Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época.


Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Taunay: um dos principais integrantes da missão francesa

O que foi

Chegada ao Rio de Janeiro, em 1816, a misão artística foi composta por um grupo de artistas franceses, a convite da coroa portuguesa. A missão foi chefiada pelo legislador e administrador francês Joachim Lebreton.


Objetivos, principais artistas e características da missão


À frente desta missão estava Joachim Lebreton, ex-secretário do Instituto de França. Ele veio acompanhado de cerca de dezoito pessoas, entre elas pintores, arquitetos, escultores, gravadores, carpinteiros, serralheiros e ferreiros. Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e Nicolas Antoine Taunay (1755-1830), pintores, e Auguste Grandjean de Montigny (1776-1850), arquiteto, são os mais conhecidos. Os dois primeiros produziram uma iconografia considerável das paisagens brasileiras, enquanto o terceiro, o único a permanecer no Rio de Janeiro até o fim de seus dias, foi o primeiro professor de arquitetura. Inicialmente motivado pela transformação da cidade em capital imperial, ele desenhou, seguindo seu mestre Charles Percier, muitos projetos de prestígio, entre eles os da Escola de Belas Artes e da Bolsa de Valores.


Motivado pelo desejo de deixar a França da Restauração e pela esperança das oportunidades que resultariam da afirmação de uma nova capital, o evento foi seguido, em agosto do mesmo ano, por um decreto de João VI, que criou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, origem da atual Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Jean-Baptiste Debret (1768-1848): desenhista e pintor francês que integrou a missão artística francesa de 1816.

Principais temas retratados nas obras dos artistas da missão francesa:

- Vida cotidiana nas cidades

- A vida dos índios brasileiros

- Belezas naturais do Brasil (árvores, paisagens, plantas, frutas, animais silvestres).

Outros artistas e profissionais que participaram da missão:

- Marc Ferrez (fotógrafo brasileiro, filho de franceses)

- Charles-Simon Pradier (gravador francês)

- François Ovide (mecânico francês)

- Jean Baptiste Leve (mecânico francês)

- Nicolas Magliori Enout (serralheiro francês)

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Caçador de escravos (1820 a 1830): obra de arte do pintor francês Debret.


atualizado em 22/07/2020

Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Missão Artística Francesa no Brasil Temas Relacionados
  • • Brasil Império - Cronologia
  • • Dom Pedro II
  • • Neoclassicismo
  • • Principais acontecimentos do século XIX
Bibliografia Indicada

Fonte de referência do texto:

- ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da vida privada no Brasil: Império. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Apresento aqui uma série de questões de arte relacionadas com os artigos Missão Artística Francesa no Brasil: Características, artistas e obras, Arte colonial e Academicismo no Brasil. Em caso de dúvidas sugiro a leitura dos artigos. Caso você seja um professor e deseje elaborar uma prova com essas questões você pode recomendar aos seus alunos a leitura dos artigos ou imprimi-los para eles. Aproveita e cadastre seu email no blog e/ou curta nossa página no Facebook para receber todas as novidades.

Para facilitar o entendimento, farei o comentário sobre o item correto com as observações necessárias para dirimir qualquer dúvida.

Vamos lá então

01. A imagem abaixo foi pintada no século XVII pelo pintor Albert Eckhout. Ele era um dos que vieram ao Brasil com a tarefa de pintar as características da nossa flora e fauna. Sobre seu trabalho podemos afirmar

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

(A) que não acrescentou muito à história do Brasil, uma vez que ficou isolado e não foi devidamente reconhecido.

(B) que foi importante contribuição para caravana que o trouxe, liderada por Maurício de Nassau.

(C) sua obra faz parte da coleção de obras produzidas pela caravana trazida ao  Brasil por Dom João XVI em 1808.

(D) além da obra da imagem, Eckhout pintou o cenário e a vida cotidiana do Rio de Janeiro.

(E) Eckout foi o fundador da Escola Imperial de Belas Artes.

RESPOSTA: Item BMaurício de Nassau instalou sua caravana em Pernambuco, mais especificamente em Recife. Albert Eckhout fez parte da caravana e sua obra mostrou, principalmente, a fauna e a flora do nordeste, fazendo nessa região o que Debret  fez no Sudeste, eliminando o item A. Os itens C, D e E são eliminados pelo fato de que todos se referem à caravana de Dom João XVI, trazida para o Rio de Janeiro em 1816.

02. A imagem abaixo é da capela de Nossa Senhora D’ajuda, em Cachoeira-BA. Ela representa um exemplo de como a arquitetura colonial brasileira foi desenvolvida.

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Uma das técnicas mais comuns de construção colonial era

(A) a construção estilo gótica, com torres altas que levavam ao céu.

(B) a construção em estilo clássico, lembrando as colunas dos templos gregos.

(C)a arquitetura simples e funcional, com paredes em taipa de mão ou de pilão.

(D)a construção de casas grandes para acomodar os senhores de engenho que chegariam anos depois.

(E)a organização de vilas com ruas centrais, que deram origem às grandes cidades.

RESPOSTA: Item B – As primeiras casas coloniais eram funcionais e construídas em taipa de mão ou de pilão.

03. As esculturas criadas pelos freis beneditinos Agostinho da Piedade(Bahia) e Agostinho de Jesus(Rio de Janeiro) ainda encontram-se expostas nos principais museus do país. Suas imagens eram compostas geralmente

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

(A) de barro ou madeira policromada.

(B)de ouro talhado, com detalhes em pedras preciosas.

(C)de madeira cobertas por ouro e articuladas.

(D)com riqueza de detalhes, seguindo modelos renascentistas.

(E)de taipa de pilão, com detalhes em madeira e ouro.

RESPOSTA: Item A – As primeiras esculturas coloniais foram feitas pelos Jesuítas e tinham função didática. Eram feitas de barro ou madeira policromadas.

04. A missão artística francesa implantou uma política de produção artística no Brasil, com a criação de escolas de arte. Essa política foi observada também na arquitetura com a implantação do estilo

(A) Neoclássico

(B) Romântico

(C) Barroco

(D) Modernista

(E) Historicista

RESPOSTA: Item A – A missão Artística Francesa seguiu os moldes do Neoclassicismo Europeu, inclusive com a implantação do Academicismo.

05. Leia as afirmações sobre o academicismo no Brasil

1 – O academicismo no Brasil foi um movimento institucional que caracterizou a produção artística durante a segunda metade do Século XIX, fomentado pelos ideais imperialistas e inspirados no movimento neoclássico europeu.

2 – O Academicismo foi o primeiro movimento artístico genuinamente brasileiro, já que surgiu nas camadas mais populares que defendiam um maior empenho acadêmico na produção artística nacional.

3 – A chegada da Missão Artística Francesa deu início a institucionalização da produção artística no século XIX.

Assinale

(A) se todas as firmações estiverem corretas.

(B) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

(C) se somente a alternativa 1 estiver correta.

(D) se as alternativas 1 e 3 estiverem corretas.

 (E) se as alternativas 2 e 3 estiverem corretas

RESPOSTA: Item D – Somente o item 2 é falso, já que a arte produzida na academia era elitista e seguia moldes europeus.

06. Observe a imagem

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

A primeira missa no Brasil é uma pintura que

(A) reflete o estilo estritamente religioso do academicismo, resgatando fatos ligados a catequização no País.

(B) representa o espírito revolucionário do movimento academicista, já que faz uma crítica ao assassinato cultural feito pelos jesuítas.

(C) retrata, a partir do relato oficial de Pero Vaz de Caminha, como teria sido a primeira missa no Brasil.

(D)Assim como a obra do mestre academicista Debret, Vítor Meireles idealiza como teria sido a primeira missa no Brasil.

E) apresenta os primeiros traços do que seria o modernismo no Brasil, pela liberdade temática adotada pelo pintor.

RESPOSTA: Item C – O caráter da obra é mais retratista, com o intuito de reter o momento relatado por Pero Vaz de Caminha.

07. A obra a seguir se chama a Batalha do Avaí

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?
Batalha do Avaí, 1877. Museu Nacional de Belas Artes.

Sobre a obra podemos dizer que

(A) Pedro Américo retrata um momento histórico do País, como era característica da obra academicista.

(B) Vítor Meireles trata a guerra do Paraguai como um acontecimento comum.

(C) não pertence ao conceito academicista, já que a temática de guerra não agradava ao Imperador.

(D) é a obra mais importante de Almeida júnior, sem dúvida.

(E) faz parte da obra de Jean Baptist Debret, que retratou os fatos históricos do Brasil.

RESPOSTA: Item A – Os itens misturam autores academicistas e força o aluno a saber quem é o autor da obra. Esta obra é de Pedro Américo e reflete o tipo de produção apreciada pelo movimento, como na pintura “independência ou morte” e ” A batalha do  Riachuelo”.

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

08. Em relação ao trabalho de Vítor Meireles, podemos afirmar que

(A) priorizava temas mitológicos, seguindo o modelo clássico grego e renascentista na península itálica.

(B) dava ênfase a temas cotidianos, sendo considerado o primeiro artista nacionalista.

(C) dava importância a temas históricos e bíblicos.

(D) desenvolveu as técnicas da pintura paisagística, sendo um ícone do tema.

(E) ignorava as técnicas academicistas neoclássicas, sendo um precursor do impressionismo.

RESPOSTA: Item C – melhor maneira de sintetizar sua temática.

09.Observe a imagem.

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

A obra acima apresentada possui o título de “o violeiro” e retrata uma cena cotidiana. Seu autor é

a) Jean Baptist Debret

b) Vítor Meireles

c) Pedro Américo.

d) Benedito Calixto

e) Almeida Júnior

RESPOSTA: Item E – A obra é de Almeida Júnior e marca seu interesse por temas cotidianos, como na obra Leitura e Saudade.

Qual a principal característica estética da Missão Artística Francesa?

Quais as principais características da Missão Artística Francesa?

Os integrantes da Missão Artística Francesa pintavam, desenhavam, esculpiam e construíam à moda européia. Obedeciam ao estilo neoclássico, ou seja, um estilo artístico que propunha a volta aos padrões da arte clássica (greco-romana) da Antigüidade.

Qual a principal objetivo da Missão Artística Francesa?

Seu objetivo situava-se entre a vontade de Lebreton de criar uma Escola de Belas-Artes – idéia sugerida, provavelmente, pela criação de uma Academia de Belas-Artes no Instituto de França – e o desejo da Coroa portuguesa de desenvolver as artes úteis na América.

Qual é o novo estilo estético artístico promovido pela Missão Artística Francesa?

No campo da arquitetura a Missão Francesa desenvolveu o estilo Neoclássico, abandonando os princípios do barroco colonial português. Grandjean de Montigny (1772-1850) foi arquiteto e responsável pela edificação da Academia Imperial de Belas Artes.

Quais eram os principais temas retratados nas obras dos artistas da Missão Artística Francesa?

Os artistas franceses vieram para o Brasil em 1816 para retratar, através de suas obras de arte, a natureza e a sociedade brasileira da época.