Qual a função e ou objetivo da psicologia da educação no curso formação de professores?

A forma como se transmite o conhecimento e todos os problemas que podem estar relacionados ao aprendizado são objetos de estudo da psicologia educacional. Veja mais a seguir.

4 NOV 2015 · Leitura: min.

A psicologia tem várias ramificações de conhecimento e neste artigo falaremos daquela que se dedica a estudar como se dá o aprendizado em ambientes educativos e a eficácia das intervenções neste contexto.

Trata-se da psicologia da educação, que se centra no processo de ensino-aprendizagem e em tudo o que pode ser um entrave para o fluxo de informação, como os transtornos de déficit de atenção ou a dislexia.

Veja a seguir quais são as bases deste ramo da psicologia e entenda seus principais objetivos e finalidades.

Definindo a psicologia da educação

Segundo os pesquisadores, a história da psicologia da educação se confunde com o início da psicologia científica e a evolução do pensamento educativo, em meados do século XIX. Por objetivo central, esta disciplina tenta analisar todos os processos que envolvem a realidade educacional.

A tarefa mais importante da psicologia educacional é verificar, entre os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica, quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. É o que permitirá poder intervir nele.

A psicologia da educação vai buscar nas teorias do desenvolvimento recursos para compreender as diferentes fases da vida da pessoa, desde o aprendizado na infância até a vida adulta e velhice.

Através delas é possível descrever habilidades mentais, papéis sociais, linhas de raciocínio, crenças, entre outros fatores, sempre considerando o processo de ensino como pano de fundo.

Psicologia escolar x psicologia da educação

Apesar de serem muitas vezes utilizadas como sinônimos, os teóricos destacam haver diferenças fundamentais entre as duas áreas.

Os psicólogos educacionais dedicariam seus esforços à investigação e produção de conhecimento, enquanto os psicólogos escolares trabalhariam na rotina das escolas e instituições de ensino, juntamente com a psicopedagogia. Ou seja, a primeira seria uma área de conhecimento e a outra um campo de atuação profissional.

Independentemente da nomenclatura, se psicologia da educação ou escolar, elas compartilham áreas de estudo:

  • políticas públicas em educação
  • inclusão de pessoas com deficiência
  • avaliação psicológica
  • gestão psicoeducacional
  • formação continuada dos professores, etc.

Se você necessita do suporte de um profissional especializado em psicologia da educação, clique aqui.

Foto: por Fotos GOVBA (Flickr)

As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.

Índice:

  1. Qual o papel da psicologia da educação para a formação de professores?
  2. Qual a importância da psicologia no ambiente escolar?
  3. Qual a função e ou objetivo da Psicologia da Educação no curso formação de professores?
  4. Qual a importância dos conhecimentos em Psicologia educacional para a formação de professores em escolas públicas e privadas?
  5. Por que você escolheu a psicologia?
  6. Qual a importância da disciplina para a formação do futuro professor?
  7. Qual a função e ou objetivo da Psicologia da educação no curso formação de professores?

Qual o papel da psicologia da educação para a formação de professores?

A Psicologia da Educação fornece ao educador ferramentas para auxiliar os alunos a lidar melhor com essas e outras situações, instruindo-os com o que for necessário para superar o problema. ... Como você pode perceber, o papel do professor quanto à Psicologia da Educação é fundamental.

Qual a importância da psicologia no ambiente escolar?

Os psicólogos auxiliam os professores identificando pontos que podem ser melhorados no processo de aprendizado para que mais alunos tenham resultados satisfatórios. Além disso, podem manter um acompanhamento próximo aos professores para ajudá-los a desenvolver novas habilidades em sala de aula.

Qual a função e ou objetivo da Psicologia da Educação no curso formação de professores?

A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural.

Qual a importância dos conhecimentos em Psicologia educacional para a formação de professores em escolas públicas e privadas?

Falando da necessidade de um psicólogo na escola, os professores foram unânimes na importância. ... Contribuindo com essa busca, o profissional psicólogo deve agregar valores e atuar como um agente de construção do saber, fomentador de dúvidas e reflexões sobre o fazer pedagógico.

Por que você escolheu a psicologia?

Favorece o autoconhecimento: analisar nossas próprias emoções e fazer uma reflexão sobre nós mesmos não é algo tão simples. Mas a faculdade de Psicologia colabora para este aprendizado. Ao mesmo tempo que o aluno aprende a interpretar comportamentos e entender as pessoas, ele conhece mais de si mesmo.

Qual a importância da disciplina para a formação do futuro professor?

A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.

Qual a função e ou objetivo da Psicologia da educação no curso formação de professores?

A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural.

Qual o papel da psicologia da educação para a formação de professores?

Assim, com os recursos da Psicologia da Educação, o docente direciona o aluno a aprender a identificar seus gostos, aptidões, pontos fracos e fortes. Quanto mais a criança passa a se conhecer, mais fácil é conduzi-la a explorar suas habilidades de forma produtiva e superar suas limitações.

Qual principal objetivo da psicologia da educação?

A Psicologia da educação “trata-se de uma disciplina psicológica e educativa de natureza teórica e aplicada, [cabendo ao psicólogo a tarefa de] observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem”.

Qual a importância dos conhecimentos em psicologia educacional para a formação de professores em escolas públicas e privadas?

A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural.

Para que serve a psicologia da educação e da aprendizagem?

Benefícios e a importância da psicologia da educação Ter bons resultados no que se trata da educação do ser humano se torna algo bom não somente para a criança, como também para a sociedade, pois a psicologia ajuda na compreensão e na capacitação de muitas áreas.