Qual a diferença entre sabonete antisséptico e sabonete antibacteriano?

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.

Farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364) | Drogarias On Line Agência de Farmácias LTDA | Consulta Remédios | CNPJ/MF 08.434.085/0001-28 | Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721. Mercês. Curitiba. Paraná. Brasil. CEP 80510-342.

Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.

Segunda-feira, 12/09/2016, às 08:21,

Qual a diferença entre sabonete antisséptico e sabonete antibacteriano?

Lavar as mãos é um hábito saudável e incentivado por médicos e cientistas do mundo todo como uma das formas mais eficazes para  evitar a disseminação e contaminação por várias doenças infectocontagiosas.

 Objetivando otimizar os efeitos antissépticos dos sabonetes, surgiram os sabonetes antibacterianos que contém, em suas fórmulas, produtos químicos como, por exemplo, o triclosan, utilizado em sabonetes líquidos, e o triclocarban, utilizado em sabonetes em barra. Estes produtos químicos são bactericidas, isto é, tem o poder de matar as bactérias. Atuam como antibióticos.

 A diferença, portanto, é que os sabonetes comuns não matam as bactérias. Apenas as removem da pele.

 Isso é muito importante por uma razão essencial: as bactérias podem ficar resistentes aos produtos utilizados nos sabonetes bactericidas. Como acontece com os antibióticos. Isso não acontece com os sabonetes comuns. As bactérias não ficam “resistentes”  aos sabonetes comuns. Resultado: o uso contínuo destes produtos bactericidas por pessoas saudáveis pode levar a um aumento da resistência bacteriana. Isso significa que bactérias mais resistentes e poderosas podem se disseminar pelo meio ambiente.

 Além disso, para que o efeito bactericida seja atingido, é necessário que o sabonete fique em contato com a pele por pelo menos dois minutos. Sabemos que dificilmente as pessoas demoram esse tempo todo com a espuma nas mãos ou no corpo. O uso contínuo - e desnecessário - faz com que o sabonete bactericida  eliminado escoe pelo sistema de captação de água, ampliando a possibilidade de resistência de outras bactérias.

 Um estudo publicado em uma importante revista médica, o "The Journal of Antimicrobial Chemotherapy" mostrou que estes sabonetes não oferecem nenhuma vantagem quando comparados aos sabonetes comuns. Outros estudos apontam que estes produtos podem fazer mal à saúde, uma vez que estão também relacionados a alguns tipos de câncer e a problemas no sistema imunológico.

 Por estas razões, o FDA (Food and Drug Administration - órgão americano responsável pela fiscalização de alimentos e remédios) mandou que 19 produtos químicos, entre os quais o triclosan e o tricocarban, sejam retirados do mercado no prazo de 1 ano. Importante saber que estão fora desta proibição lenço umedecido, gel antisséptico e outros produtos utilizados por hospitais e serviços de saúde.

 E no Brasil?

 Estes produtos são normalmente comercializados aqui no Brasil. Há várias marcas e vários tipos de produtos, cosméticos inclusive, que os contém. A Anvisa por enquanto não se manifestou a respeito.

 Quando usar estes sabonetes bactericidas?

 Não há evidências científicas apontando que pessoas saudáveis necessitem de sabonetes bactericidas. Estes produtos tem indicações em casos específicos, como feridas contaminadas, e o médico é que deve decidir e orientar seu uso pelo tempo que for necessário.

 Água e sabonete comum: simples e comprovadamente eficaz como método para evitar vários tipos de infecções. Lave as mãos por pelo menos 20 segundos, friccionando bem todas as regiões: dorso, palmas, dedos e entre os dedos. Isso é suficiente para a higienização completa, o que significa não transmitir e diminuir a chance  de contaminação por agentes infecciosos.

 Uma mão lavando a outra, com água e sabonete comum. Simples assim.

Foto: CDC/Kimberly Smith, Christine Ford

Você sabia que as bactérias podem ficar resistentes aos produtos utilizados nos sabonetes bactericidas? É dessa afirmação que nascem inúmeras dúvidas cercando a disputa entre os sabonetes comuns e bactericidas. Confira agora algumas diferenças entre eles!

Qual a diferença entre sabonete antisséptico e sabonete antibacteriano?

Lavar as mãos: um hábito saudável e simples, incentivado por médicos e cientistas do mundo todo como uma das formas mais eficazes para evitar a disseminação e contaminação por várias doenças infectocontagiosas. Dentro do ato, as estrelas do show garantem o efeito antisséptico e prometem até acabar com a totalidade (ou quase) dos germes e bactérias, como no caso do antibacteriano; mas se diferem em características importantes.

     | Entendendo |
A principal diferença entre os sabonetes é a forma que eles eliminam as bactérias da pele. Enquanto o sabonete antibacteriano mata as bactérias, o sabonete comum apenas as remove.Os sabonetes antibacterianos avançam com a premissa de otimizar os efeitos antissépticos dos sabonetes comuns e podem conter produtos químicos como o triclosan, utilizado em sabonetes líquidos, e o triclocarban, utilizado em sabonetes em barra. Estes produtos são bactericidas e atuam como antibióticos, ou seja, tem o "poder" de matar as bactérias.
Aqui abrimos um adendo: assim como acontece com os antibióticos, as bactérias podem ficar resistentes aos componentes químicos presentes nos sabonetes bactericidas. Isso não acontece com os sabonetes comuns.

Onde implica?
O uso contínuo destes produtos bactericidas por pessoas saudáveis pode levar a um aumento da resistência bacteriana. Isso significa que bactérias mais resistentes e poderosas podem se disseminar pelo meio ambiente.

E as bactérias?
A ação do triclosan facilita a eliminação das bactérias mas para isso, as mãos devem ser lavadas por cerca de dois minutos para que tal efeito seja superior ao do sabonete comum.
Isso mesmo, dois minutos.
Essa tarefa se afasta da realidade de muita gente, que certamente não dedicarão dois minutos exclusivos para lavar as mãos e esse uso contínuo faz com que o sabonete bactericida eliminado escoe pelo sistema de captação de água, ampliando a possibilidade de resistência de outras bactérias.

Onde ele é eficiente?
O uso do sabonete antibacteriano é indicado para uso em hospitais, clínicas e consultórios odontológicos, por quem desenvolve infecções de pele, e nesse caso, não é recomendado no dia a dia comum das pessoas.

     | Solucionando |
Agora que você entende de que lado ficam os sabonetes bactericidas, quem se aproxima da linha de chegada são os sabonetes comuns. Aqui não há mistério: ele são simples e comprovadamente eficazes como método para evitar vários tipos de infecções.

Para contornar as questões que se dão pelo antibacteriano e ter um bom resultado contra as bactérias, basta lavar as mãos com sabonete comum várias vezes ao dia. Utilize-o durante 20 segundos e caso seja necessário, aplique um álcool gel antisséptico após as lavagens, ele garante que os germes morram por desidratação. Assim as bactérias não conseguem se desenvolver.
DICA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sugere algumas dicas para que a lavagem das mãos seja feita corretamente, confira agora!
Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
Aplique na palma da mão uma quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
Esfregue entre os dedos, o dorso, os polegares e os punhos;
Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Agora não há mais desculpas para pular a higienização das mãos, especialmente no período atual de pandemia. Uma mão lavando a outra, com água e sabonete comum.

Caso seu estoque de sabonetes esteja em falta, conte com o Achouu para pesquisar preços e receber onde quer que esteja (nem precisa sair de casa!). É só fazer uma busca rápida pelas categorias, pelo nome ou código de barras daquele de sua preferência e em breve, a farmácia mais próxima realizará a entrega. Rápido, fácil e eficiente!

Achouu, pra quem não tem tempo a perder.