Quais são os cuidados que deve ter no manuseio de produtos químicos domésticos?

3 minutos para ler

Se você é daquele tipo de gestor que não tem atenção básica com relação à qualidade, especificações e cuidados ao manusear produtos de limpeza, é preciso ficar de olho: a negligência desses fatores pode colocar em risco a segurança de todos, desde os colaboradores responsáveis pela higienização até os clientes que circularão pelo ambiente.

É indiscutível como além de proporcionar uma sensação agradável, os produtos de limpeza também são indispensáveis para garantir a qualidade de vida e a higiene dos ambientes. Assim, você não pode se deixar enganar pela variedade de cores e criatividade das embalagens: o mais importante na hora da escolha é ter instruções precisas e claras quanto à utilização do produto.

Então, agora que você já percebeu a importância de valorizar o manuseio de produtos químicos, vamos falar sobre os principais cuidados necessários. Continue a leitura!

Garanta o uso de EPIs

Independentemente se os produtos de limpeza são classificados como ecológicos ou atóxicos, é indispensável garantir o uso de EPIs ou equipamentos de proteção individual. Por mais inofensivos que eles possam parecer, ainda há a possibilidade de causar complicações de saúde, como alergias e irritações ao entrar em contato com a pele. Nos casos mais graves, ainda é possível que ocorra ferimentos e queimaduras.

Sendo assim, é fundamental ter e/ou fornecer os equipamentos de proteção necessários e ainda garantir que eles sejam corretamente utilizados. Se encaixam nesses equipamentos: luvas, óculos de proteção, máscaras, jalecos etc. Tudo vai variar conforme o risco que cada produto oferece.

Armazenamento correto

Os galões, baldes e caixas com produtos armazenados precisam ficar em locais secos, frescos e arejados, de preferência, em pallets. Ainda, é muito importante que nesses espaços haja uma ventilação adequada e que caso ocorra algum vazamento de produto, o odor e gases liberados sejam dissipados rapidamente.

É fundamental que você e/ou os seus colaboradores nunca misturem os produtos de limpeza sem que haja a indicação de um profissional responsável. Muitos produtos químicos quando misturados podem liberar gases tóxicos e produzir substâncias irritantes, explosivas ou corrosivas. Muitos acidentes domésticos e em locais de trabalho são causados devido à negligência dessas recomendações.

Enxágue bem as superfícies

Depois que você utilizou os produtos de limpeza, também é preciso que as superfícies e os equipamentos utilizados sejam adequadamente enxaguados. Afinal, se os produtos químicos simplesmente forem deixados no ambiente, eles podem continuar a agir e gerar corrosão ou desgaste da região.

Por exemplo, em tecidos e pisos, já que os produtos continuam a reagir, é possível que causem manchas. Em equipamentos, os resíduos químicos podem potencializar o deterioramento de borrachas, mangueiras e até tanques de máquinas, além de proliferar bactérias.

Percebeu como os cuidados ao manusear produtos de limpeza não pode ser negligenciado? Medidas preventivas como essas podem evitar acidentes graves, que além de comprometer a saúde e bens materiais, podem resultar em problemas jurídicos.

Então, gostou do nosso post? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas a também aprenderem sobre o assunto!

Quais são os cuidados que deve ter no manuseio de produtos químicos domésticos?

O que são saneantes?

São todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais). Os saneantes são importantes na limpeza de casas e outras locais, pois, ao acabar com a sujeira, evitam o aparecimento de doenças causadas por germes e bactérias.

Exemplos de saneantes:

– detergente líquido: utilizado para limpar pratos, copos, talheres;
– detergente em pó e sabão em pó: tiram a sujeira das roupas;
– cera: dá brilho e proteção aos pisos e assoalhos;
– água sanitária: desinfeta pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e branqueia as roupas;
– inseticida, repelente de insetos e raticida: mata ou expulsa insetos ou roedores dos ambientes;
– desinfetante: mata germes e bactérias.

Como os saneantes são controlados?

Para serem vendidos em supermercados, lojas, mercearias ou outros locais de comércio, é necessário que as empresas fabricantes desenvolvam produtos seguros, que dêem bons resultados e com rigoroso controle de qualidade.

Todos os fabricantes têm de seguir as normas legais e técnicas e, ainda, obter autorização do Ministério da Saúde (por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), para cada produto vendido.

Saneantes clandestinos (piratas):

São aqueles que estão à venda sem a autorização do Ministério da Saúde, ou seja, produtos que não foram avaliados para comprovar sua qualidade e segurança para uso, manuseio, armazenamento. Na maioria das vezes não têm ação contra germes e/ou não limpam as superfícies porque sua formulação não possui os ingredientes próprios para isso.

Não compre nem use:

– produtos saneantes vendidos por ambulantes em carros, caminhões, etc.;
– produtos saneantes vendidos em garrafas de refrigerantes e outras bebidas;
– produtos que não tenham data de fabricação, prazo de validade e número de lote do produto;
– produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas;
– produtos que estejam em grandes volumes (barris, tonéis) e que são passados para outras embalagens no momento da compra;
– produtos sem rótulo.

Alertas:

– guarde produtos saneantes bem longe de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos;
– mantenha os produtos saneantes fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção, principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade, causando acidentes graves;
– não reutilize as embalagens vazias dos produtos, pois sempre ficam resíduos. Jogue fora no lixo a ser coletado pelo serviço de limpeza de sua cidade;
– mantenha os saneantes protegidos do sol, da chuva, da umidade e bem longe do calor e do fogo, pois muitos deles são inflamáveis;
– não perfure nem jogue no fogo as embalagens em aerossol e nunca vire o aerossol ou spray na direção do rosto;
– não utilize xícaras, copos ou colheres de uso doméstico para medir saneantes, a menos que sejam separados exclusivamente para isso;
– todo produto tem que ter rótulo com as informações obrigatórias definidas pela Anvisa.

O rótulo deve conter:

– nome do fabricante ou importador, com endereço completo, telefone e nome do responsável técnico;
– número do registro no Ministério da Saúde/Anvisa;
– instruções de uso;
– avisos sobre os perigos e informações de primeiros socorros;
– número de telefone para atendimento ao consumidor.

O rótulo não pode estar rasgado, descolado, manchado ou ilegível.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em janeiro de 2.009.

Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Orientações para os consumidores de saneantes

Quais são os cuidados que se deve ter no manuseio de produtos químicos domésticos?

Ao manusear produtos químicos conheça suas características, tenha cautela, não deixe próximo de crianças, animais domésticos, sem identificação ou fonte de calor. Informe a todos sobre o produto, principalmente aqueles que irão manusear, não deixar próximo de fontes de calor e alocar em local apropriado.

Quais são as principais regras de segurança para manuseio de produtos químicos?

Mantenha todos os materiais perigosos armazenados adequadamente. Mantenha os produtos químicos em áreas secas, frescas e ventiladas e separe os materiais incompatíveis. Sempre mantenha as tampas fechadas – ou seja, à prova de vazamentos e à prova de vapor – em todos os recipientes de materiais perigosos.

Quais os principais cuidados com produtos químicos no armazenamento e manuseio?

-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.

Quais os cuidados necessários que se deve ter com o manuseio de produtos químicos tóxicos nos processos industriais?

Equipamentos de Segurança Individual Para manter os trabalhadores afastados da exposição aos produtos químicos, é necessário usar equipamentos de segurança na área. Treine os trabalhadores no uso de óculos de segurança, respiradores e luvas.