Qual a diferença entre alimentos in natura e processados?

Atualmente estamos cada vez mais atentos à alimentação. Porém, ainda existe muita desinformação e dúvida sobre a origem dos alimentos e sua qualidade nutricional. Por exemplo, muito se fala sobre os alimentos processados e seus malefícios à saúde. Mas, afinal, o que são esses alimentos? Todo alimento processado é realmente ruim? Qual a diferença entre alimentos processados e ultraprocessados? Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, explicou os principais tipos de processamento de alimentos e como cada um deles afeta nossa saúde. Confira:

Alimentos in natura e minimamente processados: De acordo com a Dra. Marcella, os alimentos in natura são aqueles obtidos de plantas ou animais que chegam ao consumidor sem terem passado por nenhum tipo de processamento. “Já os alimentos minimamente processados são os alimentos in natura que sofreram alterações mínimas na indústria através de processos como secagem, pasteurização e fermentação para torná-los mais acessíveis e seguros. No entanto, a eles ainda não foram adicionados sal, açúcar ou outra substância”, explica. Dessa forma, nessa categoria se enquadram alimentos como frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos, nozes, leite e ovos. “Geralmente, são alimentos que não contam com lista de ingredientes como aqueles encontrados no mercado. Eles são os próprios ingredientes”, afirma.

Alimentos processados: “Alimentos processados são produtos derivados diretamente de alimentos in natura, mas que passaram por um processo de adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre para torná-los mais duráveis e agradáveis ao paladar. Por ser um processo que altera a qualidade nutricional dos alimentos, o consumo exagerado de produtos processados pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. São exemplos de alimentos processados produtos como legumes em salmoura, extrato de tomate, carne seca, frutas em calda, queijo e pães.”

Alimentos ultraprocessados: Alimentos ultraprocessados, segundo a médica, são formulações industriais fabricadas a partir de substâncias extraídas ou derivadas de outros alimentos (sal, açúcar, óleos, proteínas e gorduras) e sintetizadas em laboratório (corantes, aromatizantes, conservantes e aditivos). “No geral, os alimentos ultraprocessados possuem sabor mais agradável e um grande prazo de validade, mas são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, gorduras e aditivos químicos, favorecendo então a ocorrência de deficiências nutricionais, doenças do coração, diabetes, colesterol e obesidade”, alerta a especialista. Por isso, o ideal é evitar alimentos como bolachas, guloseimas, sorvetes, bolos e produtos congelados e prontos para o consumo.

Então, para aqueles que pretendem adotar uma alimentação balanceada, basta seguir a dica da Dra. Marcella Garcez: “A regra de ouro para uma alimentação adequada e saudável é optar sempre pelos alimentos in natura ou minimamente processados, assim como as preparações culinárias, evitar os alimentos processados e restringir ao máximo o consumo dos alimentos ultraprocessados”, recomenda a nutróloga.

Fonte: assessoria de imprensa

Qual a diferença entre alimentos in natura e processados?
Alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar - Divulgação/CSC

Você sabe a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados? Os alimentos considerados in natura são obtidos diretamente de plantas ou de animais para o consumo sem que tenham sofrido qualquer processo de alteração. Exemplo: folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.

Já os alimentos minimamente processados são submetidos a um processo que não envolve adição de substâncias ao alimento. Exemplo: arroz, feijão, lentilhas, frutas secas, sucos de frutas sem adição de açúcar, castanhas, nozes sem sal, farinhas de mandioca, de milho, de tapioca ou de trigo e massas frescas.

Alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria com a adição de sal, açúcar ou outro produto que aumente a durabilidade e os deixem mais saborosos e atraentes. Como exemplos temos as conservas em salmoura (cenoura, pepino, ervilhas, palmito, etc.), compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, alimentos enlatados, queijos e pães industrializados.

Os alimentos ultraprocessados possuem em sua composição uma grande quantidade de ingredientes, como sal, açúcar, óleos, gorduras, extratos de carne. Também há substâncias como aditivos químicos sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas. Sendo assim esses alimentos têm o prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. É o caso dos biscoitos recheados, salgadinhos chips, refrigerantes, sopas, macarrão e temperos instantâneo, salsichas, geleias, sorvetes, chocolates, molhos, misturas para bolo, barras energéticas, produtos congelados e prontos para aquecimento como massas, pizzas, hambúrgueres, nuggets, entre outros.

Quais alimentos escolher?

Devido a correria do dia a dia, as pessoas muitas vezes não conseguem preparar as próprias refeições em casa e elaborar um cardápio saudável todos os dias. Mesmo comendo fora, é possível fazer escolhas conscientes na hora de montar o prato em restaurantes. Os alimentos mais indicados e que devem ser a base da nossa alimentação são os alimentos in natura e os alimentos minimamente processados, é por meio desses tipos de alimentos que obtemos os nutrientes necessários para nosso organismo, como vitaminas, minerais, fibras entre outros. Já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação e em pequenas quantidades, como complemento aos alimentos citados.

Para obter uma boa saúde é fundamental excluirmos de nosso cardápio os alimentos ultraprocessados, visto que são produtos que possuem quantidade elevada de corantes, conservantes e aditivos, e que, se consumidos com frequência, acabam trazendo grande prejuízo à nossa saúde: excesso de peso, hipertensão, diabetes, alguns tipos de câncer e outras doenças cardiovasculares.

Lembre-se: “Comer é bom, mas nutrir o seu corpo é essência!”

Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497

Qual a diferença entre alimentos processados e in natura?

Enquanto o “in natura” é o alimento assim, ao natural, conforme encontramos na natureza, ou minimamente processados (como os legumes, frutas, raízes,grãos embalados ou moídos, carne resfriada, etc), os alimentos processados passam por algum tipo de alteração devido a adição de algum ingrediente, como açúcar e sal.

Qual a diferença entre alimentos in natura?

IN NATURA ou MINIMAMENTE PROCESSADOS: não contém sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. – In natura: são diretamente obtidos de plantas ou animais e adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

São exemplos de alimentos in natura e processados?

Alimentos processados.
Legumes em conserva;.
Queijo;.
Frutas em calda;.
Carnes salgadas e defumadas;.
Sardinha e atum em conserva;.
Frutas cristalizadas..

O que é um alimento in natura?

Alimentos in natura e minimamente processados formam o grupo que deve ser a base da nossa alimentação. In natura é fácil de definir: são aqueles vendidos como foram obtidos direto da natureza. Ou seja, frutas, legumes, verduras, tubérculos e ovos, por exemplo. Tudo fresco, tudo natural.