Qual a diferença entre métodos contraceptivos naturais e artificiais?

Os métodos contraceptivos são técnicas que previnem a gravidez indesejada. Eles podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos.

Muitas mulheres apresentam o sonho de ter filhos; outras, no entanto, não possuem esse desejo ou ainda não estão preparadas, seja física e psicologicamente, seja financeiramente, para uma gestação. Nesse último caso, a mulher deve procurar meios de prevenir uma gravidez indesejada: os métodos contraceptivos.

Existem diferentes tipos de métodos contraceptivos e nem todos se adaptam ao estilo de vida de determinada mulher. Para que um método seja eficaz, é importante não avaliar somente os índices de falha, mas também se há conforto, acessibilidade, riscos à saúde e até mesmo se corresponde ao objetivo pretendido, que pode ser prevenir uma gravidez momentaneamente ou então para sempre.

Os métodos contraceptivos podem ser classificados em cinco tipos básicos: comportamentais, hormonais, de barreira, intrauterinos e definitivos. Veja a seguir a descrição de cada tipo e exemplos:

- Os métodos comportamentais ou naturais baseiam-se em mudanças no comportamento sexual, como abstenção sexual no período fértil e relações em que o esperma não é colocado no interior da vagina. A tabelinha e o coito interrompido são exemplos de métodos comportamentais.

- Os métodos hormonais são medicamentos que contêm hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do espermatozoide através do espessamento do muco. Dentre os métodos hormonais, destacam-se os contraceptivos orais combinados e os contraceptivos orais constituídos apenas de progesterona.

- Os métodos de barreira impedem fisicamente que o espermatozoide encontre o óvulo, funcionando, portanto, como barreiras mecânicas. Como exemplos desse método, podemos citar a camisinha e o diafragma.

- Os dispositivos intrauterinos são estruturas colocadas no interior da cavidade do útero queatuam impedindo a chegada dos espermatozoides às tubas uterinas. Como exemplo, podemos citar o Sistema de Liberação Intrauterino de Levonorgestrel (SIU-LNG) e o Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU-Cu).

- Os métodos definitivos são aqueles em que são feitos processos cirúrgicos que promovem a esterilização, que pode ser do homem ou da mulher. São exemplos de métodos definitivos a laqueadura tubária e vasectomia.

Nesta seção daremos dicas de como evitar uma gravidez indesejada, mostrando os benefícios e as desvantagens de cada método contraceptivo. Esperamos que nossos textos esclareçam suas dúvidas sobre o tema.

Boa leitura!


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Qual a diferença entre os métodos contraceptivos naturais e artificiais?

Os métodos contraceptivos naturais são formas de evitar a gravidez, sem o uso de medicamentos ou dispositivos como a camisinha ou diafragma, por exemplo. Estes métodos geralmente baseiam-se nas observações do corpo da mulher e do ciclo menstrual para estimar o período fértil.

O que são métodos contraceptivos artificiais?

Os métodos contraceptivos hormonais são aqueles que previnem a gravidez por meio da utilização de hormônios sintéticos. Dentre os principais métodos hormonais, podemos citar: As pílulas anticoncepcionais contêm hormônios femininos sintéticos.

São exemplos de métodos contraceptivos artificiais?

Tipos de Métodos Contraceptivos.
Tipos de Métodos contraceptivos..
Camisinha masculina..
Camisinha feminina..
Pílula anticoncepcional..
Anticoncepcional injetável..
Adesivo anticoncepcional..
DIU de cobre..
DIU hormonal..