Qual a influência do movimento de translação sobre o ano e as estações do ano?

Qual a influência do movimento de translação sobre o ano e as estações do ano?

Qual a influência do movimento de translação sobre o ano e as estações do ano?
“Estações do ano” – Brasil Escola – Link: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estacoes-ano.htm

Esta atividade tem como objetivo demonstrar os movimentos que a Terra realiza, de rotação e de translação, relacionando-os aos períodos diurno/noturno e às estações do ano.

Você sabe por que temos as estações do ano? Por que um dia tem 24 horas e períodos diurnos e noturnos?

A Terra se movimenta continuamente, sendo a rotação e a translação os principais movimentos. Rotação é o deslocamento que o nosso planeta realiza em torno de seu próprio eixo; é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma.

Já a translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos, interferindo no clima, no relevo, na existência das estações do ano e até na duração dos dias e das noites. Vamos conhecer mais sobre esses fenômenos?


Atividade 1

Acesse os links abaixo e assista aos vídeos “Movimentos de Rotação e Translação” e “Quanto você sabe sobre as estações do ano?”. Convide sua família para assistir com você:

“Movimentos de Rotação e Translação” –
IFRO Porto Velho Zona Norte – Kink: Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA

“Quanto você sabe sobre as estações do ano?” –
Britannica Escola – Link: https://www.youtube.com/watch?v=i_KXreoJFXA

Atividade 2

Reflita com seus familiares sobre a influência dos movimentos de rotação e de translação na sua rotina da sua família.
Existem variações nessa rotina, dependendo do período ou da estação do ano? Vocês conseguem perceber as alterações na temperatura e quantitativo de chuvas em cada época do ano?


Atividade 3

Agora, registre no seu caderno, em forma de texto, as mudanças que vocês identificaram na sua rotina e nas características climáticas de cada período ou estação do ano.


Componentes: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências Representar e os movimentos da Terra.

Olá! Que bom ter você por aqui! Vamos agora retomar um conteúdo muito importante e que, provavelmente, vocês conhecem muito bem: O nosso incrível Sistema Solar e os movimentos do nosso Planeta Terra, que está mais para Planeta Azul, não é?! Vamos lá?

ATIVIDADE 1

Atenção! Assista ao vídeo abaixo, para entender um pouco mais sobre o nosso Planeta e os seus movimentos:

VIAJANDO PELO SISTEMA SOLAR – Canal Você Sabia? – YouTube

ATIVIDADE 2

Leia atentamente o texto a seguir:
MIRANDA,Tiago Ângelo. Vol Educação. Movimento da Terra, Translação e Estações do ano 28/04/2014. Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-translacao-e-estacoes-do-ano.html

MOVIMENTOS DA TERRA – ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO E ESTAÇÕES DO ANO.

Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Rotação – O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas.
Figura 1:

Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23 a 27 graus, em relação ao plano da órbita terrestre. O movimento aparente do Sol – ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície – ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente – e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

Translação – Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho – ou órbita – que tem a forma de uma elipse.

A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos.

Esse tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol é chamado “ano”. O ano civil, adotado por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo real do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, que é chamado ano bissexto.

Estações do ano – As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício, que veremos a seguir:

Figura 2:

Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.

As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).

Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo. Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.

Equinócio – No dia 21 de março, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra. Daí o nome “equinócio” (noites iguais aos dias). Nesse dia, no hemisfério norte, é o equinócio de primavera – e no hemisfério sul, o equinócio de outono. No dia 23 de setembro, ocorre o contrário: é o equinócio de primavera no hemisfério sul – e o equinócio de outono no hemisfério norte.

Os solstícios ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro. No dia 21 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Câncer, situado a 23o 27, 30,,, no hemisfério norte. Nesse momento ocorre o solstício de verão nesse hemisfério. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que marcam o início do verão. Enquanto isto, no hemisfério sul, acontece o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano, marcando o início da estação fria.

Já no dia 21 de dezembro os raios solares estão exatamente perpendiculares ao trópico de Capricórnio, situado a 23o 27, 30,,, no hemisfério sul. É o solstício de verão no hemisfério sul. Nesse dia, a parte sul do planeta está recebendo maior quantidade de luz solar que a parte norte, propiciando o dia mais longo do ano e o início do verão. No hemisfério norte, acontece a noite mais longa do ano. É o início do inverno.

Vale ressaltar que as datas utilizadas na determinação do começo e do final de cada estação do ano (21/3; 21/6; 23/9; 21/12) são convencionais. Foram selecionadas para efeito prático, pois, na verdade, a interferência de diversos fatores tende a alterar esses dias, para mais ou para menos, a cada determinado período de tempo. A estação se inicia, verdadeiramente, quando o planeta Terra e o Sol estão numa posição em que os raios solares incidem perpendicularmente a linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno)

ATIVIDADE 3 

Olá, a partir de agora vocês realizarão as atividades abaixo sobre o Sistema Solar e seus movimentos. Vocês precisarão do caderno de Geografia. Façam o cabeçalho, e em seguida, copiar as questões e respondê-las.

1- Em seu caderno faça o desenho como no modelo abaixo, em seguida copie e responda as questões:

Qual a influência do movimento de translação sobre o ano e as estações do ano?

a) Qual é o nome do nosso planeta?

b) Em qual dos planetas você imagina que faz mais calor? Por quê?

c) E o mais frio? Por quê?

d) A Terra fica entre quais planetas?

e) Qual é o planeta que fica mais próximo do Sol? E o mais distante?

f) Em Vênus faz mais frio ou mais calor do que a Terra? Por quê?

2 – Copie em seu caderno somente as frases que estão CORRETAS.

a) O Sol gira em torno dos planetas.

b) A Terra possui um satélite natural: A Lua.

c) O Sol é uma estrela.

d) O nosso Sistema Solar é composto por dez planetas

e) O planeta que está mais proximo do Sol é a Terra.

f) Os planetas são astros luminosos que possuem luz própria.

g) O Sol é um astro luminoso.

h) Jupiter é o maior planeta do Sistema Solar.

i) Marte é o quarto planeta do Sistema Solar.

3 – Após a leitura do texto da Atividade 2, faça um pequeno texto sobre a questão abaixo. Reflita, e expresse de acordo com os seus conhecimentos:

“O que aconteceria se a Terra parasse de girar”

Saiba Mais |   Referências:

VOL EDUCAÇÃO,Veja o que determina as estações do ano,13/11/2013.Disponível em https://educacao.uol.com.br/album/2013/11/13/veja-o-que-determina-as-estacoes-do-ano.htm?foto=7

VOL EDUCAÇÃO, Conheça a Lua , as Luas de Júpiter e o Sistema Solar ,11/12/2013.Disponível em https://educacao.uol.com.br/album/planetas_curiosidades_album.htm#fotoNav=1

Objeto de Conhecimento Relações entre os componentes físico naturais.
Componente Curricular Geografia
Habilidades EF06GE03-A – Compreender a dinamica do Sistema Solar e sua relação com o Universo; EF06GE03B/C – Compreender e descrever os movimentos de rotação e translação do planeta Terra e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e padrões climáticos.
Proponentes/ Professores: Samyra Valverde
Instituição Educacional: Escola Municipal Tropical Ville
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma F (6º ano) – Experiências e Curiosidades

Qual a influência do movimento de translação sobre as estações do ano?

A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra.

Como a translação influência no clima?

O movimento de translação, combinado com o eixo inclinado da Terra, influencia também na duração dos dias e das noites. Sendo os dias mais longos no verão e as noites mais longas no inverno, dada a maior proximidade do Sol no verão e consequentemente a maior distância daquela parte da Terra que está no inverno.

Como a rotação da Terra influência nas estações do ano?

As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano definido pela órbita da Terra (plano da eclíptica) (Fig. 2.1). Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol.

Quais são as consequências do movimento de translação?

Uma volta completa da Terra em torno do Sol corresponde ao chamado “ano civil”, que por convenção apresenta 365 dias e 366 a cada quatro anos, visto que o tempo real do movimento de translação é de aproximadamente 365 dias e 6 horas. Outra consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano.