas se dedicam ao desporto e já há mesmo quem não consiga passar um dia sem treinar.

A atividade é essencial para o bem-estar físico, mas também mental. Contudo, convém lembrar que de pouco adianta abraçar o desporto com afinco, se depois não fazemos refeições adequadas. Até porque é através da comida que o organismo obtém a energia e os nutrientes de que precisa para despender no treino.

Seguir uma dieta saudável exige tanta disciplina como a rotina do exercício físico e o ideal é mesmo levar as duas coisas a sério e não facilitar. Para isso, recordamos as principais regras da alimentação:

» Uma dieta equilibrada é, necessariamente, diversificada. Assim, é importante ingerir diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos alimentos, variando nas opções dentro de cada grupo ao longo da semana. Todos os grupos são importantes, e a quantidade na qual devem ser incluídos na alimentação também;

» É fundamental respeitar os horários de todas as refeições e não saltar nenhuma. Ao longo do dia, é bom ir fazendo pequenos lanches para ajudar a repor os níveis de energia e controlar o apetite;

» Água nunca é demais e deve ser a bebida de eleição. Independentemente da vontade, é importante beber, pelo menos, entre 1,5 e 2 litros de água por dia, sobretudo nesta altura de maior calor, em que o corpo precisa de estar bem hidratado.

Nutrientes essenciais!

Em alguns casos, a alimentação deve ser adaptada ao tipo de exercício que se pratica, de forma a melhorar a performance e a garantir a reposição adequadas das reservas de energia e proteína. Para uma pessoa que pratica exercício regular, mas de forma mais recreativa, existem alguns cuidados alimentares gerais para os quais pode ser reforçada a atenção. Aqui ficam os nutrientes mais importantes da alimentação no desporto.

» Ingestão adequada de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (cereais e derivados integrais, como massa, arroz, pão integral ou de mistura, flocos de aveia, etc.);

» Inclusão de fontes de proteínas completas (carne, pescado, ovos, laticínios magros);

» Vitaminas, minerais e compostos antioxidantes (a fruta fresca e os hortícolas são excelentes fornecedores de micronutrientes, alguns dos quais de grande importância para a recuperação muscular, stress oxidativo e redução do cansaço e fadiga durantes e após o exercício);

» Água.

Sabemos que uma boa alimentação é a chave para uma rotina com mais disposição, para a prevenção de doenças e também para uma vida mais longa, como trouxemos no post6 hábitos saudáveis para aumentar a longevidade


Porém, outro ponto importante é que a alimentação pode melhorar a sua performance na realização de exercícios físicos, seja o seu objetivo o emagrecimento ou o ganho de massa muscular. 


É interessante que você monte o seu prato de forma estratégica, antes e depois do treino,
para que os seus resultados sejam otimizados


Para saber de que forma a alimentação combinada à rotina de exercícios pode trazer benefícios para você, nos acompanhe!

Por que é importante se alimentar corretamente ao exercitar-se?

A prática constante de exercícios físicos é muito importante para a sua saúde e está relacionada com a prevenção de diversas doenças.


De acordo com a
Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é que se pratique 150 minutos de alguma atividade por semana. Ainda, para que você tenha um bom desempenho, é preciso comer corretamente.


Jamais faça exercícios físicos em jejum, especialmente exercícios aeróbicos, de muita intensidade. Isso porque os músculos armazenam glicogênio (produto dos carboidratos que ingerimos) e o utilizam como principal fonte de energia durante a atividade física.


A capacidade de armazenamento de glicogênio dos nossos músculos é limitada, por isso é preciso repor os carboidratos com frequência, pelo menos a cada duas horas. 


Alguns incômodos que podem acontecer durante o exercício se você não se alimentar são:

  • Hipoglicemia (queda de açúcar no sangue);
  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Palpitações;
  • Desmaios.


Como podemos perceber, uma alimentação correta é fundamental. Além disso, reduz a sensação de fadiga, auxilia no período de recuperação e diminui o risco de lesões, já que contribui para a recuperação dos seus músculos. 


Outro ponto para ficar atento é não ingerir menos nutrientes do que você precisa, para que não desenvolva alguma deficiência nutricional. 


Ressaltamos que é muito importante
contar com o acompanhamento de um profissional nutricionista para montar a dieta mais adequada para a sua rotina de atividades e exercícios, que irá variar também de acordo com os seus objetivos. 


Acesse o
site do Tem Hora e assine um de nossos planos para ter desconto de até 60% em consultas e procedimentos, além de ter acesso a mais de 200 médicos qualificados em todo o Estado.

Qual o papel dos macronutrientes e dos micronutrientes?

Para entender a importância da alimentação correta é interessante que você entenda também o papel que diferentes tipos de alimentos desempenham no nosso organismo. 


Como mencionamos acima,
os carboidratos são a principal fonte de energia usada pelo corpo nos exercícios. O glicogênio, além de ser armazenado nos músculos, fica também armazenado no fígado. Os carboidratos, presentes em massas, pães, cereais e, em menor quantidade, nas frutas, fornecem o “gás” que precisamos para a realização da atividade física.


As proteínas são o segundo macronutriente mais importante. Encontradas em fontes vegetais e animais, as proteínas são transformadas em aminoácidos e absorvidas pelo nosso intestino. 


Os
aminoácidos são usados na reparação das células da nossa pele, na formação dos ossos e de tecidos conjuntivos e na produção dos hormônios.


Elas são muito importantes para quem realiza atividades físicas para ganho de massa, por exemplo, pois são a principal “matéria-prima” usada na reparação do tecido muscular. O consumo de proteína recomendado para um adulto é de 0,8 g a 2,2 g por quilo de peso corporal. Quanto mais atividade física você pratica, maior a quantidade recomendada. 


Porém, a ingestão de acima de 2 g por quilo não é sintetizada completamente pelo corpo humano e esse
excesso acaba resultando em ganho de peso


Por fim temos as gorduras, necessárias para a absorção de vitamina A, D, E e K, além de serem essenciais na produção de hormônios. Encontramos gorduras saudáveis em castanhas, amêndoas, amendoim, azeite e abacate, que são alimentos que promovem uma boa saúde cardiovascular.


Já as conhecidas gorduras saturadas, presentes em frituras, biscoitos, carnes e manteigas, devem ser evitadas por aumentarem as taxas de colesterol “ruim”, o que eleva o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 


O colesterol alto, inclusive, está entre as
doenças mais comuns no Brasil e é um fator que pode ser controlado por meio de dieta e exercícios. 


Por fim, as vitaminas e minerais, presentes essencialmente em frutas, verduras e leguminosas são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico, na produção de colágeno, na capacidade de cicatrização do nosso organismo, entre outros processos. 

O que ingerir antes e depois da atividade física?

Antes de iniciar a atividade física, priorize o consumo de carboidratos, a fim de evitar a queda no rendimento e a fadiga precoce, como frutas, arroz, tubérculos, aveia, granola, massas, farinhas em geral, pães, bolachas e torradas. 


É importante ressaltar que alimentos integrais, com muitos grãos, podem causar desconforto no momento do treino, por precisarem de mais tempo para serem digeridos. 


É interessante combinar também com alguma fonte leve de proteína, como queijo branco ou ricota. 


Em treinos com duração inferior a uma hora, recomenda-se a ingestão de 200 ml de água, a cada 20 minutos de exercício. Se a atividade durar mais do que uma hora, a quantidade recomendada é de 50 a 10 0ml, a cada 20 minutos. 


Após o treino também é preciso repor as energias para garantir uma boa metabolização de gordura e promover a recuperação das microlesões nas fibras musculares. 


Prefira ingerir ovos, carnes magras e leguminosas, além de leite e iogurte.


Outro hábito importante é ingerir bastante água ao longo do dia, o que possibilita a quebra das moléculas de gordura com mais facilidade.

O quanto de cada macronutriente é preciso ingerir por dia?

Para você saber a quantidade correta de carboidrato e proteína que precisa ingerir por dia, precisa levar em consideração o seu peso corporal.


No caso das proteínas, o recomendado é ingerir 0,8 g por quilo de peso corporal
. Nesse caso, uma pessoa com 70 kg deve ingerir 56 g de proteína por dia. Um peito de frango, sem pele, tem em média 32 g de proteína. Nesse caso, ingerir dois bifes de peito de frango por dia é o suficiente para uma dieta equilibrada. 


No caso dos carboidratos,
o ideal é consumir de 8 a 9 gramas por quilo corporal. Para quem deseja fazer um treino de hipertrofia (ganho muscular), o ideal é ingerir mais de 9 gramas. O que, recomendamos, deve ser feito sob a orientação de um nutricionista.


O carboidrato é o nosso principal macronutriente e é
o primeiro recurso ao qual o corpo recorre quando precisa de energia, pois é um elemento de rápida absorção. Quem pratica exercícios deve ingerir uma boa quantidade, mas lembramos que o consumo em excesso de carboidratos causa glicemia e acúmulo de gordura corporal. 


Se o seu objetivo é perder peso, leve em consideração o gasto calórico: ingira sempre menos calorias do que irá gastar ao longo do dia. 

Conte com a orientação de um nutricionista

Neste conteúdo, nós doTem Hora, trouxemos apenas algumas informações para introduzi-lo à relação entre a alimentação e a prática de exercícios físicos.


Porém, lembramos que é essencial levar em consideração as particularidades do seu organismo, além de avaliar a sua rotina, no momento de montar uma dieta.


Por isso,
não abra mão de consultar-se com um nutricionista, que irá avaliar qual a sua necessidade diária de ingestão de nutrientes, levando em consideração o seu metabolismo, tipo físico e atividades realizadas. 

Quais são os cuidados com a alimentação aliada a prática de exercícios físicos?

E lembramos que, para além dos ganhos aumentados que você terá na sua atividade física, uma boa alimentação repercute de forma geral na sua saúde, além de reduzir o estresse, melhorar o humor e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Quais são os cuidados com a alimentação aliada a prática de atividade física?

Primordialmente, consuma alimentos ricos em carboidratos antes da atividade física. Em outras palavras, são eles que vão evitar a queima de massa muscular, a queda de rendimento e até a fadiga. O recomendado é ingerir os alimentos de uma a duas horas antes dos exercícios.

Como aliar uma boa alimentação e exercício físico?

Antes do treino: é importante priorizar o consumo de alimentos fonte de carboidrato nas horas que antecedem a atividade, a fim de evitar queda no rendimento e fadiga precoce. Entre eles: frutas, arroz, tubérculos, aveia, granola, massas, farinhas em geral, pães, bolachas e torradas.

Quais são os cuidados que devemos ter com a nossa alimentação?

Além dos cuidados citados e da higiene, são recomendações importantes para a alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar comida muito condimentada (muito sal, pimenta etc.), não comer em excesso e fazer as refeições em horários regulares.

Qual a importância da alimentação em relação aos exercícios físicos explique?

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma vida saudável, mas sim acompanhada de uma alimentação adequada e balanceada. "Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia".