Qual a consequência da introdução de espécies exóticas em ambientes naturais?

Qual a consequência da introdução de espécies exóticas em ambientes naturais?

Por que a introdução das espécies exóticas e a extinção de espécies prejudica os ecossistemas?

As espécies invasoras podem causar diversos prejuízos desequilibrando as teias ecológicas no ambiente (3). ... Devido a ausência de inimigos naturais, as espécies invasoras conseguem se multiplicar em massa, assim, obtém vantagens na competição, e de novo, podendo levar a extinção de espécies (11).

Qual a consequência da introdução de espécies exóticas nos ambientes naturais?

A invasão de animais e plantas exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas. ... A fuga desta espécie de seus criadouros deu condições para que se integrasse ao ambiente natural de outras espécies, expulsando anfíbios nativos.

Quais os principais problemas relacionados à introdução de espécies em um ecossistema?

Além do aumento da competição e predação, muitas espécies invasoras são responsáveis por disseminar doenças e pragas. Todos esses fatores fazem com que as espécies invasoras ocasionem reduções acentuadas nas populações e degradação considerável de habitat.

Qual a consequência das introduções de espécies exóticas?

  • As consequências das introduções de espécies exóticas não podem ser previstas com exatidão, já que há uma densa rede de relações entre as espécies de um ecossistema. O que os exemplos nos mostram é que introduções bem sucedidas provocam grandes danos às populações das espécies nativas, quando não as extinguem.

Como ocorre a introdução de uma espécie em um ecossistema?

  • A introdução de uma espécie em um ecossistema pode ocasionar graves problemas ambientais como, por exemplo, a extinção de espécies nativas. Isso pode acontecer porque a espécie exótica pode se adaptar muito bem ao novo ambiente e, como não possui predadores ou parasitas naturais neste ambiente, tem seu crescimento populacional acelerado.

Como a invasão de espécies exóticas pode ocorrer?

  • A invasão de espécies exóticas através de atividades humanas pode ocorrer tanto de forma acidental como intencional.

O que são as espécies exóticas?

  • Essa imprudência é perigosa, pois esse fato pode causar a morte do indivíduo, ou o desequilíbrio de uma teia trófica inteira, como aconteceu com o gato doméstico na Ilha de Fernando de Noronha que tem predado diversas espécies de aves e lagartos nativos (18). O que são as espécies exóticas/invasoras?

A globalização nos leva a outros lugares, culturas e pessoas, mas também a espécies animais e vegetais tão prejudiciais para a biodiversidade como a vespa asiática gigante (Vespa mandarinia), que em 2019 chegou de surpresa à América do Norte. Essas invasões são cada vez mais frequentes e uma das principais ameaças para a sobrevivência de um milhão de espécies no mundo, segundo adverte a Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Índice

  • O QUE SÃO AS ESPÉCIES INVASORAS
  • COMO AS ESPÉCIES INVASORAS SÃO INTRODUZIDAS
  • Quais são as consequências da introdução de espécies exóticas em um ambiente?
  • Qual e o problema das espécies exóticas no ambiente?
  • O que pode causar a introdução de espécies exóticas?
  • Qual e o impacto das espécies exóticas invasoras?

O QUE SÃO AS ESPÉCIES INVASORAS

As espécies exóticas invasoras são aquelas que quando introduzidas em outros territórios conseguem adaptar-se, estabelecer-se, reproduzir-se e espalhar-se até colonizar o ambiente, formar novas populações e causar impactos na biodiversidade, saúde ou economia. Os problemas que podem causar são os seguintes: agem como depredadores — impedindo o desenvolvimento das espécies nativas —, alteram o habitat — modificando física e quimicamente o solo —, competem pelos alimentos e pelo espaço, hibridizam com as espécies nativas, introduzem novos parasitas e doenças, etc.

Os efeitos de uma invasão biológica também podem ser observados na saúde humana, pois muitas espécies podem transmitir doenças, causar alergias ou, inclusive, serem tóxicas. Também afeta a economia de forma considerável, pois provoca a redução ou desaparecimento da atividade pesqueira, perdas na atividade pecuária e na lavoura ou prejuízos para a indústria turística, entre outros.

Nem todas as espécies introduzidas são invasoras. Algumas não conseguem se adaptar ao meio nem se proliferar em liberdade, tal como ocorre com muitos animais de fazenda e plantas de jardim, não representando nenhuma ameaça para o resto do território. Outras conseguem adaptar-se e expandir-se sem prejudicar o ecossistema, como a batata e o milho, transformando-se assim em espécies estabelecidas.

COMO AS ESPÉCIES INVASORAS SÃO INTRODUZIDAS

As espécies exóticas viajam por todo o mundo seguindo as rotas mais inimagináveis até se instalarem a milhares de quilômetros de seus habitats naturais. Isso pode ocorrer devido à intervenção humana — de forma intencional ou não — e através de fenômenos naturais. A seguir especificamos algumas formas que têm relação com as atividades humanas:

  Comércio de espécies

comercialização de plantas e animais exóticos é a principal causa. Além disso, o tráfico ilegal de espécies é um crime que atinge cifras que se situam entre 10 e 20 bilhões de euros/ano segundo o Fundo Mundial da Natureza (WWF).

  Turismo

As visitas a outros países contribuem para a expansão de espécies exóticas, seja de forma intencional ou acidental.

  Caça e pesca esportiva

A prática dessas duas atividades levou à introdução de animais como o carneiro-da-barbária e o peixe-gato em boa parte da Europa.

  Transporte e comércio internacional

Os porões dos aviões, os contêineres de mercadorias e os cascos dos navios são os lugares de entrada habituais das espécies invasoras.

  Liberação de animais de estimação

O guaxinim, a caturrita argentina e a tartaruga-de-orelha-vermelha são exemplos de animais de estimação exóticos que colonizam um ecossistema quando conseguem escapar ou são abandonados.

  Peleteria e cultivos

A indústria da moda e a horticultura também foram portas de entrada para mamíferos como o vison-americano na Europa e plantas como a palma de espinho na África e Oceania.

Quais são as consequências da introdução de espécies exóticas em um ambiente?

A introdução dessas espécies tem consequências negativas não só para o meio ambiente, pois afeta a segurança alimentar, o controle de doenças como a malária e a dengue, entre outras, assim como prejudica a economia.

Qual e o problema das espécies exóticas no ambiente?

As espécies exóticas são um problema principalmente quando se tornam invasoras. Possuem facilidade para deslocamento e ocupação do ambiente, ameaçando ecossistemas, habitats ou outras espécies.

O que pode causar a introdução de espécies exóticas?

A adaptação às condições do local no qual se inseriu, a ausência de predadores e a degradação são os principais fatores que levam uma espécie exótica a se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos e causando um grande impacto à comunidade.

Qual e o impacto das espécies exóticas invasoras?

Espécies exóticas invasoras estão entre as principais causas diretas de perda de biodiversidade e extinção de espécies, juntamente com mudanças climáticas, perda de habitat, sobre-exploração e poluição, fatores com os quais podem ter efeitos negativos sinérgicos.

Qual a consequência da introdução de espécies exóticas nos ambientes naturais?

A introdução dessas espécies tem consequências negativas não só para o meio ambiente, pois afeta a segurança alimentar, o controle de doenças como a malária e a dengue, entre outras, assim como prejudica a economia.

O que são espécies exóticas e quais as consequências pela introdução das mesmas no ambiente?

Espécies exóticas invasoras são todas aquelas que estão fora de sua área natural. Elas proliferam sem controle e ameaçam o equilíbrio dos ecossistemas e das espécies nativas, pois passam a transformar o ambiente a seu favor, representando riscos, inclusive, às pessoas.

Qual é o problema das espécies exóticas no ambiente?

As espécies exóticas são um problema principalmente quando se tornam invasoras. Possuem facilidade para deslocamento e ocupação do ambiente, ameaçando ecossistemas, habitats ou outras espécies.

Quais as consequências da introdução de espécies exóticas em um bioma?

A invasão de animais e plantas exóticos é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas.