Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Qual é a diferença entre substância e mistura?

Uma substância pura é formada por um único tipo de espécie química, ou seja, sua composição e propriedades são fixas. Uma mistura contém mais de um tipo de componente e, por isso, sua organização é variável.

O que é substância conceito?

Substância ou substância pura em química, é uma forma constante de matéria caracterizada por suas entidades específicas, como átomos de elementos tais em proporções próprias e moléculas.

Qual a diferença entre substâncias e misturas Brainly?

Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, que não se modificam em pressão e temperatura constantes. ... Mistura se refere a união de duas ou mais substâncias diferentes. Uma mistura possui determinadas características físicas que são diferentes e variáveis.

Qual é a diferença entre substâncias e misturas explique citando exemplos de cada?

Por exemplo: O oxigênio pressurizado é uma substância, pois no cilindro de gás existem apenas moléculas de O2. Uma água deionizada também é uma substância pois é composta apenas por moléculas de H2O. ... Por exemplo: O suco é uma mistura pois nele existe água, açúcar, xarope da fruta entre outros.

Qual é o conceito da substância química?

Substância química é definida pela IUPAC como “Matéria de composição constante melhor caracterizada pelas entidades (moléculas, fórmulas unitárias, átomos) de que é composta.

Qual a diferença entre misturas de substâncias?

  • Na verdade, quase todos os materiais presentes na Natureza são misturas de substâncias. Mas, antes de mais, importa distinguir substância de mistura. Continuando, sabe qual a distinção entre a maionese, a água salgada e a água com azeite? Pois é… estas misturas de substâncias apresentam diferenças.

Qual a diferença entre mistura e mistura?

  • Mistura é a união de duas ou mais substâncias diferentes (independentemente se são simples ou compostas). Ela apresenta características físicas (ponto de fusão, ponto de ...

Qual é o exemplo de mistura líquida?

  • O álcool hidratado mencionado é um exemplo de mistura líquida. O ar é uma mistura gasosa composta de vários gases, sendo que os principais são o nitrogênio (N 2) e o oxigênio (O 2 ).

Quais são os exemplos de substâncias?

  • Veja mais alguns exemplos de substâncias: álcool etílico anidro (sem água), gás carbônico, cloreto de sódio, mercúrio, iodo, ouro, silício, gás nitrogênio, gás hélio e ferro. Mas não seria correto nos referirmos à água da chuva, do mar, à água mineral, da torneira, à água potável ou de um rio como sendo substâncias.

4 min

Lembra da diferença de Substância e Mistura? Não? Então vai se aconchegando, arrumando a cadeira numa posição confortável, busca uns snacks e já pega uma boa xícara de café pra acompanhar esse blog lindo que vai trazer pra você um pouquinho sobre essa matéria. Então chega de enrolação e partiu estudar!

Primeiro: O que é uma Substância?

Elas são basicamente as moléculas que podem ser representadas por fórmulas, como por exemplo a água (H2O), o açúcar (C6H12O6), o sal de cozinha (NaCl), etc. Ou seja, são as combinações dos elementos que dão origem as substâncias. Essas combinações podem ocorrer de vários jeitos diferentes e podem chegar a formar inúmeros tipos de combinações.

 O que diferencia uma substâncias de uma mistura é a pureza, pois elas são puras e as misturas não. Isso implica nas transformações físicas delas, onde as puras tem os pontos fusão e ebulição constantes. O gráfico abaixo ilustra melhor o que estou dizendo.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Elas podem ser classificadas em dois tipos: Simples ou Compostas.

Substância Simples

Quando formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico são classificadas como substância pura simples ou, simplesmente, substância simples.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810

Substância Composta

Quando as moléculas de determinada substância são formadas por dois ou mais elementos químicos, ela é classificada como pura composta ou, simplesmente, substância composta.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://www.colegioweb.com.br/substancias-e-misturas/ideia-de-material.html

E Mistura? O que é?

 Uma mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias, denominadas componentes. Em uma mistura o ponte de fusão e/ou de ebulição não ocorrem em temperaturas constantes. A temperatura varia durante a fusão ou durante a ebulição, ou durante ambas. Estas não possuem ponto de fusão e ponto de ebulição, e sim intervalo de fusão e intervalo de ebulição.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Contudo jovem padawan, certas misturas comportam-se de maneira específica. Por exemplo quando aquecidas, possuem um ponto de fusão mas quando aquecidas tem um intervalo de ebulição. Para essas espertinhas damos o nome de Misturas Eutéticas

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

E analogamente (viu que palavra difícil), tem as misturas que se comportam de maneira inversa. Possuem um intervalo de fusão e um ponto de ebulição

Misturas Azeotrópicas

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm

Uma vez que as misturas apresentam composição variável, têm também propriedades — como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade — diferentes daquelas apresentadas pelas puras quando estudadas separadamente.

 Tipos de Misturas

As misturas podem ser classificadas em 2 tipos: Homogêneas e Heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

 Fases

São diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação visíveis (com ou sem aparelhos de aumento), que constituem um sistema heterogêneo.

Um sistema homogêneo apresenta sempre uma única fase (monofásico). Entretanto, sistema heterogêneo constitui sempre um sistema polifásico (muitas fases), que pode ser bifásico, trifásico, tetrafásico etc.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Misturas Homogêneas

Nesse tipo de mistura não há superfícies de separação visíveis entre seus componentes, mesmo que a observação seja realizada a nível de um microscópio eletrônico. Exemplo: Solução de água e açúcar.

As misturas homogêneas são normalmente chamada de solução

 Misturas Heterogêneas

São formadas por duas ou mais fases onde é visível a distinção de cada uma delas. As fases podem ser diferenciadas a olho nu.

Exemplos:

– água + óleo

– granito

– água + enxofre

– água + areia + óleo

Sistemas

Os sistemas podem ser a representação desde uma substância pura, ou de uma mistura. E assim como as misturas são classificados em homogêneo ou heterogêneo.

 Sistema Homogêneo

Apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado. Pode ser uma mistura (solução) ou não.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: http://www.quimicasuprema.com/2015/05/preparacao-e-padronizacao-de-solucoes.html

Sistema Heterogêneo

É aquele que apresenta mais de uma fase, ou seja, não possui um aspecto uniforme, é descontínuo.

Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto heterogêneo.

Qual a diferença entre substância simples e substância composta

Fonte: https://essaseoutras.com.br/amostra-de-materia-substancias-puras-e-misturas/

E ai senhoras e senhores, entenderam? Super de boa né? Deixem ai suas opiniões nos comentários.

Fiquem sempre ligados nos posts que aparecem por aqui. E não se esqueçam de dar aquela compartilhada básica.

Falou galera, até a próxima.

Referências:

http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=90878538243709017599316207810
https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/141.htm
https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm
Imagem Destacada: http://www.tudodequimica.com.br/estudos/substancias-quimicas/

Qual e a diferença entre substância simples e composto?

Substâncias simples são formadas por apenas um elemento químico; já quando se tem dois ou mais elementos na composição, as substâncias são compostas. O estudo das reações químicas de decomposição foram importantes no desenvolvimento da Química, pois permitiram classificar as substâncias.

Qual e a diferença entre substância composta?

No contexto da química, substância é a «denominação genérica de elementos compostos caracterizados por uma única e idêntica constituição, tornando-se portanto homogéneos», e composto é uma «substância cuja molécula é constituída de vários átomos diferentes».

O que e uma substância composta?

Substâncias Compostas (ou Compostos Químicos): são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Esses podem ser decompostos em outras substâncias simples ou compostas.

Qual a principal diferença entre as substâncias puras simples e as substâncias puras compostas?

Hidrogênio (H2), formado unicamente por átomos do elemento hidrogênio. Ozônio (O3), formado unicamente por átomos do elemento oxigênio. Substância pura composta: é toda substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos. Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio.