Quais são os principais nutrientes orgânicos encontrados nos alimentos?

Criada pelo Ministério da Saúde, em 1999, e adaptada há dois anos para abranger as atuais demandas nutricionais da população, a pirâmide alimentar é um dos instrumentos mais utilizados pelos brasileiros que buscam dietas mais saudáveis e eficazes. Sob a forma gráfica, o conceito representa um guia alimentar geral que orienta como deve ser a nossa alimentação diária, desde os dois anos de idade, para alcançar uma melhor qualidade de vida.

O programa atual conta com, além da inclusão de novos alimentos, a maior redução dos valores energéticos ingeridos, o fracionamento e divisão dos pratos das porções diárias de consumo, além do incentivo à prática de atividades físicas, a partir de cinco diretrizes básicas. São elas: adequação, qualidade, harmonia e variedade dos alimentos. A nutricionista Caroline Codonho explica um pouco a função da pirâmide alimentar e ressalta a necessidade de um acompanhamento profissional para o seu devido uso.

"A pirâmide alimentar é um modo representativo de orientação nutricional para a população, que serve para nortear a alimentação de cada pessoa em sua dieta. É de suma importância, para que esse instrumento seja bem utilizado, que tenha um acompanhamento profissional, pois, pela falta de conhecimento, pode haver alguma má interpretação que pode gerar problemas à saúde. Esse acompanhamento orientará as substituições de alimentos dentro dos grupos, as técnicas de preparo mais saudáveis, bem como as escolhas mais adequadas e específicas para cada indivíduo, nos casos especiais, por exemplo, de diabéticos, crianças e obesos", destacou a profissional.

Entenda o método da pirâmide alimentar:

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. De acordo com o programa, na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam no topo.

Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.

No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e seus derivados. O topo estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar a problemas de saúde, como doces, açúcares, óleos e gorduras.

Principais nutrientes de cada grupo alimentar:

- Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras);
- Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras);
– Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras);
– Leite e derivados (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D)
– Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas);
- Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).

Porções recomendadas para cada grupo

Energéticos Extras:
Óleos, gorduras, doces e açúcares (uso moderado)

Construtores:

Leite e derivados (2 a 3 porções diárias)

Leguminosas (1 porção diária)

Carnes, feijão e ovos (1 a 2 porções diárias)

Reguladores:

Frutas (3 a 5 porções diárias)

Verduras (4 a 5 porções diárias)

Energéticos:

Pães e Massas (5 a 9 porções diárias)

Tubérculos e raízes (5 a 9 porções diárias)

Cereais (5 a 9 porções diárias)

Quais são os principais nutrientes orgânicos encontrados nos alimentos?

Quais são os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos?

Dividem-se em macronutrientes, aqueles presentes em grande quantidade nos alimentos, como é o caso de carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras); ou micronutrientes, aqueles que se apresentam em quantidades pequenas, como minerais e vitaminas.

Como são classificados os nutrientes de acordo com suas funções?

Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.

Como os nutrientes podem ser classificados?

  • Os nutrientes podem ser classificados como macronutrientes e micronutrientes. Proteínas, carboidratos, lipídeos, sais minerais, vitaminas…

Qual o papel de cada nutriente na nossa alimentação?

  • Cada nutriente exerce um papel importante na nossa alimentação, não sendo possível excluir um deles completamente da nossa dieta sem causar danos ao organismo. Todos eles, portanto, são importantes, não existindo nutrientes melhores que outros. Não obstante, devemos estar atentos sempre na quantidade ideal que devemos consumir de cada um deles.

Quais são os nutrientes necessários para uma alimentação saudável?

  • Há nutrientes necessários em grandes quantidades, como os carboidratos, as proteínas e os lipídios, e nutrientes necessários em quantidades menores, como as vitaminas e os sais minerais. Nem todo alimento contém todos os nutrientes de que precisamos, por isso uma alimentação saudável é composta de alimentos variados e coloridos.

Quais são os nutrientes essenciais para os organismos vivos?

  • Além de sua ingestão na forma líquida, há também a água ingerida quando nos alimentamos, pois ela faz parte da composição da maioria dos alimentos. Outros nutrientes orgânicos muito importantes para os organismos vivos são os carboidratos (também chamados de glicídios) e os lipídios.

Quais são os principais nutrientes orgânicos encontrados nos alimentos?

Os principais nutrientes orgânicos são: os prótidos, os glícidos ou hidratos de carbono, os lípidos e as vitaminas.

Quais são os nutrientes inorgânicos?

Sais minerais: são nutrientes inorgânicos necessários em pequenas quantidades no nosso organismo. Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor.

Como são classificados os nutrientes dos alimentos?

Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes:Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Exemplos: Proteínas, carboidratos, lipídios e água.

São exemplos de nutrientes?

O que são Nutrientes: Macronutrientes: Água, proteínas, lipídios e carboidratos, que são necessários em maiores quantidades; Micronutrientes: Vitaminas e sais minerais, necessários em pequenas quantidades.