Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

Linguagem, língua e fala são três conceitos indissociáveis no processo comunicativo, porém individualmente diferenciáveis entre si.

A linguagem é um sistema de signos ou símbolos usados na transmissão de uma mensagem. É a capacidade de comunicação de ideias, pensamentos, opiniões, sentimentos, experiências, desejos, informações,…

Existem dois tipos de linguagem: linguagem verbal, recorrendo a palavras como forma de comunicação, e linguagem não verbal, utilizando outros meios comunicativos, como gestos, sons, imagens,…

Linguagem verbal:

  • Palavras escritas;
  • Palavras faladas.

Linguagem não verbal:

  • gestos; 
  • sinais;
  • sons;
  • cores;
  • imagens;
  • desenhos;
  • expressões faciais;

Veja também: Tipos de linguagem: linguagem verbal e não-verbal.

Língua

A língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais específicas. É uma convenção que permite que a mensagem transmitida seja sempre compreensível para os indivíduos de um determinado grupo. Assim, tem um caráter social e cultural, sendo usada por uma comunidade específica:

  • Língua portuguesa;
  • Língua inglesa;
  • Língua francesa;
  • Língua alemã;
  • Língua chinesa;

Nota: A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma língua com estrutura gramatical própria e não uma linguagem, sendo reconhecida, também, como língua oficial de sinais do Brasil desde 2002.

Fala

A fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo, que possui uma organização própria de pensamentos, ideias, opiniões,… A fala segue as regras gramaticais da língua, mas deixa margem para a criatividade e diferenciação na comunicação em função de quem fala.

É influenciada pelo contexto, vivências, personalidade e conhecimentos linguísticos do falante, apresentando diversos níveis, desde o mais informal ou coloquial, até o mais formal ou culto.

Níveis da fala:

  • Nível formal ou culto;
  • Nível informal, coloquial ou popular;
  • Nível regional;
  • Nível vulgar;
  • Nível técnico ou profissional;
  • Nível literário ou artístico.

Veja também: Níveis de linguagem e as suas características.

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também

Qual a diferença entre fala, língua e linguagem?

A fala se refere a forma como as pessoas se comunicam oralmente. Para que a fala seja compreendida, é necessário que o receptor (a pessoa que escuta) compreenda a língua em que a mensagem foi transmitida.

Por sua vez, a linguagem refere-se a toda a forma de comunicação, seja através da fala (verbal) ou mesmo gestos, sons, imagens, etc. (não-verbal).

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

O que é linguagem?

O conceito de linguagem refere-se ao processo de interação entre as pessoas, onde usamos mecanismos para transmitir nossas ideias, sentimentos e informações.

Qualquer conjunto de sinais ou signos é considerado linguagem, sejam códigos linguísticos, placas de rua, gestos corporais, entre outros. Através dela, é possível que pessoas de diferentes regiões ou culturas se comuniquem.

O que é língua?

O conceito de língua, por outro lado, se trata especificamente de um código verbal - um conjunto de palavras que detém significado para determinado grupo. Podemos dizer que a língua é um tipo de linguagem.

São exemplos a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa e a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelas comunidades surdas, dentre outras.

O que é a fala?

Já a fala é a forma como o indivíduo se comunica oralmente. Ela está diretamente relacionada com a língua. Entretanto, ela é considerada individual e comumente é afetada por vícios de linguagem, costumes locais e sotaques.

Gramática e Linguística

Para que ocorra uma melhor comunicação, é necessária uma estruturação da Língua. Por isso, cada língua possui um conjunto de regras e normas de combinação específicas, conhecida como Gramática.

Já a ciência que estuda a Linguagem e suas características é conhecida como Linguística.

Tipos de Linguagem

Como qualquer forma de comunicação entre pessoas é chamada de linguagem, esta possui uma variedade de tipos:

Linguagem verbal

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?
A comunicação oral é um tipo de linguagem verbal

A linguagem verbal é composta essencialmente por palavras, seja de forma oral ou escrita. Nela, são utilizados códigos para facilitar a comunicação entre as pessoas.

A língua é um tipo de linguagem verbal, e para que haja comunicação entre emissor e receptor, ambos devem compreender o mesmo código.

Linguagem não-verbal

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?
O semáforo e as placas de trânsito são exemplos de linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é toda comunicação que ocorre por outros mecanismos que não sejam palavras. Podem ser gestos, expressões corporais ou pelo uso de símbolos ou sinais.

Linguagem mista

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?
Tirinhas são um tipo de linguagem mista, pois usam palavras e imagens

A Linguagem mista é aquela que une a linguagem verbal e não-verbal, como o cinema, o teatro ou as revistas.

Veja também a diferença entre linguagem verbal e não verbal.

Linguagem formal e informal

Dependendo da ocasião, os indivíduos poderão usar a linguagem formal ou informal.

Cada um desses tipos de linguagem requer determinada escolha de palavras e expressões. Enquanto a linguagem formal está ligada ao uso de normas gramaticais, a linguagem informal não requer o uso da norma culta, sendo usada de forma mais livre no cotidiano.

Por exemplo, o uso da linguagem informal é mais comum entre uma conversa de amigos. Por outro lado, uma reunião de trabalho costuma requerer uma linguagem formal.

Veja também a diferença entre:

  • Fonema e Letra
  • Fonética e Fonologia
  • Tipos textuais
  • Gêneros e tipos textuais
  • Charge e cartum
  • Frase, oração e período
  • Ditongo, tritongo e hiato: encontros vocálicos
  • Oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas
  • Hipônimo e hiperônimo

Qual a alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

Qual é a diferença entre língua e linguagem?

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Qual alternativa que melhor apresenta a diferença entre língua e linguagem?

A diferença entre língua e linguagem é que a língua consiste em uma das formas existentes de linguagem. A língua é falada ou escrita, e utilizada por uma comunidade. Enquanto isso, a linguagem é uma forma mais abrangente de comunicação, porque, além da língua, inclui movimentos, imagens, sons.

Qual a diferença entre língua é linguagem em libras?

Conclusão: Libras é uma língua A Libras possui estrutura gramatical própria, portanto, é uma língua. Inclusive é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. O ato de se comunicar através da Libras é fazer o uso da linguagem.

O que é o conceito de linguagem?

A linguagem é o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Trata-se de um processo de interação. Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.