Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?

  • Por Raquel Patro
  • em 30 setembro, 2016

Compartilhe:

Ficha Técnica

Nome científico: Struthanthus flexicaulis

Nomes populares: Enxerto-de-passarinho, Passarinheiro, Passarinheira, Visgo, Visco

Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?
Foto: Mauricio Mercadante

A erva-de-passarinho (Struthanthus flexicaulis) é uma planta parasita, da família Loranthaceae e uma das espécies de erva-de-passarinho mais comuns no Brasil, atingindo diferentes tipos de árvores hospedeiras, tanto no meio urbano como rural. Apesar do nome erva-de-passarinho englobar diferentes espécies de ervas parasitas, de diversos gêneros e famílias, ele será usado neste artigo para denominar a espécie S. flexicaulis, para fins práticos e didáticos, por ser esta uma das espécie mais comuns afetando as plantas em jardins. O nome popular se deve ao fato de que sua dispersão se dá por passarinhos, que ingerem os frutos das plantas e defecam ou regurgitam as sementes sobre as árvores hospedeiras. Logo que germinam, as sementes emitem um tipo especial de raiz, chamada haustorium, uma estrutura capaz de invadir os tecidos vasculares de outras espécies de plantas e sugar seiva bruta e elaborada. A erva-de-passarinho é considerada epiparasita, por ser encontrada geralmente sobre os ramos das árvores e arbustos, e hemiparasita, por que é capaz de fazer fotossíntese, retirando cerca de 60% da sua necessidade de energia dos hospedeiros.

A erva-de-passarinho em questão, possui ramos finos, longos e flageliformes que envolvem os galhos e tronco da planta hospedeira e emitem novas raízes espaçadamente. Com este longos ramos, elas também são capazes de afetar as árvores vizinhas à hospedeira inicial. Apresenta folhas oblongo-obovaladas, alternas, coriáceas e brilhantes. As flores são pequenas, discretas, hermafroditas, de cor verde clara a creme, e os frutos que se seguem são bagas alaranjadas ou amarelas, pequenas, globulares a elipsóides, com uma ou duas sementes. A polpa dos frutos é pegajosa, o que facilita a aderência das sementes aos ramos do hospedeiro. Os frutos são avidamente ingeridos pelos passarinhos.

Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?

Como engrossar o caudex da rosa-do-deserto

10 técnicas essenciais para transformar suas rosas-do-deserto em plantas realmente esculturais

Um guia com técnicas fáceis e efetivas para você colocar em prática hoje mesmo

Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?
Erva-de-passarinho entrelaçando os ramos do hospedeiro. Foto de Mauricio Mercadante.

Com o desenvolvimento da erva-de-passarinho, a planta hospedeira vai gradativamente definhando, sufocada pelo sombreamento e pelo roubo de água e nutrientes. Se é uma planta frutífera, ela perde em produtividade e qualidade dos frutos. Afeta com bastante frequencia árvores cítricas em geral, como laranjeiras, limoeiros, além de pessegueiros, mangueiras, macieiras, alfeneiros, casuarinas, ciprestes, bouganvíleas, azaléias e tipuanas. Os ramos ficam fracos e suscetíveis à quebra e ataque de pragas e doenças. A árvore ou arbusto entra em declínio que invariavelmente levará a morte prematura se não for tratada a tempo.

O controle da erva-de-passarinho é bastante difícil, visto que a remoção da planta parasita é toda manual, arrancando um por um todos os ramos que estão sobre a planta hospedeira. Ainda assim, há sempre grande chance de rebrote em todos os locais onde possam ter ficado raízes. Muitas vezes uma raspagem ou poda pode ser necessária. A erva-de-passarinho tem grande poder de se regenerar se permanecerem raízes viáveis sobre o hospedeiro, portanto, o trabalho de remoção deve ser cuidadoso. O ideal é sempre identificar a erva-de-passarinho no início, quando é mais fácil realizar a limpeza das plantas e elas ainda não sofreram danos consideráveis.

Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?

Urban Jungle - Plantas Dentro de Casa

Dicas e técnicas do básico ao avançado

Um guia passo a passo com técnicas fáceis de implementar para ter a floresta urbana que você sempre sonho. Use o cupom exclusivo UJRP10 e tenha 10% de desconto.

Planta medicinal

Indicações: Afecções respiratórias, bronquite, doenças do útero, dor no peito, hemoptise, hemorragia, pleurisia, pneumonia, pontada

Propriedades medicinais: Adstringente

Partes utilizadas: Folhas

Qual a relação da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?

Gostou? Compartilhe

Raquel Patro

Paisagista, jardineira e apaixonada por biologia. É formada em Medicina Veterinária, mas foi a paixão pelas plantas que direcionou sua carreira. Dona de um Urban Jungle na cidade de Curitiba, ela é conhecida principalmente por ser a criadora e editora do site Jardineiro.net, uma referência quando se busca informações online sobre as mais diversas espécies de plantas ornamentais.

Você também pode gostar:

Quais são as relações da erva de passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras?

(UFC) A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela.

Quais as relações ecológicas da erva de passarinho e das orquídeas com as plantas hospedeiras?

comensalismo. amensalismo. As orquídeas e a erva de passarinho são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras plantas. As orquídeas apenas se apóiam sobre as plantas, enquanto a erva de passarinho retira água e sais minerais das árvores em que vivem.

Qual a relação ecológica entre a erva de passarinho é a árvore?

→ Parasitismo: associação em que uma espécie (parasita) associa-se a outra (hospedeira), pois se alimenta à sua custa, causando prejuízos à espécie hospedeira. Exemplo: vermes e o ser humano, erva-de-passarinho e árvores etc.

Que tipo de nutriente a erva de passarinho retira das plantas hospedeiras?

Uma outra planta, a erva-de-passarinho, é considerada um hemiparasita e, embora retire das plantas hospe- deiras água e sais minerais, possui folhas e clorofila.