Quais são os cuidados que devem ser tomados com a prática da atividade física?

No verão, é normal que as pessoas que gostariam de aderir a atividades físicas, finalmente, tenham disposição para se levantar do sofá. Motivados pelo clima ou, até mesmo, pela efervescência do carnaval, muitos procuram academias ou lugares com atividades de lazer para praticar esportes. Entretanto, poucos se atentam ao fato de que, para se exercitar, devem ser tomados alguns cuidados.

De acordo com o coordenador de Educação Física da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Pedro Zubcich, os “atletas de verão” surgem nesta temporada sem nem se quer haverem feito qualquer exercício ao decorrer do ano. “Muitos procuram as práticas esportivas no verão e querem que os resultados apareçam da noite para o dia. Infelizmente não é assim. É necessária muita calma e força de vontade, lembrando sempre que o primordial não é um corpo escultural, mas, sim, a saúde”, ressalta.

Para o profissional, alguns dos maiores erros são o aumento da sobrecarga nos exercícios, o que pode ocasionar esgotamento físico e, consequentemente, o aparecimento de complicações na saúde. “São cuidados essenciais: a hidratação constante, com água e/ou sucos naturais; tentar realizar os exercícios em horários amenos, por conta do forte calor; usar protetor solar até mesmo em dias nublados; usar roupas leves e confortáveis, de preferência de cor clara; e, por último, aderir a uma alimentação rica em frutas, legumes e proteínas, para repor as energias - sempre com a orientação de profissionais de Educação Física e nutricionistas”, explica.

De modo a focar sempre na saúde, é importante conhecer, aceitar e admitir até onde vai o limite físico de cada um. Segundo Pedro, o ideal é a pessoa fazer uma avaliação médica para entender se pode ou não avançar nos exercícios físicos. Vale lembrar sempre que, caso o indivíduo sinta sintomas de fadiga e lesão, ele deve suspender as atividades até saber o que, de fato, está acontecendo. Por isso, é necessário entender que as práticas corporais são vitais para a experiência humana, mas devem ser antecedidas pelos cuidados básicos e sempre sob orientação profissional.

Fitness

Confira algumas práticas simples para melhorar seu rendimento e atigir seus objetivos mais rápido

Quais são os cuidados que devem ser tomados com a prática da atividade física?

Algumas pessoas acham que para iniciar uma prática de atividade física é simplesmente ir lá e fazer. O que elas não sabem é que muitos cuidados devem ser tomados antes de pensar em fazer qualquer atividade, como antes de fazer e, principalmente, depois de terminá-la.

+ Dicas essenciais para perder gordura corporal

Esta matéria tem por objetivo apresentar algumas dicas simples e funcionais de como melhorar seu desempenho com o pós-treino.

Não pare bruscamente

Depois de treinos físicos e, principalmente corridas, você precisa fazer seu corpo desaquecer e voltar ao ritmo normal. Por isso, faça uma caminhada leve de, pelo menos, 7 minutos. Ela irá ajudar a eliminar todo o ácido lático que intoxica os músculos e que causam dores e desconforto.

Tome um banho frio

Quais são os cuidados que devem ser tomados com a prática da atividade física?

Pode parecer um sacrifício, mas o benefício da prática compensa. O banho frio ativa a circulação, alivia dores e relaxa os músculos.

Faça um intervalo

Entre um treino e outro do mesmo grupo muscular (ou atividade física), espere pelo menos 24 horas para recuperação do seu corpo. Além de poder explorar muito melhor o rendimento muscular, previne lesões.

Durma bem

Se você quer ter rendimentos bons no treino, deveria preocupar-se em dormir melhor. É quando uma pessoa pega no sono que o metabolismo cai e seu corpo favorece a reparação muscular. Durante o sono também são liberados os hormônios de insulina, testosterona e GH (responsável pelo crescimento).

Alimente-se adequadamente pós-treino

Quais são os cuidados que devem ser tomados com a prática da atividade física?

Essencial para a reabsorção de alimentos, deve conter todas as substâncias necessárias como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

A alimentação pós-treino deve priorizar o consumo de carboidratos e proteínas, que ajudam a desempenhar o aumento ou manutenção da massa muscular. Os carboidratos são necessários para evitar que o corpo utilize a proteína presente no músculo como fonte de energia, assim preservando a estrutura do músculo.

Dependendo da intensidade e da atividade física, é importante consumir vitaminas e sais minerais.

Vale lembrar que no pós treino o organismo tem a tendência de absorver rapidamente o que é ingerido, por isso evite alimentação pesada e gordurosa.

Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Quais os cuidados que devemos ter com a prática de uma atividade física?

Veja como se preparar para atividades físicas:.
Mantenha-se hidratado e bem alimentado. A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade. ... .
Use roupas confortáveis. ... .
Faça alongamento. ... .
Busque orientação para atividades mais intensas. ... .
Cuidados após a atividade..

O que devemos fazer antes de começar a praticar atividade física?

Hidrate-se Quando praticamos exercícios físicos com o estômago vazio ou o organismo desidratado. Então, a dica é: antes do treino, beba pelo menos um ou meio litro de água, uma hora antes de iniciar a sua prática.