Qual a importância da implantação das estradas de ferro para a economia do Brasil e do Espírito Santo?

  1. Página inicial
  2. História das Ferrovias no Brasil

História das Ferrovias no Brasil

Qual a importância da implantação das estradas de ferro para a economia do Brasil e do Espírito Santo?
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão. Mas a chegada da via à Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, ocorreu somente em 1886. 

Em São João del Rei (MG), o Museu Ferroviário preserva a história da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, criada em 1872. Seu percurso ligava a cidade de Sítio (atual Antônio Carlos) à Estrada de Ferro D. Pedro II (posteriormente, Central do Brasil), partindo daí para São João del Rei. Com novas concessões, a ferrovia Oeste de Minas se estendeu a outras cidades e ramais, alcançando, em 1894, um percurso total de 684 km, e foi considerada a primeira ferrovia brasileira de pequeno porte. 

As dificuldades e desafios para implantar estradas de ferro no Brasil eram muitos. Procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se tornou característico da política de infra-estrutura do período imperial. Entre o final do século XIX e início do século XX os recursos, sobretudo dos britânicos, alavancaram a construção de linhas férreas.

A expansão ferroviária, além de propiciar a entrada de capital estrangeiro no país, tinha, também, o objetivo de incentivar a economia exportadora. Desta forma, as primeiras linhas interligaram os centros de produção agrícola e de mineração aos portos diretamente, ou vencendo obstáculos à navegação fluvial. Vários planos de viação foram elaborados na tentativa de integrar a malha ferroviária e ordenar a implantação dos novos trechos. Entretanto, nenhum deles logrou êxito em função da política de concessões estabelecida pelo governo brasileiro. 


Leia mais

As Ferrovias na República
Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA)

Ferrovias Brasileiras

08/02/2022 - 18:03
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire


Considerado um megaempreendimento para o desenvolvimento de Montes Claros e das regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, o projeto de implantação e construção da Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo pela Petrocity Ferrovias foi debatido na tarde desta terça-feira, 8, na Câmara dos Vereadores da maior cidade do Norte de Minas.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, participou representando o prefeito Humberto Souto. Além de vereadores e representantes de entidades de classe da região, a audiência pública híbrida teve a participação de integrantes do Governo do Estado e de deputados estaduais.

Guilherme Guimarães destacou: “sabemos da amplitude e importância de uma ferrovia. E, nesse sentido, trazendo mais uma ferrovia integrada com transporte modal rodoviário, a região só tem a ganhar. É uma grande perspectiva, com futuro promissor para todos os envolvidos”.

Ainda em seu pronunciamento, Guilherme enfatizou que é de fundamental importância que o município de Montes Claros conheça antecipadamente o projeto para delimitar termos, de forma a evitar conflitos como os que existem hoje em relação às margens da linha férrea que já corta a cidade.

Edilson Torquato, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, frisou que a nova linha férrea “vem ao encontro de todo o investimento que o município e o Estado têm feito, principalmente na implantação do novo anel rodoviário, que pode ser um braço para o escoamento da produção na região”.

Presidente da Petrocity Ferrovias, José Roberto Barbosa afirmou que "os debates são de fundamental importância, por iniciar o processo de implantação da ferrovia. Aqui está sendo o ponto de partida, onde vamos debater com autoridades e comunidades para apurar todos os dados necessários que vão nos ajudar na elaboração da nossa proposta”.

Com previsão de investimento da ordem de R$ 5 bilhões, o empreendimento irá contar com um aporte financeiro de investidores estrangeiros. De início, o projeto prevê a construção de uma nova estrada de ferro às margens da BR-381, com Terminais de Transbordo em Barra de São Francisco, Grão Mogol, Montes Claros e Unaí.

Qual a importância da implantação das estradas de ferro para a economia do Brasil e do Espírito Santo *?

A construção da primeira estrada de ferro no Espírito Santo e posteriormente sua ampliação até Minas Gerais, foi um fator muito importante para o desenvolvimento econômico da região do Sul capixaba, seja escoando a produção cafeeira, seja levando ao interior produtos vindos das regiões mais longínquas, seja ...

Qual é a importância da Estrada de Ferro?

As ferrovias transportam cargas que em sua maioria são matéria-prima para aparatos básicos da sobrevivência humana. Por isso, elas têm forte participação tanto na economia nacional quanto mundial, consequentemente tornando o mercado brasileiro mais competitivo.

Que benefícios a estrada de ferro trouxe para a economia do Estado?

A Estrada de Ferro surgiu como uma alternativa para romper o estrangulamento da economia goiana quanto à sua demanda por um meio de transporte que viesse atender as necessidades de escoamento de sua produção.

Por que as estradas de ferro foram importantes para o desenvolvimento da economia cafeeira?

O objetivo de construção das ferrovias era agilizar o escoamento da produção de café, diminuindo o tempo de transporte entre os locais de produção e os portos de onde a mercadoria era exportada. As ferrovias eram uma das condições gerais de produção necessárias ao crescimento econômico do país.